Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Diário de Sexta e "O Circo"

Não me apetecia treinar. Depois, ao fim do dia...fui treinar.

Depois, não me apetecia escrever mas depois lembrei-me da minha professora primária que diante da preguiça e falta de imaginação de um aluno, o Tó Zé, que dizia que não sabia o que escrever quando ela ordenara uma Redacção sobre o Circo pois ele nunca tinha ido ao Circo. "Nunca fui ao Circo, Professora...", ao que ela refutou "Pois então começa a Redacção com essa mesma frase Tó Zé - Nunca fui ao Circo -, e vais desenvolver, se gostavas de ter ido, o que já ouviste sobre o Circo e por aí fora. Vá, começa a escrever e diz tudo o que sentes sobre o assunto. Todos os livros, todas as histórias e todas as grande obras começam com uma simples frase!"

E eu, na altura, arrependi-me imediatamente da minha falta de coragem em assumir que também nunca tinha ido ao circo, e ter já a minha redacção bem adiantada, graças à minha imaginação fértil. Mas ficou-me a lição: o Tó Zé foi verdadeiro e genuíno, e a minha redacção mesmo com um "Muito Bom" não passou de uma farsa. Creio que foi desde esse dia que aprendi a escrever tão genuinamente e a ser sempre tão fiel a mim mesma, tal foi o valor que dei à frontalidade do Tó Zé, e como as suas circunstâncias poderiam dar uma Redacção de uma riqueza tão acima das banais escritas por toda a gente, toda a gente que já tinha ido ao circo.

Não me apetecia treinar. Depois, ao fim do dia...fui treinar. 8 Km em 49 min, média de 6:07 / Km. Foi bom!

Até amanhã querido diário

9 comentários:

Algures no Oeste disse...

Pois, compreendo o que dizes da sinceridade... Fizeste um bom treino, eu também fui ao fim do dia. Às vezes não apetece mas tem que ser :-D Beijinhos.

Mokas disse...

foi um bom treino :)
Bjts e boa Páscoa

Cate disse...

Pode não ter sido o mais sincero, mas o melhor de ser criança é a capacidade de imaginar :)

Às vezes também não me apetece ir correr mas obrigo-me a sair e penso que se dai a 5 minutos me arrepender volto para casa. A verdade é que nunca me arrependo de sair, só de não sair.

Anónimo disse...

Linda e comovente história sobre o circo e o Tó Zé. Mas seguramente a coragem e a genuidade e a sinceridade estão desde sempre em ti, e se não tivessem sido activados pelo este acontecimento, algo outro num outro dia os iria despertar. Mesmo como tu influencias as outras pessoas todos os dias. Boa Páscoa!
Ana G.

Kim disse...

Mais um treino/passo contabilizado para a Meia do Douro!
Boa Páscoa para si e para toda a família.

horticasa disse...

Quantas vezes não apetece mas depois tiramos um prazer incrível.
Beijinho e boa pascoa

Corre como uma menina disse...

Boa Páscoa para ti também, Ana! Com amêndoas, chocolates, corridas e família (tudo o que há de bom, portanto!)

Beijinhos

(Vais à da Liberdade?)

Jorge Goes disse...

Leva-nos a percorrer o imaginário de menino, de boca aberta a sonhar com tigres e leões, trapezistas e bailarinas, palhaços e trapalhões.
neste circo que é a própria vida todos somos personagens num único palco, todos temos um papel importante em prol da sociedade e o seu é continuar a escrever e a espalhar simpatia pelas provas onde nos encontramos.

páscoa feliz

por cada amendoa consumida 1 km para recuperar..

S* disse...

Gostei dessa lição da professora... às vezes é preciso um esforcinho!