Pesquisar neste blogue

domingo, 21 de janeiro de 2007




9ª Meia Maratona Manuela Machado

Estive lá.

-Vais sozinha?
- Vou. – Respondo com naturalidade defendendo que mais triste que ir sozinho é deixar de ir por não ter quem vá connosco. E porque eu quero ir, vou, mesmo sabendo também que a viagem e parte da estadia seria solitária, assim como as despesas apenas a dividir por um. É o custo da independência.

Pois se a viagem fiz só (cerca de 420 Km), já o mesmo não posso dizer desde que pisei solo vianense. É porque os Amigos são bem mais que simples anónimos e hipotéticos admiradores que nos apoiam e valorizam em meia dúzia de palavras numa comunicação virtual. São reais! De carne e osso, com sangue a correr nas veias e brilho no olhar. Como eu.

Assim vi Viana mais bonita que nunca. A noite caída, os telhados molhados da geada, as ruelas estreitas, o piso irregular, o eco dos passos e o frio a contrastar com o calor da amizade, o vinho nos lábios, o momento especial repetido a cada segundo, pareceram-me coisas extremamente valiosas e belas que vou guardar no peito. E para o ano vou querer voltar a Viana.

A Prova

Divido a prova em três estádios. Até ao km 6 sensivelmente, em que, “entregue” ao Serafim Lourenço pelo meu amigo Jorge Teixeira, andamos num passo calmo que me parecia devagar demais mas temia avançar e quebrar pouco depois, pelo que me deixei ir.

Nessa altura o Serafim resolve abrandar para acompanhar um amigo que estava com algumas dificuldades, e eu sigo aproveitando para diminuir a lentidão em que seguia. Depressa fico sozinha e avanço. Cada mulher avistada é motivação para avançar e assim mesmo devagar fui passando alguns atletas e mantendo o meu “novo” ritmo.

Pena que só durou até ao Km 18 sensivelmente. Aí, acabou-se-me o gás quase todo. Restou algum para não parar de correr mas quase alucinada ia avançando com a nítida sensação mecânica de mexer as pernas sem saber muito bem até quando as pernas resistiriam. É a consequência da falta de treinos.

E as pernas resistiram até à meta, onde chego com vontade de me atirar e de cair nos braços de alguém, mas não caí! Mantive-me de pé, como se de uma vencedora se tratasse. 1h57m44s marca o meu cronómetro.

Como disse o meu amigo Zen num comentário aqui deixado, independentemente do tempo que demoraria a fazer a prova, o que realmente importa e interessa é o facto de eu ali estar, para correr e conviver.

E eu estive lá, corri e convivi. O que realmente importa e interessa, simplesmente ... aconteceu!


6 comentários:

Anónimo disse...

Nuska
Fico verdadeiramente orgulhosa de ti!!! A independência não é conduzir com um cigarro que se exibe de forma que os outros o possam ver, nem ir para os copos e apanhar pielas, eufóricas e estéricas olhando para o macho que se exibe a cada esquina. Indepêndencia é aventurarnos para o que realmente queremos, sózinhas ou com companhia é ir às provas nem que sejam precisos percorrer 420 km, é ir à praia pelo prazer de o fazer, é fumar um cigarro em casa sem necessidade de exibicionismos , sabendo sempre o que queremos e para onde queremos ir, com dignidade e coerência.
Conviver com as pessoas amigas é um dado acrescentado, é crescer
é viver.
Sei que tu sabes o vardeiro valor das minhas palavras sei o que realmente vales e digo com orgulho que tenho orgulho em ti...
Continua a crescer no bom sentido
e aprende a ser Feliz , sozinha ou acompanhada... Viver é o fundamental!!!
Jocas TD

Anónimo disse...

Ana, deixe-me que lhe diga que quem tem amigas assim nunca vai estar sozinha.

É bonito ver que alguém, que até nem nutre especial interese pelas corridas, tem o cuidado de, assíduamente, vir aqui ao seu blog saber de si e incentivá-la.

Deixe-me aproveitar este comentário para agardecer à sua amiga TD o lembrar-me, o que nunca é demais, que

VIVER É O FUNDAMENTAL

Frase simples mas de enorme alcance, a lembrar sempre.

José que também corre

TOTO disse...

Ola ;
sin eu acho que foi muitos km.
sozinha. mas para quem tem prazer de correr assin como eu tudo se paça bens.
eu tamben vou fazer 1200 km para o mês de Maio dia 13 vou correr au fondo da França a MILLAU para fazer uma corrida. mas por uma véz vou accompanhado da minha segnora.
para a prochima vocé fera melhore tempo. boas courridas .

Zen disse...

Bom dia

Obrigado por tornares pública a importância que as minhas palavras tiveram para ti. Sinto-me lisonjeado.

Ainda bem que apesar das muitas lutas que travas com a vida( com as suas vitórias e derrotas)conservas o essencial: a integridade.

Fica bem.

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

José que também corre: é mesmo uma grande verdade. Com amigas/os assim jamais estarei sozinha.

E a TD é especial, de facto.

Toto: Como foi Viana, voltava a fazer esses quase 900 km outra vez, ou mais que fossem! VALEU A PENA! Acha que farei melhor tempo para a próxima? Hummmm, não sei... veremos

Zen: que dizer para além de um envergonhado "obrigada" pelas tuas palavras ?

TOTO disse...

eu acho se fizer 3 saidas por semana para uma meia marathona
fera 1h35 minutes
curagen. boas saidas.
(toto)