Pesquisar neste blogue

domingo, 8 de fevereiro de 2009

X GRANDE PRÉMIO DO ATLÂNTICO

Para dar continuidade a uma preparação física tendo em vista a saúde e a sua melhoria (bem estar físico, mental e social) optei por participar hoje no X Grande Prémio do Atlântico, prova organizada pelo Núcleo Sportinguista da Costa de Caparica com o apoio técnico da Xistarca, na distância anunciada de 10 Km.

Este ano com a introdução de uma caminhada com partida minutos antes da prova, com um percurso bonito junto à praia e que teve cerca de duas centenas de participantes, a prova principal atingiu cerca de 1145 atletas chegados à meta.

Talvez mesmo pelo facto da caminhada se realizar pela primeira vez e ser por isso louvável o espírito da organização, fomentando a actividade física, não deixou de ser notória uma verdadeira desorganização para a partida desta, com atraso e trânsito misturado entre os participantes.

Minutos depois, estava já o ambiente quase perfeito para a partida do X Grande Prémio do Atlântico e nada denunciava a situação ocorrida minutos antes.

Talvez por ser do tempo em que a prova saia do Monte e acabava praticamente dentro do areal da praia da Costa da Caparica, sinto que a mesma perdeu grande parte da sua beleza, carisma e originalidade. No entanto, num percurso maioritariamente urbano, adivinha-se a praia para lá das altas dunas e dos novos bares de madeira, mas do mar nem o cheiro sentimos, e é pena, apesar de sabermos que está lá.

Opções tomadas que não tiram qualidade à prova no que a outros parâmetros (mais palpáveis) diz respeito. De fácil inscrição e de valor razoável, percurso certificado, oficialmente medido, controlo por chip, abastecimentos, sinalização e marcação de quilómetros, segurança, bom ambiente quer à partida com levantamento de dorsais, quer à chegada, com apoio e condições, e ainda os prémios de presença perfeitamente satisfatórios, foi esta décima edição, certamente uma edição de sucesso.

Uma classificação disponibilizada rapidamente na Internet, já que no local, não me vou pronunciar, pois por motivos pessoais não tive oportunidade de presenciar.

Por proporcionar a quase 1500 indivíduos uma manhã desportiva nestas boas condições, está o Núcleo Sportinguista da Costa de Caparica merecedor dos mais sinceros parabéns.


Algumas imagens

Juntos, também antes desta partida, o meu pai e eu:
A partida da I Caminhada:
Parte do percurso da Caminhada, junto à praia:
Antes da prova, fase de aquecimento, com Fernando Oliveira: A poucos metros da meta, depois de quase 10 km corridos, com António Pereira:
A chegada absolutamente triunfante com 57m18s:
Feliz e contente (obrigada Gaspar):
Prova acabada com o pensamento já noutras - provas e "provas":
Fotos de:
António Melro (meu pai)
Orlando e Leonor Duarte
Carlos Viana e José Gaspar
Mais algumas fotos tiradas por António Melro, meu pai, no meu Album do Picasa

E milhares de fotos de José Gaspar e Carlos Viana Rodrigues, na galeria de fotos da AMMA, assim como relatos de alguns atletas
Resultados e notícias da prova no site da Xistarca

5 comentários:

MPaiva disse...

Ana,
Parabéns por mais uma prova. Espero que o teu ânimo continue a subir e que, um destes dias, nos cruzemos em alguma prova!

bjs
MPaiva

BritoRunner disse...

Parabéns Ana.

Unknown disse...

Obrigado pelo comentário.
Parabéns, pelo seu site, que também tenho acompanhado.
Afinal nos blogs também podemos comunicar com pessoas que fazem a mesma actividade.

Um abraco.

José Xavier ( Holanda

Anónimo disse...

Ana
parabéns pela tua prova, gostámos de te ver.
Beijinhos,
António, Isabel e Vitória

Jorge Cerqueira disse...

Olá Aninha boa tarde, nada melhor do que correr, se apoiada durante a corrida pelos amigos e reencontrar os amigos não é mesmo. Parabens amiga por mais esta bela corrida no seu curriculo esportivo. A medalha é linda, tá sabendo da novidade Aninha o Carlos Lopes retornou para Portugal.
Bons treinos.
Bjsss
JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com