Pesquisar neste blogue

domingo, 15 de abril de 2012

A 73ª Estafeta e os 20 Km Cascais-Oeiras-Lisboa

Tudo começou com uma sugestão velada do meu amigo Pinho. Qualquer coisa como "os 20 Km Cascais-Oeiras-Lisboa seriam um belo treino para a Meia do Douro". Se à primeira impressão achei um exagero, porque acho que não tenho (de momento) bases para correr a distância e também não preciso de treinos de 20 Km para vir a correr os 21.097,5 metros da Meia, de seguida comecei a pensar, o que poderia fazer adivinhar que vinham aí problemas, mas desta vez não: pensei que seria uma forma de fazer a minha sessão longa semanal, que  falhou na semana passada, e que tantas dificuldades sinto em fazer - por falta de companhia, de resistência física e mental, etc., etc.

E mesmo no último dia inscrevi-me! Ao valor mais caro de inscrição, está claro! 15 euros! Mas pagar 15 euros para "me fazerem correr" 20 Km", considero que foram muitíssimos bem dados! (há por aí candidatos para uma sessão de 17 ou 18 no próximo domingo? Eu pago!(*) )

E convencida (sabe-se lá porquê) que os dorsais se podiam levantar na 6ª feira e sábado (apesar de estar no regulamento que deveriam ser levantados na sede da Xistarca nos dias 12 e 13), quando na 6ª feira à noite volto a consultar o regulamento para verificar os horários e leio aquilo com atenção, ia-me dando uma coisa! Então pago 15 euros e estúpida, deixei passar a data de levantamento dos dorsais?! Então já não vou correr?! Envio mail para a Xistarca, a explicar e a pedir uma alternativa para poder levantar o dorsal. Sábado de manhã tenho a resposta: posso levantá-lo nesse mesmo sábado entre as 15 e as 18 horas. Lá fui e correu tudo muito bem. Trago uma t-shirt, chamada técnica, do meu tamanho (mas não posso nem quero engordar, aliás fui eu que escolhi o tamanho), e tendo em conta a afluência de atletas para levantar o dorsal quando eu, suponho que houve muitos distraídos, ou então escapou-me algo...

Dia da prova

Desta vez não havia espectáculo. Não tinha o meu público que me aclama e ama, nem os meus fotógrafos. Faltava-me o meu pai, o meu companheiro e o essencial apoio. Sentia-me uma ave depenada, mas lá fui. Carro até aos Jerónimos (zona da meta) e toca de apanhar o comboio para a partida, mesmo junto ao Casino do Estoril. Mal entro no comboio parece que estou em casa, tantas eram as caras conhecidas. Comecei logo ali a sentir-me menos depenada. Mas continuavam a faltar "os meus".

Na zona de partida, encontro por fim o Pinho, mais amigos e a coisa começa a compor-se. Parece que a ave já recuperou de novo as penas e está pronta para voar. De forma que despe o impermeável que trouxe vestido, o enrola o melhor que pode e ata-o à cintura. Vai ter de correr assim. Alguns alongamentos e a partida é dada. Vai sempre com o Pinho. Sente-se bem. Vai receosa pela distância mas sente-se confortável. Excesso de confiança. Mantém o ritmo (rápido para ela e para os 20 Km), e acaba por fazer 2 corridas: uma num ritmo, até aos 10 Km, e depois outra, dos 10 aos 20, num ritmo mais lento e sofrida, principalmente a partir do Km 17...18.

Aguenta. O Pinho ora puxa ora é puxado, ou finge e deixa-me pensar que é puxado, afinal é um cavalheiro. Ela só pensa: "aguenta, abranda mas aguenta".

Dividir a corrida em 4 percursos de 5 km (como era a Estafeta) já deixou de fazer sentido ou surtir efeito. Longe vai a confiança e o bem estar de quando passaram ao km 5 e são anunciados ao megafone: "Mais 2 atletas: António Pinho e Ana Pereira". Momentos de glória a fazerem-nos sentir bem naquela hora.

