Pesquisar neste blogue

sábado, 31 de agosto de 2013

II Grande Prémio Emanuel Rolim


O II Grande Prémio Emanuel Rolim, integrado nas Festas da Nossa Senhora da Guia, decorre na Atalaia, terra do promissor e jovem atleta já com muitas e boas provas dadas, decorreu hoje 31 de Agosto de 2013.

Quem é Emanuel Rolim? Atleta do Benfica, jovem bonito e simpático, dá o nome a uma prova que vai na 2ª edição, mas certamente  mais importante que isso, é  que se a ideia era homenageá-lo, o que é mais que merecido, o evento promove, divulga e incentiva a Corrida para todos, destacando a importância do exercício físico para todos como melhoria da sua saúde e qualidade de vida, incluindo também na Prova uma Caminhada, e de salientear ainda as provas dos vários escalões jovens, onde vemos crianças de tenra idade a participar, e dessa forma a despertarem para a prática da Corrida.

A inscrição para a prova principal, com a distância anunciada de 8 Km, embora se tenha verificado ter alguns metros a menos, tinha um custo que "já não se usa": EUR 2,00. Já nos escalões de Juvenil (incluído) para baixo, a incrição era gratuita.

A prova agradou-me sobremaneira: a começar pela própria iniciativa em si. A facilidade de inscrição, o custo, a disponibilidade e bom trato para com os atletas inscritos (envio de mail informativo nas vésperas da prova), e o levantamento de dorsais, na manhã da prova, a permitir ainda pagamentos e novas inscrições. Certamente por o número de participantes não ser elevado (não deve ter ido muito além da centena, na totalidade das provas), os dorsais foram entregues sem problemas, eram disponibilizados alfinetes, e com pontualidade as Partidas foram sendo dadas. As entregas de prémios dos escalões mais jovens foram sendo feitas com rapidez, enquanto iam decorrendo outras provas.

Na prova principal que foi a que corri, saliento que os escalões das Mulheres estavam divididos exactamente como os dos homens, o que enalteço mas depois  os prémios para os 2 primeiros de cada escalão, não eram exactamente iguais para ambos os sexos, com prejuízo, exactamente para quem? Para o sexo feminino! Dir-se-ia e dir-se-á (com razão) que nos escalões femininos nem sempre houve 3 atletas que ocupassem os lugares de pódio, pelo que se por um lado se quis igualar as coisas, por outro acabou por se seguir a velha filosofia que sendo em menor número as participantes femininas, logo merecem um prémio inferior! E isto levar-nos-ia a uma velha e sempre actual discussão, longe de consensos.

Prémios por classificação foram: Medalhas para os 3 primeiros de cada escalão e "Experiências Odisseias" e outros, mas só para os homens!

À parte isso, a entrega de prémios desta prova foi também bastante rápida.

A prova tem um percurso muito interessante: sai-se da Atalaia, envereda-se por estradões de terra batida, passa-se por arribas a ver o mar e retorna-se ao asfalto, numa subida razoável mas "a doer" para os menos preparados, regressando à povoação onde a Meta se encontra, exactamente no mesmo sítio de onde se deu a partida. Todo o percurso está bem marcado e sinalizado. Acresce ainda a indicação dos quilómetros, quilómetro a quilómetro.

A hora de partida foi um pouco tardia na minha opinião (hora marcada   11:15 hrs) , mas a proximidade do mar do Oeste, a distância relativamente curta e os 2 (dois!) postos de abastecimento (água) ao longo do percurso, não deixaram ninguém sofrer realmente com o calor.

No final, meta cortada, sombra e bancos (recinto da festa) para descomprimir.

Dão-nos mais água, uma maçã de pequeno calibre mas verdadeiramente deliciosa, 2 livros infantis, 1 pin alusivo à Lourinhã, um íman alusivo à prova, que já está colado na porta do meu frigorífico e uma brochura turística da zona.

Pequeno reparo de importância insignificante é o material de que os dorsais eram feitos: papel simples, que com o suor e a água... o meu, por exemplo...desapareceu durante a prova, pois rasgou-se com a maior facilidade.

Já de gravidade acentuada foi o muito mau condicionamento do trânsito. Na parte final, vejo-me numa estrada, com carros em ambos os sentidos, e ter de escolher um dos passeios, ou o meio da estrada entre os carros, ou o minúsculo espaço entre os passeios e os carros, ou ainda levar os espelhos todos à frente, e não foi fácil. E se isso foi grave, mais grave seria se tivesse havido "um azar".

E se por dois euros não se pode exigir muito, a meu ver, pode falhar muita coisa numa prova, mas nunca o que ponha em causa a saúde, integridade física e a própria vida do atleta!

O policiamento esteve deficiente (ou seria ausente?), pois só vi 2 agentes no largo da Meta e nunca ao longo do percurso, onde seriam mais necessários e onde o trânsito ia circulando, embora com alguma contenção (ou seria sorte a minha quando passei?!)

Muito má nota para a Polícia.Valeram os vários membros da organização ao longo do percurso, e todas as diligências que fizeram, quer em relação ao trânsito, quer em relação às indicações dadas. Para eles o meu agradeciemento e reconhecimento do esforço e bom trabalho.

