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domingo, 4 de agosto de 2013

Resumo da Semana 2 - Faltam 13 semanas para a 10ª Maratona do Porto!

O relógio da cozinha marcou 2 horas continuamente  durante 3 dias consecutivos. Os ponteiros parados, indiferentes ao passar do tempo encaravam-na silenciosos. Durante 3 dias, ela entrou na cozinha e durante 3 dias foram 2 horas. Indiferentes os ponteiros, indiferente ela. Por coincidência ou não, nesses mesmos 3 dias ela não treinou. Parada no tempo, como os ponteiros, recusou a mexer-se e a avançar. Indiferente a ela e aos ponteiros, a Vida avançou e o tempo não parou. 3 dias perdidos, conclui.

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Entretanto, o modo Verão continua e quem disse que o Verão é mau para se treinar para uma Maratona?! Eu adoro! Mais horas de luz e o Sol alimenta a alma!

O Melro
Correr na praia é BOM!






Hoje foram 10, em areia molhada e areia seca!









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Termina hoje a 2ª semana das 15 que estipulei para me preparar para a Maratona do Porto, a correr no dia 3 de Novembro de 2013.


2ª - 29.07.2013 - Descanso
3ª - 30.07.2013 -  Descanso
4ª - 31.07.2013 - 15,100 km - 1h30m - Corrida contínua - média de 5:58/Km
5ª - 01.08.2013 -13,500 Km - 1h20m - Corrida contínua  - média de 5:59/Km
6ª - 02.08.2013 -  7 Km - 43min - Corrida contínua - média de 6:14/Km
Sábado - 03.08.2013 - 10 Km - 1h01m20s - Corrida contínua - média de 6:08/Km - na praia, areia molhada e areia seca
Domingo - 04.08.2013 - Descanso


TOTAL da 2ª Sem:  Treinos -  45,600 Km4h35m

Faltam agora 13 semanas para a Maratona do Porto - preciso diversificar os treinos em vez de andar "só" a meter quilómetros, sempre ao mesmo ritmo e em plano (ou quase) pois a continuar com o tipo de treino que venho a fazer apenas aumentando a quilometragem semanal,  devo vir a precisar de umas 5 horas para correr a Maratona...e essa ideia não me agrada nada...

Por isso, para evoluir, aceitam-se e agradecem-se ajudas no treino, dicas, conselhos, palpites e tudo o mais que seja bem intencionado.

11 comentários:

Carlos Cardoso disse...

Olá Ana, hoje é dia de resumir os treinos da semana :) Esses 10 em areia valem por 15 no asfalto (no mínimo).
Quanto a dicas bem intencionadas, não sei nada que tu não saibas já. Quem sou eu para te dar dicas..só posso dizer o que funciona comigo -as series e as rampas por exemplo. Boa alternativa para quem não quer levar a coisa tão rigidamente, em vez das series o Fartlek e em vez de rampas, fazer uns circuitos que metam umas belas subidas pelo meio ou como fizeste esta semana ..corridinha na areia.
Beijinhos e boa continuação de preparação

Filipa Vicente disse...

Olá Ana, não sou expert em treino mas digo-te o que funcionou comigo.

1 sessão "curta" (8-12km) excelente para fazer na areia e alternar com dias de séries 1-2km trote + 5 a 6x1km + 1-2km trote

sempre 2 sessões de 15-20km por semana que depois se transformam em 25 e 30km nas últimas 4 semanas

Ou seja basicamente 30-40km em sessões de 1h30-2h e 1 sessão mais curta (~1h)

Tens de ajustar à tua agenda de trabalho e ao calor:
- sessões de 8km para mim eram boas para fazer à noite excepto quando eram séries, aí fazia bem cedo pela manhã
- sessões de 15-20km sempre cedo para não prejudicar o sono. Uma delas ao fim-de-semana

Na recta final, se tiveres como, acumular 30-40km em 2 dias (descansando bem depois do treino) também faz bem ao ego :)

Bons treinos
Filipa

Jorge Branco disse...

Eu não dou dicas por a "Pikena" sabe tanto ou mais que eu!
Mas a mim fazer 5 horas na maratona não me afligia mesmo nada, quem me dera!
Há dois Jorge Branco: o que tinha a mania que era atleta e viveu no século passado e este que continua a correr porque adora (embora o esqueleto não queira) e não quer saber de tempos e competições para nada.
Eu sou daqueles que consegue correr (treinar é outra coisa) 5 vezes por semana apenas por gosto e sem objectivos competitivos.
Apenas digo uma coisa: primeiro preocupa-te com a distancia e só depois com o tempo!
Lá mais para a frente com uns testes em meia maratona ficas logo a saber o andamento que podes imprimir nos 42,195 metros! Beijinhos.

Corre como uma menina disse...

Em relação a dicas não sei ajudar... Mas estou a gostar muito de ver esses treinos na praia! Assim não admira que gostes tanto de correr no Verão, com banho de gelo logo ali à mão de semear. ;)

Beijinhos e continuação de treinos em grande

Vera, a Loira disse...

Descansar também faz parte, às vezes voltamos com a toda energia acumulada e os treinos correm ainda melhor.

vgoncalves disse...

Continuação de muitos e bons treinos.

Força!!!

Lénia disse...

Oi Ana,

Eu tal como muitos que aqui comentaram, não sou especialista em corrida, apenas tenho o gosto pela modalidade. No entanto deixo-te aqui a minha opinião. Antes de tudo parece-me bem ires-te habituando à kilometragem, usando aquela velha regra de progressão de 10% semanalmente. Poderás incluir nos treinos semanais um treino mais curto em que incluis fartlek para brincares com os ritmos- Nestas primeiras semanas penso que não seja importante começar com séries muito intensas, para que não sofras nenhuma lesão. Mais para a frente, quando te sentires mais confortável com os fartlek e umas belas rampas, aí já saberás que podes apertar mais contigo numa pista, por exemplo. Além de tudo isto, tenta diversificar os teus treinos, em dias de descanso podes oedalar e nadar no dia a seguir a um treino mais longo.

Xii, agora armei-me em treinadora! :-) Desculpa, acho que me entusiasmei!!!!!!

Bjos, muita força e em breve espero estar a treinar com esse teu entusiasmo!

MPaiva disse...

Força Ana! Continua para que este ano consigas o ambicionado regresso à maratona!

bjs
MPaiva

CHAKAL disse...

2ª CORRIDA SOL&DÁRIA DO FESTIVAL PRAIA SOBRE RODAS
https://www.facebook.com/events/492775420810941/

S* disse...

Mas que elegância, a nossa Maria!

Anónimo disse...

Olá Ana. Não imagina o quanto fiquei feliz nesta última visita ao seu recanto de saber que se "amandou" à maratona. Muita saúde e bons treinos! AVicente