Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Passado e Véspera - Meia S.João das Lampas

As férias, definitivamente (as deste ano!) acabaram e gradualmente temos vindo a voltar a entrar na engrenagem, na rotina que por mais imaginativos que sejamos nos acompanha durante 11 meses no ano.

Devagar, primeiro vieram as actividades extra curriculares da minha filha, logo de seguida as curriculares, e com elas inscrições, apresentações e reuniões, para além dos cordões da bolsa abertos para compras de material, pagar mensalidades, etc.. Eu própria experimento novas actividades e ensaio retomar antigas. O trabalho esse é já rotina de novo desde meio de Agosto. Aos poucos, estamos a prepararmo-nos para já a partir de 2ª feira retomarmos a Rotina sem grandes hipóteses de fuga, esse monstro que queiramos ou não queiramos nos consome, nos limita e condiciona por vezes de forma desesperante e absolutamente avassaladora.

E assim, sem saber ler nem escrever chego à véspera da 32ª Meia Maratona de S.João das Lampas. Chego… assim…

Algum medo. Alguma confiança. Pouco e ineficiente treino. Consciência. Serei uma entre muitas na partida.

A pisar o tapete depois de 21,097 5 Km não sei se serei, ou pior, em que condições será. Mas isso, nada nem ninguém tem garantias se e como chega. É ou não é verdade?

É-me possível. Tenho de adaptar o ritmo à minha (falta de) forma actual desde o início da prova. E acredito que cortarei a meta ainda dentro do tempo limite para a mesma, e que ainda terei alguém “à minha espera”.

Até amanhã

As minhas participações nesta prova:

2007 - 31ª edição: 2h02m:

2006 - 30ª edição: 2h00m (o meu cronómetro é que conta):

2005 - 29ª edição, 1h49m53s (como é que consegui????) - Não tenho imagens disponíveis, mas tenho as palavras escritas por quem fez a Meia de S.João das Lampas pela 1ª vez, apenas na sua 29ª edição, depois de ouvir muita gente a meter medo com a prova, que afinal se revelou deliciosa (para quem aprecia o género, claro). Ora, para quem tiver paciência, aqui ficam essas palavras:

Por Ana Pereira:

29ª Meia Maratona S.João das Lampas – 10 de Setembro de 2005

Chego a S.João das Lampas sem me perder (a sinalização na estrada já vai sendo melhorzinha) uma hora antes da prova.

Dorsal levantado com ordem e despacho. O ambiente é caloroso mas ordeiro. As ruas estão enfeitadas e grades, policiamento e a meta estão já prontos para receber os atletas pela 29ª vez.

Tenho o prazer de conhecer pessoalmente o Fernando Andrade e aperto-lhe a mão num gesto sólido de efectivo mas na maior parte das vezes banalizado e oco “Prazer em conhecer”.

A hora não é para muita conversa e depressa me perco no meio dos atletas que fazem o aquecimento.

“Faltam aproximadamente 5 minutos para se dar a partida!” – anuncia a organização que começa a nomear atletas de elite presentes na prova, mas dado algum esquecimento, resolve-se a situação dizendo qualquer coisa como: “

Daqui a nada será dada a partida! Logo se destacarão os atletas de elite, os de pelotão e os … (longa pausa de hesitação)… os que se atrasam mais! Mas todos eles serão vencedores!” – Bem rematado! Não deixo de sorrir pois a espontaneidade e naturalidade encantam-me, principalmente porque me incluo nesse 3º grupo de atletas difícil de definir, e que só eles sabem porque correm.

A partida é dada e o ambiente é festivo. A prova decorre com normalidade.

Bons e suficientes abastecimentos, percurso muito bem assinalado ao longo da prova, kms bem marcados, e apesar da prova ter apenas o trânsito condicionado em vez de cortado como seria o ideal, o facto é que a prestação da polícia foi excelente, pois ao longo de toda a prova esteve no meio do trânsito, efectivamente condicionado (só numa faixa nalgumas partes), e assim nos foi dada alguma segurança.

A passagem por S.João das Lampas ao km 13 é animadora, e nada deste mundo me faria desistir ali conforme me vinham amedrontando com o percurso antes até da minha inscrição!

Seguimos por terreolas onde o público nos apoia. Existem 2 postos de controlo, certamente em locais estratégicos (para mim, quisesse eu cortar caminho, e ainda lá devia andar às voltas perdida!).

A chegada à meta é excelente. Corto a meta a correr, sou fotografada e “mimada “ pela organização.

Pessoalmente estou satisfeita com o meu resultado e muito satisfeita com a organização desta prova em que tive a oportunidade de participar pela 1ª vez!

Os prémios de presença são perfeitamente satisfatórios: t-shirt bonita, produtos regionais, desde os ovos, passando por fruta e batatas fritas e acabando em bolinhos secos.

Pela ausência de atletas femininas tive a sorte (e não só!!) de ficar classificada em 4º no escalão (Vet. F), pelo que recebi uma bonita taça, umas lindas flores e ainda EUR 35,00. Mas este não é o Maior prémio com certeza. O Maior prémio foi participar e ser simplesmente muito bem tratada!

Fiz 1h49m58s, e esta Meia fez parte da minha preparação para a Maratona do Porto, não podendo no entanto considerar a marca como referência para a Maratona, dado as características específicas do percurso desta prova (constante sobe-desce).

Pessoalments gosto do tipo de percurso, e vai dar-me muito gozo lá voltar! Agora, depois de ver no terreno o trabalho conseguido, quero voltar a apertar a mão ao Fernando Andrade, dando-lhe os Parabéns pelo trabalho feito, e a maior força para a 30ª edição, onde conto desde já estar presente!

Ana Pereira, Setembro 2005

3 comentários:

António Bento disse...

olá ana
votos de uma excelente meia maratona. vai custar mas tenho a certeza que vai saber muito bem no final.
até breve
bjoca
ab

MPaiva disse...

Boa sorte para amanhã!

disse...

Que bacana seus feitos! E que a próxima seja ainda melhor!! Bjs e um ótimo final de semana. Zá.