Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

19ª S.Silvestre do Porto... uma vivência, uma visão

E o Porto estava esplêndido. Um fim de tarde em que a chuva deu tréguas e a noite estava magnífica.  Nem parecia Dezembro. Pouco frio, nenhuma chuva. Apenas um ar fresco, que inalado profundamente a enchia de satisfação.

A luz do dia deu lugar à noite e o Porto encheu-se de gente para correr. Perto de 6000 para percorrerem 10 Km num percurso novo mas igualmente duro comparado com o anterior onde se repetiam 2 voltas de 5. E perto de 4000 pessoas que decidiram correr menos ou apenas caminhar.

A partida estava dividida por tempos e os atletas partiriam de acordo com o que valiam. Elas tinham dorsal VIP, não por valerem 30 e pouco (ou menos!) aos 10 como os demais ali presentes, mas por cortesia da organização. Uma delas não queria partir dali. É sempre uma partida rápida e vai-se atrapalhar quem realmente "anda", mas a outra não queria partir lá trás! Assim, para não se separarem, uma delas cedeu. Foi esta! Partiram da frente, apenas se posicionaram atrás da meia dúzia de verdadeiros VIP's que ali estavam.

Erro crasso! Assim que baixam a fita para os da 1ª fila se juntarem aos VIP's, a massa avançou em bloco excitado e de repente elas viram-se no meio de milhares de corpos já transpirados e de odor pouco recomendável e assim ainda aguardaram poucos mas demasiados segundos até que se desse o tiro da partida. Cabeça levantada em busca de ar limpo e de mãos dadas e braço dado uma à outra, elas seguravam-se e juntas protegiam-se.

O tiro! Fogo de artifício que mal se apreciou pois a principal preocupação era não pisar, não ser pisado, não ser derrubado! Como o atleta ao lado delas, caído, pisado e não há tempo nem espaço para ajudar! É avançar. Debandada cega, empurrões e encontrões! Afinal parece que havia muitos mas mesmo muitos candidatos ao pódio e ninguém sabia! O Ser Humano consegue ser do mais irracional que há! Animalesco e bruto. Manada de búfalos em fúria! De que elas fizeram parte, como todos os outros. E elas...correram agarradas uma à outra cerca de 500 metros. Juntas, braço dado apertado, minúsculo bloco mas mais solido que um corpo só. Corriam e riam num misto de excitação, medo, pavor e alegria.
Ao fim desses 500 metros separam os corpos mas mantiveram-se unidas. Fizeram a corrida toda juntas. Lado a lado, ora passam um ou outro atleta, ora avança uma ora avança outra. Espera uma, espera outra. Acabaram juntas com 59m16s e ainda tiveram forças para acelerar para a meta para fazerem precisamente abaixo da hora, como conseguiram.

Uma corrida excelente a de ambas. Proporcionada por uma organização profissional e competente. Muito.

Percurso bem assinalado, livre de trânsito, com  abastecimentos pelo meio, com público em muitas zonas da cidade, com animação ao longo de um longo túnel bem iluminado, com policiamento e segurança, com apoio médico e com todas as condições para se correr bem.

A camisola para todos é de muito bom gosto, embora isso seja subjectivo, tal como a medalha, muito bonita.

Está pois mais uma vez, de Parabéns, a organização Runporto!

A prova para o ano estará na sua 20ª edição. Estas duas querem lá voltar a correr! E tu que a correste ano, queres lá voltar? E tu que não a correste?

E a minha prova foi assim este ano, com um coração a trabalhar na perfeição, não fosse ele uma grande máquina:

6 comentários:

Corre como uma menina disse...

Imagem bem adequada, dada a descrição da partida! :)
Porto para o ano? Sim. Mas acho que não na S. Silvestre.

Beijinhos

Pedro Carvalho disse...

Estou certo que não me vais levar a mal quando digo que o melhor da tua crónica foi:
"com um coração a trabalhar na perfeição, não fosse ele uma grande máquina". É isto que fica depois do que assisti no dia 9.

Quanto ao resto, nesta corrida e nas próximas, vem por acréscimo.

Beijos!!!

Alfredo Afonso disse...

Que as pessoas que normalmente não correm não tenham noção e se metam na cabeça das partidas eu ainda acho desculpável mas V.Exas...? Não havida necessidade.

Joaquim Costa disse...

a descrição foi perfeita e quase que se pode adaptar ao que a maioria passou e sentiu.Quanto aos búfalos , bem acho difícil partir assim , colocar os atletas com letras diferentes não dá em nada se não existir no mínimo 2 minutos de intervalo entre os receptivos sectores.Seja como for a prova é muito bonita e a repetir para quem poder.Reparei que o coração se portou bem , o ritmo cardíaco médio foi bom .

horticasa disse...

Mais uma prova, mais uma aventura...
Assim com tanto bruto é difícil!! Mas não é impossível.
Feliz Natal amiga, para ti e para os teus, muitos beijinhos e tudo de bom...
Xiiiicoração

S* disse...

Mas que belo tempo fizeste! és uma guerreira.