Tirando isso, eu adorei! Esta gente merece a minha presença e gostei do ambiente, do "speaker" sempre a animar, das pessoas, dos Rolim, da Atalaia, do percurso, de... tudo! (tirando o trânsito!)

Por isso lhes dou os parabéns, e faço votos que tenham vontade e condições para em 2014 termos o III Grande Prémio Emanuel Rolim, pois eu estarei lá para corrê-lo!

Ana Pereira


Agora deixo algumas fotos:












A minha Corrida:

Adorei! Gosto de correr, não sei se já vos tinha dito. Tenho treinado alguma coisa. E se o que tenho treinado tem objectivamente em vista a 10ª Maratona do Porto, a 3 Novembro, quando soube desta prova, se inicialmente não me interessou por aí além (pela curta distância), depois à medida que fui tomando conhecimento do seu teor, achei que não podia faltar e 8 kms podem muito bem ser inseridos no meu especialíssimo plano de treinos.

Achei que podia tentar fazer a distância num ritmo mais puxado do que os meus treinos "habituais". E se assim achei, assim estava decidida e assim fiz:

Um aquecimento (trote lento) de 3 Km e depois...depois, era a abrir! Salvo seja, que o meu "rápido" é o lento para outros, pois na Corrida como na Vida, tudo é relativo e subjectivo.

O certo é que foi assim:

Km 1:    4:47  (mau...isto está muito rápido...ou dá raia...ou dá raia!)
Km 2:    5:12 (bem, assim está melhor, tudo controlado)
Km 3:    5:06 (óptimo, não estou a decair, tudo controlado, fixe!)
Km 4:    4:59 (fixe! estou bem!)
Km 5:    6:14 (pois...pois... mas sinto que não foi tanto o ritmo que quebrou, mas também quebrou, por falta de energia, mas teve principalmente a ver com a subidinha que apanhámos por esta altura)
Km 6:    5:39 (pronto, ainda um pouco da subida, mas assim está melhor...não está mau...)
Km 7:    5:08 (pronto, está tudo bem...agora é para a Meta! Estou bem!)
Km 8...que foram só 740 metros: 3:35 (o que daria uma média de 5:14/km, logo: para acabar...bom!)

Total da prova: 7,740 Km - 40m57s - média de 5:17 - Nada mau digo eu, mas aquele 6:14 é que me estragou a média! Perde peso, perde peso e treina mais rampas, que para o ano já sobes melhor!

Porque os escalões estavam divididos, e só por isso, lá tive direito a ir ao pódio, ainda por cima um 1º lugar! Claro que do meu escalão eram só duas, e muitas de escalões diferentes, inclusive mais velhas, ficaram bem na minha frente! De qualquer forma, aquele 1ª lugar foi meu! Ganho por direito! E soube bem!  Sim, sim, claro...a gente corre por prazer e tal, mas eu, se puder ficar em 1932º lugar não vou ficar em 1933º! Se é que me estou a fazer entender!

O certo é que tive uma manhã belíssima, com momentos muitíssimo bons, seguidos do almoço entre amigos, e a correr e entre amigos, estamos sempre bem!

Obrigada a todos e até uma próxima!

Entretanto, continuam os treinos com a Maratona em vista, e ter participado hoje nesta prova, só me fez bem!

 
 
Mais fotos em:

AMMA - Atletismo Magazine Modalidades Amadoras

e por certo em mais lugares, que agradeço me informem se souberem, para divulgar e porque também quero ir lá ver!

4 comentários:

Jorge Branco disse...

Parabéns "Pikena" essa prova foi uma pequena "distracção" no treino para a maratona do porto !.

Carlos Cardoso disse...

Gosto muito deste tipo de provas, de organizações mais "rudimentares". No entanto essa falha do policiamento e ter que correr pelo meio do transito é que não...é como dizes, colocar os atletas em perigo. Ainda bem que nada aconteceu.
Parabéns pela vitória...é como dizes, se puder ficar em 1932ª não vou ficar em 1933º :) Eu tb já subi uma vez ao primeiro lugar de um pódio, no Trail de Sicó em 2011, mas foi antes da prova para a fotografia :)
Força nesses treinos para 3/11

Isa disse...

Parabéns Ana!
Os pormenores não interessam, subiste ao primeiro lugar do pódio no teu escalão e isso ninguém te pode tirar.
Fizeste uma óptima prova.

E já estive ali a ler que já fizeste um treino de 26 km que correu bem melhor do que esperavas. Vês?
Uma vez maratonista, maratonista sempre. Aos poucos o corpo vai-se recordando e quando chegar o dia ninguém te pára.

Beijinhos e força!

RUN BABY RUN disse...

Foste ao pódio e foste, pronto! É merecido! Deixa-te lá de filosofias sobre a divisão dos escalões, o número de participantes... Ora essa! Parabéns e mais nada!
Sobre a prova: o barato por vezes sai caro. Neste caso ainda bem que não saiu caro, mas podia...
Bons treinos!