Pesquisar neste blogue

domingo, 22 de janeiro de 2012

Dormir com o inimigo

Que emagrecer não é fácil e que mais difícil ainda é manter o peso depois do emagrecimento, não é nada que não se saiba.

Que o corpo precisa de aproximadamente 1 mês por cada quilo perdido, para estabilizar e funcionar normalmente em função desse novo peso, já é coisa que nem todos sabem.

Claro que sabemos que depois de emagrecer é necessário manter esforços e atitudes para que o novo peso se mantenha, e que o corpo funcione sem continuar a emagrecer mas também sem recuperar os quilos.

Eu sou uma pessoa que emagrece com relativa facilidade. E velocidade. Não é nada de que me orgulhe por aí além, visto nunca ter sabido manter o "novo" peso e esse é o meu objectivo final e permanente.

Há um ano atrás tinha sensivelmente o mesmo peso de hoje: 70, 7 Kg. Desengane-se quem pense que mantive o peso durante o último ano! Não! Nada disso! Eliminei 14 kg e voltei a recuperar 14 Kg! Sim, no espaço de 1 ano! Claro que sabia que estava a emagrecer depressa, e sabia também que a parte mais difícil seria manter o novo peso! Mas achava que estava a controlar a coisa mesmo sabendo que era difícil.

O que eu não sabia era que por ter perdido esses 14 quilos, precisaria de cerca de 14 meses para solidificar esse novo peso. Para o meu organismo deixar de lutar com vista a recuperar esses mesmos 14 quilos perdidos, que ele interpretou  como um período de privação de alimentos, e logo accionou um alerta de sobrevivência. Logo, 14 meses (no meu caso)  - após atingir o peso desejado -  de atenção e cuidados redobrados serão necessários, pois durante esse tempo estarei literalmente a dormir com o inimigo. Pois apesar de lhe garantir energia e nutrientes necessários à sua manutenção e actividade diária, o corpo reagirá em modo de defesa e quererá recuperar o peso eliminado.

texto assumidamente inspirado aqui, onde poderão perceber melhor a ideia do que quis transmitir

E porque também sei que não é a escrever no blogue que emagreço, hoje já fui... bem...não diria treinar, antes: mexer-me um bocado! Com a cadela, que não me deixou sair de casa sozinha. Logo, foi cerca de 1 hora, mas foi muito mais tempo a caminhar que a correr... E a correr...Devagar! Por isso...a coisa está feia! Muito feia!

7 comentários:

horticasa disse...

Vou dar-te um conselho, apesar de que se os conselhos fossem bons, não se davam vendiam-se...
Acabando com esta dissertação vamos então ao conselho, porque não vais todos os dias ao portugal ranning? assim varias vezes por dia? Ias ver que com todo o movimento deste pessoal, ficavas com inveja e ias também correr, é que esta malta corre pa caraças pá... tens que ir ver todos os dias e ficar com raiva deles e ir também... vá lá, tenta, a ver se resulta, ok!!?
beijinho no coração, força, deixa lá o inimigo e pensa em ti....

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Conheço bem esse grupo Eugénia. Vou passando por lá (acho que até faço parte do gurpo) e vejo-te por lá muitas vezes, e sim senhora, fazem todos muito bem, é uma forma de Motivação, e de ajuda mútua, sim senhora.Aplaudo e fico satisfeita pela Corrida ter tantos e tantos adeptos e se ir promovendo cada vez mais entre todos!

Mas a verdadeira e mais forte Motivação, só a podemos encontrar num local: dentro de nós.

Obrigada Eugénia, e note-se: eu vou passando por lá, poucas e raras vezes é que digo alguma coisa

Henriqueta Solipa disse...

Ana já deixei no blog da Eugénia este comentário.... mas achava uma boa arranjarmos maneira de um treino em conjunto (onde? ou quando?) e intitula-se :

"INCENTIVO À ANA PEREIRA"

Mata esse inimigo e embora lá desenferrujar os ossos :-)

Beijinhos

Jacke Gense disse...

Oi Aninha.. eu bem sei como é essa luta... não é fácil... requer muita força de vontade. Temos que ter foco.
Estamos juntas nesse barco querida...

bjs e vamos a luta :-)

Mayumi disse...

Oi, Ana! E lá vamos nós para mais um ano nos equilibrando em cima da balança! Estou mantendo o meu peso... por enquanto!
Boa sorte!

Anónimo disse...

Priminha,

Ana, por vezes é mais fácil "fazer as pazes" com o inimigo (será o caso da foto?), fazer umas tréguas...e reflectir. Depois de nos "entregarmos", deixarmo-nos ir e quando "ele" menos espera, atacamos. Vais vêr que "esse demónio" não tem hipóteses e não tem outro remédio senão ir procurar "outras alminhas" para ir atormentar. "Ele" até que nos pode procurar de novo, regressar mais agressivo, mas, aqui, temos de ser fortes, enfrentá-lo de novo com todas as armas que podermos até o aniquilar de vez. Claro que nesta batalha também podemos ser nós a saír derrotados...tudo depende...e só sendo fortes como um "leão" podemos derrotar esse "inimigo". Sei que tu Ana, tens essa força dentro de ti...resta despertá-la.
Bjs.

Fernando Sousa

lburgoine disse...

Happy birthday!