Agora ela só quer é ser capaz de dar um passo a seguir ao outro, e depois outro e mais outro. Até à Meta. Onde chega com 2h03m29s para os 20,110 Km, dando uma média enganadora de 6:08 / km, conforme se pode ver aqui: 20 Km Cascais-Oeiras-Lisboa por mariasemfrionemcasa no Garmin Connect - Detalhes


Curiosidades: na classificação provisória, apareço em 125º class. na geral (entre 551 chegados à meta de acordo com a class. provisória), 1ª no Escalão, com 01:31:53, e diz quem lá ficou que até me chamaram ao pódio!

125 - 752 - ANA PEREIRA  - 43 - F4044 - 1 - F - INDIVIDUAL  - 01:31:53


Mas o dorsal 752 garanto-vos que correu a distância em 2:03:29


e ficou classificado imediatamente a seguir ao Pinho, dorsal 705 :

493 - 705 - ANTÓNIO PINHO - 59 -  M5559 - 43 - M - AA LEBRES SADO 02:03:47

Pelo menos cortaram a meta imediatamente um a seguir ao outro. Disso temos a certeza, não é Pinho?


Erros acontecem e as classificações provisórias são... provisórias, chato é implicarem um 1º lugar... digo eu, que corro para suar e me lavar de chuva e de sol.

Deram-me água no final e uma bonita medalha. Apreciei. O trânsito estava cortado na faixa em que corríamos, em perfeita segurança. Os quilómetros estavam marcados, havia água e controle nos pontos de passagem do testemunho (recordemo-nos que esta era a 73ª Estafeta Cascais-Oeiras-Lisboa, a prova de estrada mais antiga de Portugal), e a prova bateu o número record de participações, quer em equipas para a Estafeta, quer em número de atletas para a prova em linha, em que os atletas corriam os 4 percursos da Estafeta, perfazendo 20 Km.








Gostei. Mesmo com este resultado "provisório" na classificação... O que queria retirar da corrida, retirei. Em doses avassaladoras e magnificentes.




Classificação no site da Xistarca

Fotos da prova:

 No site da Amma - Aletismo Magazine Modalidades Amadoras

Mais fotos:

Do atleta Fábio Pio

De Photo Finish



(*) - estou a brincar, como é óbvio,... ou não

18 comentários:

Corre como uma menina disse...

Parabéns!! Acho que te aguentaste muito bem (na minha humilde opinião). 20km não é para todos!

Eu voluntariava-me para o treino de 17km, mas os 17km ainda não são para mim... :)


Beijinhos e bom descanso!

Pedro Carvalho disse...

Boa, Parabéns!!!
Grande performance a dar boas indicações para a Meia. Agora é só manter.
Quanto ao treino longo, se não tiveres melhor companhia que um desconhecido bloguista diz qualquer coisa.
Boa semana e bons treinos.

Jorge Branco disse...

Pronto a meia maratona está feita!
Parabéns!
Eu não ofereço para o treino dos 17Km não aguento andamentos Quenianos!
Só sei correr em andamento de lesma e fora do alcatrão!

Algures no Oeste disse...

Muitos parabéns :)
20 Kms é muito bom, e como diz a Corre como uma menina, não é para todos.
É mesmo um bom incentivo e uma boa preparação para outras provas :))
Se estivéssemos mais perto acho que arriscava a voluntariar-me para o treino ainda que não corra lá muito bem ;-) Mas gostava...
Beijinhos.
(PS: gostei muito das fotos).

Luciana disse...

Li cada detalhe do teu relato e até parecia que era eu que lá estava!(que nem 3km faço sem que os bofes me saltem pela boca!) Espetacular!
Acho que ultrapassaste bem o facto de não teres "os teus"...
Um dia ainda vou correr como tu :) (é bom termos inspiração!)
Beijos

Alison G. Altmayer disse...

