Pesquisar neste blogue

sábado, 17 de março de 2012

Sábado - o diário semanal

peso: 69,9 Kg - Relação com o último peso: acréscimo de 0,800 Kg

Resumo dos Treinos da 3ª semana (das 12 de Treino para a Meia)


Carga Semanal: 32,190 Km em 3  Treinos:

domingo 11.0.2012: 15,360 Km - 1h37m04s
5ª feira 15.03.2012: 7,200 Km - 47m04s
6ªfeira 16.03.2012: 9,630 Km - 1h00m06s


Faltam agora 9 semanas para a 7ª Meia Maratona Douro Vinhateiro

Confesso. Confesso que descarrilei e o comboio circulou sem freio nem maquinista durante uns bons quilómetros, completamente fora da linha e fora de controlo.

São efeitos do stress. O stress, aquele mesmo que é indispensável à vida. As adaptações do nosso corpo e espírito a novas situações. Sem stress não viveríamos. E as situações boas também são indutoras de stress. E muito! Quem já não andou super stressado com uma coisa boa? Um namorado novo, um casamento, uma viagem, um emprego novo, o nascimento de um filho, umas férias, etc. etc.? E mesmo sendo por uma situação agradável e positiva, não deixa esse stress de trazer algumas consequências nefastas.

Pois  foi o que me aconteceu. Andei (e ainda estou) um bocado stressada. Por uma coisa boa! E uma das respostas (estúpidas!) do meu organismo foi entupir-me de comida! Sempre a comida a tentar solucionar ou aliviar problemas, sentimentos e emoções! Sou um animal demasiado emocional, é o que sou! Os treinos abrandaram, também por um acréscimo de afazeres que me roubaram o já habitualmente escasso tempo para treinar, e depois da Corrida das Lezírias só voltei a correr na 5ª feira e na 6ª feira, pelo que a semana foi pouco regular e pouco equilibrada em termos de treinos. Ainda assim, não considero a carga semanal muito fraca. É preciso continuar e tentar nesta semana, em que se espera tudo voltar à confortável e reconfortante rotina de que tanto precisamos, e ser mais equilibrada e regular. Tanto em termos de treinos quer em termos alimentares.

Veremos. Que isto de ser um animal emocional nem sempre nos traz vantagens. E a Meia do Douro aproxima-se e os 21.097,5 metros que terei de correr não se apiedarão das minhas fraquezas.

8 comentários:

Anónimo disse...

Pois, és emocional, mas também com raciocínio muito clara. Não te mudes!
E que bom que estás stressada por uma coisa boa :-))
Não tenho nenhuma dúvida que vais conseguir, a meia maratona e o peso.
Bjs
Ana G.

horticasa disse...

Ok! e nós sabemos bem que o que custa mais são os 97m.
Estás com um treino óptimo, relaxa e vais ver que a coisa vai...
beijinho

Corre como uma menina disse...

Olá! Já me perguntava como estarias em relação aos teus treinos. Às vezes é assim, a vida mete-se no caminho... E eu nunca treinei para nenhuma Meia, por isso nem imagino! Mas não tenho dúvidas de que recuperas.

Beijinhos e continuação de bons treinos.

Bom fim-de-semana!

S* disse...

Oh oh... sei bem o que isso é... a comida parece curar tudo. força!

Jorge Branco disse...

"Pikena" que luta, que guerra! Vale a pena ver as coisas assim?!
Isso não sera mais uma causa de stress com efeitos nefastos no peso?
Cada um é um ser único mas eu, se tivesse esqueleto para isso, para perder peso usava uma formula completamente diferente!
Tomava os devidos cuidados com a alimentação mas virava os meus treinos e participações para provas em montanha. Sem stress, sem andamentos estipulados,sem relógio mas com muito mais perda de calorias garantidas e muito prazer! Depois quando o peso tivesse baixado e me sentisse mais em forma "baixava" para a "planície" e fazia um treino especifico para "voar" numa meia maratona!
Enfim conceitos e ideias muito diferentes sobre a maneira de estar na corrida.
Eu já não estou na fase de lutar por andamentos mas também tenho necessidade de perder peso! Só que não entro em paranoia com isso porque tenho a certeza que se controlar uma pouco a alimentação e ir treinando regularmente acabo por chegar lá. Leva algum tempo mas consigo. E perdas de peso feitas a pressão dão como resultado uma recuperação de peso bem rápida!
Beijinhos.

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Ana G. - obrigada... Eu mudar até podia mudar, mas depois deixava de ser eu, e ele há coisas de que gosto muito em mim!

Horticasa - Claro que vai. E eu em relação aos treinos, estou na boa, isto vai! Muito devagarinho mas vai!

Menina que corre - pois nem sempre se consegue "cumprir" o planeado, mas com vontade, dá-se sempre um jeito. ão se treina hoje, é amanhã, é preciso é não desistir, porque os planos são sempre adaptáveis às nossas circunstâncias, que como bem sabemos, nem sempre são convidativas para treinarmos

S* - pois parece, mas garanto-te: não cura nada!!! Comer é bom, mas com conta, peso e medida! Como tudo afinal.

Jorge: acho que o meu amigo Jorge não percebeu nadica de nadica! É que o stress neste caso, não teve nadinha de nada a ver com corrida, treinos, tempos e afins! Apenas um acontecimento (BOM) nesta semana me levou a andar um bocado (um BOM bocado stressada) e também mais ocupada. E para além de treinar menos, descontei na comida; mas já está tudo nos eixos de novo: stress acabou - situação estabilizou, e treinos voltaram e alimentação estabilizou também.

Obrigada a todos por me deixarem estas palavras.

Joaquim Costa disse...

Pois é eu sofro do mesmo mal,gosto muito de comer por isso é que digo que a minha balança está sempre avariada , mas com algum esforço nós (os pesadinhos) também vamos lá.Força ,muita força ainda falta muito para a Régua e o calor ajuda a perder peso e beber muita agua.bjs

Mokas disse...

Querida, adoro o teu blog e um dia (não sei quando) vou participar contigo nesta meia maratona (sonha Mokas, lol) Já fiz o percurso de carro, mas a pé deve ser fantástico. Bjts