Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Se Deus quiser

De hoje precisamente a um mês, se Deus quiser, estarei nas margens do Rio Douro. De hoje precisamente a um mês, se Deus quiser, estarei num sítio lindo, entre amigos, de férias, a usufruir da amizade que levo e da beleza que sei que encontro. De hoje precisamente a um mês, se Deus quiser estarei também um pouco nervosa e muito feliz porque o dia seguinte será o dia em que vou correr a 7ª Meia Maratona do Douro Vinhateiro.

"Porque razão um ateu como tu utiliza tanto essa expressão - Se Deus quiser - ? Uma blasfémia a utilização da palavra em vão! Não o devias fazer!"

A ateia compreende a indignação, mas ela não o faz por desrespeito ou sacrilégio. Apenas fez parte da sua criação e tornou-se parte da sua educação. Cresceu a ouvir essa expressão. E mesmo sem acreditar num deus, é uma expressão sublime que manteve, precisamente de respeito, não por um Deus que ela não conhece ou reconhece, mas pela magnitude da Vida, do Universo, pelo reconhecimento humilde da sua impotência, da sua fragilidade perante a grandiosidade da Vida e do Universo. Ela sabe que é menos que um grão de arroz no Universo, acredita ainda assim que pode fazer a diferença, todos nós fazemos a diferença através das nossas acções, no entanto não desvaloriza o poder do Universo, as milhares de coisas que lhe escapam, a ela e ao seu suposto controlo, e sabe que ela é apenas uma marioneta que julga ter vontade própria e controle sobre a sua vida. Assim, quando fala do futuro, principalmente de coisas que muito deseja, por mais que lute e tenha força para conseguir isto ou aquilo, sabe também que não tem nada na mão, absolutamente nada para além do exacto momento em que existe e vive, e que de um momento para o outro, a Vida dá-nos a volta, tira-nos o tapete e faz-nos redopiar e ficar de pernas para o ar, assim, sem mais nem menos. Por isso, muitos dos planos que faz, quando fala deles, gosta de acompanhar as frases com um "se deus quiser...". E eu acho que não tem mal nenhum.

Hoje a rapariga não correu. E acho também que não tem mal nenhum. E amanhã é outro dia, para ela viver e correr... se Deus quiser.

15 comentários:

S* disse...

Deve ser uma maratona com uma paisagem soberba. :)

Kim disse...

"Se Deus quiser" também lá estarei...! Tudo de bom.

Luciana disse...

...eu uso bastante o "se Deus quiser", porque no fundo acredito num ser superior, mas não acredito na Instituição.
Se Deus quiser, vais conseguir correr e desfrutar da paisagem :)
Beijos

Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

Olá :)

Não recebi comentário nenhum! Estranho! Eu hoje de manhã removi um monte deles inadvertidamente, mas não eliminei nenhum (acho eu).

Eu não uso muito o 'se Deus quiser', mas uso imensas expressões populares. Por outro lado, o meu tutor agora em Cardiologia passa a vida a dizer 'Haja Deus!' :)

Muito boa sorte para a Maratona e espero que desfrutes da vista linda do nosso Douro :D

Beijinhos!

Nainho disse...

Se Deus quiser eu tambem vou lá estar.. mas apenas no dia 20...

Tudo de bons e bons treinos...

:)

Jorge Branco disse...

Eu também sou ateu e por isso rezo ao atum!
Espero que tudo corra bem, que não acha imponderáveis, que tudo lhe corra de feição e que esteja nessa ( e em muitas outras) provas!
Beijinho

Pedro Carvalho disse...

De amanhã precisamente a um mês, se Deus quiser, vai haver uma atleta muito contente. E muitos outros, contentes, pela atleta que, de amanhã precisamente a um mês, se Deus quiser, estará muito contente. ;)

Alison G. Altmayer disse...

... e de hoje daqui há um mês, estarei mandando positive vibes para ti, tá?

Esse teu país é lindo de morrer!!! Se Deus quiser ainda vou conhecer alguns cantos dele.

Bjs

Unknown disse...

Olá Ana;

Daqui a um mês se a Ana quiser, vai disfrutar entre as margens do Douro numa corrida que deverá ser linda, e para isso com mais treino menos treino, o que é importante é disfrutar das coisas boas que fazemos.

Um abraço
dos Xavier's

horticasa disse...

A única religião que tem adeptos não praticantes é a católica, mas em contrapartida todos os ateus (não católicos) chamam por Deus e dizem (se Deus quiser)São as contradições da fé...
Deus é generoso e não tem problemas de entendimento, ele vê os nossos corações e sabe bem o que se passa, porque chamamos por ele ou porque lhe pedimos a vontade para conseguirmos fazer algo... confia, mas faz a tua parte, porque Deus ajuda mas temos que fazer por isso.
beijinho

Anónimo disse...

Olá Ana, não se preocupe com a Meia Maratona, porque se Deus quiser vai correr tudo bem.
Bom fim de semana
Bjs
AP

E disse...

Ana!

que lugar lindo!
você vai curtir muitíssimo, por todas essas razões que você citou: a alegria que você leva, os amigos que reencontra, o desafio que vai conquistar...

e quanto a vida, só nos resta isto mesmo: viver intensamente cada momento:)
viver, para mim, é colecionar instantes preciosos!

beijão!

Beh ♥ disse...

"Se Deus quiser" um dia também hei-de fazer uma maratona.. meia!

O que quer que seja já é uma vitória para mim :)

Beijinho

Anónimo disse...

Oi Ana. Vai ver que vai gostar, em termos paisagisticos é das provas mais lindas do País, não fosse o Douro Património Mundial. Só espero que os abastecimentos estejam á altura, pois á 2 anos foi um descalabro.
Boa prova
Cumprimentos
Mário Lameirão

Jorge Goes disse...

Ana, qd se utiliza essa expressão " Se Deus Quiser" é porque temos consciência da nossa fragilidade, da possibilidade de existirem imponderáveis que limitem a acção, da probabilidade sempre presente desse facto não poder ser realizado, do conhecimento de experiencias anteriores frustradas por factos alheios. Essa expressão permite reconhecer a existência de que tudo está interligado, não são forças superiores são apenas vicissitudes ou factos não previstos e ao dizermos " Se Deus Quiser “ sentimos alguma tranquilidade como que uma certa resignação, metaforicamente há um encolher de ombros psicológico. Desta vez vamos distrair essa forças negativas enquanto se prepara e treina com afinco e no fim a Ana vai realizar a prova com muita alegria, mas não se esqueça que contrariamos as forças superiores do " Se Deus Quiser" e assim para apaziguar a ira divina terá que nos relatar todas as estórias dessa prova  , fico á espera!