Lindo relato!! Esse tipo de resultado dá um gás nos treinos, né? Bj

horticasa disse...

Boa Ana!!
Tás a ver? voltas ao bom caminho num instante....
beijnho

Unknown disse...

Olá Ana;

Melhor que isso, só mesmo o primeiro lugar "não provisório". Afinal o primeiro lugar é sempre aquele que nós estamos, quando estamos bem e quando estamos cientes daquilo que podemos fazer.
Qualque lugar no pódio ou fora dele é sempre bom, quando disfrutamos daquilo que fazemos, e a Ana disfrutou e isso foi o mais importante.

Força, porque a 1/2 está aí a chegar......

Um beijinho dos Xavier's

Jorge Goes disse...

parabéns.
Uma manhã bem passada afinal. com um tempo dentro das previsões e ainda com forças para tirar fotos todos sorridentes com os amigos Luis e Fernanda Parro.

e as sapatilhas ainda não foi desta que ficaram em casa

E disse...

oi, Ana!!!

maneira deliciosa de fazer um longão!
também não gosto de fazer os treinos mais longos sozinha... quisera sempre poder contar com um amigo mais disposto pra me acompanhar nessas horas... é que ficar tantas horas sozinha com meus pensamentos me assusta um pouco, quando não me mata de uma vez de tédio:)

você corre bem, Ana! eu acho! sei que esse negócio de bem, mal é muito relativo, e o conta mesmo é correr, e gostar da corrida... mas fico sempre admirada da facilidade com que você recupera seu condicionamento!
parabéns!
você vai longe, Ana!
e eu estarei aqui acompanhando seu voo!
bjs

Lénia disse...

Boa prova, Ana! Parabéns!
Vocês aí do centro têm tanta sorte, isso aí em cima é só corridas todos os fins-de-semana e pertinho. Tenho pena de não ser assim aqui, mas pronto...Deixam-me roidinha de inveja... Mas adoro ver as vossas fotos e relatos.
Bons treinos e boa continuação de provas, sempre a melhorar.
Beijinhos!

S* disse...

os atletas portaram-se muito bem!

Anónimo disse...

Olá Ana, antes de mais. Parabens por concluir 6 anos de Blogue, espero mais 6.
Quanto á prova dos 20km como sabe para mim é sempre um prazer a sua companhia, pois saimos da partida juntos, corremos os 20 km juntos e, entramos juntos na meta.
Ana por aquilo que vi você esta preparada para a meia do Douro.
Votos de boa semana, Abraços aos meus amigos Pipas e Rui Bjs
AP

Karinne Vanessa disse...

Olá!! Quer incentivo mairo que este para Meia Maratona?? Parabéns pelo post incentivador. Pretendo correr meia no final do ano, preciso iniciar meus treinos desde agora e gostaria de contar com seus incentivo e experiência!!
Conheça meu blog, seja minha seguidora também.
Abraço, Karinne.
Link: corridapraquetequero.blogspot.com

joaquim adelino disse...

Os parabéns são sempre bem merecidos quando se trabalha para conseguir atingir determinados objectivos, por isso aqui vão os meus para si e para o Pinho, pessoa que muito estimo, e que por certo proporcionou uma companhia excelente naqueles 20 kms percorridos, aliás como é apanágio dele.
Quero agradecer aqui as mensagens que me enviou sobre o Trail de Sesimbra e pelo apoio moralizador nelas contido.
Se não fosse muito em cima e provavelmente já estar esgotado convidava-a a ir até Vale de Barris ali perto de Palmela no próximo Domingo, são 30 kms de pura Natureza que se tornaria num excelente treino para ir mais folgada até à Régua. Um beijinho do Pára.

A Loira disse...

Parabéns. Quem me dera saber correr e ainda por cima 20 Km. Fantástico.

Joaquim Costa disse...

parabéns.muito bom , na Régua o objectivo são as 2 horas.

Beh ♥ disse...

Meu deus! Como eu gostava de um dia poder correr assim como tu!

Beijinho