Pesquisar neste blogue

domingo, 13 de janeiro de 2008

Perto do céu

Se declinei a ideia tentadora de ir ao Grande Prémio de Barcarena, já fiquei com alguma pena ao ver as mais de 2000 fotos tiradas pela AMMA, que se podem ver na Galeria, divididas em dois álbuns), pois se os meus motivos foram de índole logístico mas também de coerência em relação ao tipo de treino de que preciso – uma prova desnivelada de apenas 4 km, não é propriamente o que eu preciso agora para ir ao G.P.Fim da Europa e aos 20 km Cascais, o certo é que ao ver as fotos recordei a adrenalina daquelas provas rápidas, de que também gosto. De competir. É porque é muito bonito dizer que competimos connosco próprios, mas o certo é que eu gosto de competição. Em prova. Com os outros! Ridículo dizer isto na minha forma actual? Talvez… mas que gosto de competir, ai isso gosto! E Oeiras tem tanta mulher a correr…

Bom, mudando de assunto, dormimos um bocado mais, providenciei quem ficasse com a filhota, e decidi subir a serra. Mais propriamente resolvi ir ao Parque Urbano de Santa Iria da Azóia. Um parque de manutenção construído sobre um aterro sanitário, oferecendo agora à população um espaço de lazer, desde parque infantil, a trilhos de terra batida, excelentes para correr, passando por um espaço ideal para Aeromodelismo. Fica no alto da Serra de Santa Iria de Azóia. Isso mesmo, a tocar o céu.

E saindo de Vialonga, já não é a primeira vez que para lá vou treinar. Mas sair de casa a correr e subir aquela serra a correr, ai isso sim, foi a primeira vez! Pensei (e bem) que seria um excelente treino para o Fim da Europa. Subi, subi sem parar até alcançar o Parque. Muito vento sempre!
Tão perto do céu que tive a certeza se esticasse o braço tocava a barriga dos aviões a passar sobre a minha cabeça. Dei umas voltinhas lá dentro e regresso. Oh pá, isto a descer e com vento a favor, foi um pulo! Ups… chego ao sopé da serra, terreno plano agora. Mas… e forças nas pernas para continuar a correr em terreno plano? 1h10m e parece que as baterias se acabaram. Completamente. Insisto. Quero correr! Mas agora o vento está de novo contra e as pernas… simplesmente não posso com elas! Insisti até o cronometro marcar 1h15m, depois caminhei até casa.

Pois… a super mulher não existe. Um mês parada, ontem 1h30m em terreno desnivelado e hoje queria subir a serra, fazer plano, descer a serra, e correr na maior de novo em terreno plano? Pois queria…

Parece que já ouvi falar em “tempo de recuperação”. Hoje senti bem o que é falta disso. Do treino de ontem para hoje. Não houve recuperação. Gastei as pilhas antes do tempo que tinha estipulado na cabeça. É que a cabeça manda, mas o físico tem também de ter condições para responder, porque se não as tiver, não responde mesmo! Foi o que me aconteceu hoje.

Moral da história: aprender a respeitar o corpo. O treino (carga) tem de ser introduzido por fases, gradualmente e com regularidade. Não faz bem a ninguém, estar parado 5 dias seguidos, e depois, querer correr hora e meia em dois dias seguidos. Só eu... Bem de qualquer forma, deve ter cá ficado alguma coisa, se não, não me doía assim tanto todos os músculos das pernas…

3 comentários:

Lénia disse...

OI Ana,

Querias tudo em 2 dias, hein? Pois, mas o corpo na maioria das vezes é que manda.

No próximo fim-de-semana vamos treinar as duas? Cerca de 1h15-1h20?

Vamos ver até lá. Quanto ao peso, nem uma grama perdi. Continuo com 63,5kg. Parece que as torradas com mel não ajudam a perder peso e os frutos secos também não.

Bem, vamos lá ver como corre esta semana.
Beijinhos e bom trabalho,
Lénia

António Almeida disse...

Olá Ana
é sempre um prazer passar por aqui, ler as suas palavras.
Força para as 2 provas que ai vêm.

António Bento disse...

vá Ana
agora é acrescentar 1 dia aos 2 dias e depois 1 dia aos 3 dias e ...
a coisa vai!
força nessas pernas.
sempre a subir que depois chegará a descida a embalar.
até breve
ab