Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 9 de abril de 2008

“Um dia de cada vez” ou “Dias difíceis com humor”



Hoje é dia 9 de Abril de 2008. Dia 9 que é de Abril mas que podia ser de qualquer outro mês.

Chega a casa cansada (como todos os felizardos dos portugueses que têm um trabalho e um ordenado ao fim do mês, mas nem por isso deixa de estar cansada, é um direito seu e ela não vai prescindir dele), despe o casaco, troca as botas pelos chinelos de “trazer por casa”, arruma a roupa e abre o frigorífico vazio na esperança de um milagre. Um pacote de ervilhas esquecido e já aberto na última gaveta do congelador faz a sua alegria. Vai contando os bagos de ervilhas espalhados pela gaveta e enquanto os reagrupa sorri feliz pois apesar de serem apenas bagos, juntando pacientemente um a um, vai-se formando um monte enorme, verde, e depois de os juntar e os voltar a dividir pelos próximos dias, constata feliz que ainda farão muitas salutares e alegres refeições.
Olha para o peixe no aquário, irrequieto como se a implorar comida ele também, e a reclamar companhia depois de um dia só. A água precisa ser mudada.

“Queres casa lavada não é? Vou já tratar de ti.” – fala para o bicho como se este a entendesse. Com a rede muda-o para um recipiente, despeja a água do aquário, lava-o, assim como as pedras que não são pedras e volta a fazer a operação inversa.

O bicho parece contente na casa lavada. Nada de um lado para o outro e parece agora contente. Ou será assustado? Não importa. Ela decidiu que ele está contente. Persegue-o com o olhar e num ímpeto malicioso assalta-lhe a ideia se teria ainda de esperar muito até ele ter tamanho suficiente para ser cozinhado.

A vida é magnífica. Pelo menos enquanto houver um pacote de ervilhas aberto e esquecido no congelador, um peixe no aquário, e saúde e paz e trabalho e pão e amor e amigos e corridas e internet e sorrisos e montanhas e caminhos e praias e livros e rios e céu e estrelas e mar e sol e chuva e vento e árvores e folhas e papel e letras e tinta e caneta e…e… eu hoje tenho isso tudo e muito mais!

1 comentário:

luis mota disse...

Olá Maria!
Obrigado pelos comentários da Ana no tomaracorrida.
Obrigado também pela sugestão da prova.
Estou a pensar,no caso de não conseguir ir ao Metro,fazer o correpraia na Costa.
Quanta às ervilhas estava a ver que ias cozinar o coitado do peixe!
Acho que depois de todos os "e" é necessário ter e-paciência para desenhar nas ervilhas depois de um dia de trabalho.
Daqui a pouco vou e-treinar
Boas corridas!