Pesquisar neste blogue

domingo, 18 de junho de 2006

Fim de Semana de 17 e 18 de Junho de 2006

O que se descobre a navegar por aí, pela vida…

Hoje poderia estar aqui a escrever de forma eloquente sobre a Corrida das Festas Cidade do Porto, prova em que estava inscrita e que com muita pena minha não pude estar presente.

Pois como nem só de Corrida vive a Mulher passei este fim-de-semana no Fórum Almada e suas imediações. No Fórum sim, mas não no comercial, que todos conhecem e frequentam, onde se compram marcas para nos rotularmos identificarmos.

Estive no Fórum Municipal Romeu Correia, a assistir a um espectáculo no Auditório Fernando Lopes Graça, em plena Almada.

E as coisas que descobri!

"Descobri" hoje Almerinda Correia e Romeu Correia. No átrio do Fórum, aguardo a hora de entrar para assistir ao espectáculo de dança em que a minha filha participa. E mente inquieta, decido saber quem foi Romeu Correia. E por ele chego a Almerinda Correia.

Amante da Corrida, surpreendida fico com o que descubro! E eu, a viver aqui, a correr aqui, e que ignorante sou!!

Obrigada a quem disponibiliza informação sobre estas duas ilustres figuras que viveram aqui tão perto, onde vivo eu, passo e corro todos os dias, nestas ruas de Cacilhas e Almada.

As lutas que travaram, as vitórias que alcançaram. O que usufruimos hoje, sem nos darmos conta do que custou aqui chegar...

E que ignorante sou...

Romeu Correia
nasceu em Cacilhas em 1917 e faleceu em Almada em Junho de 1996.

Apenas com a instrução primária, não deixou que a ignorância o abafasse, nem a ele nem aos outros, pois procurou instruir-se, leu, e aprendeu, e sempre tentou o mesmo para os outros.

Ele intervém, mobiliza e começa a liderar o Movimento Associativo de Almada.

Em 1942 casou com Almerinda Correia, que durante o período da II Guerra consagrou-se por cinco vezes Campeã Nacional, no Lançamento de Peso, Disco e Dardo. Era uma atleta completa pois destacou-se também na corrida, saltos e arremesso.

Ainda na década de 40, ela e o marido, praticante de Boxe, criam no Almada Atlético Clube um núcleo de raparigas praticante de Atletismo. Um escândalo para a época e local, em contraste com a descontracção, alegria e saúde que as raparigas transmitiam a praticarem Atletismo de camisola de manga curta e calção de meia perna!

Em 1943, ainda em plena II Guerra Mundial, junto com um grupo de jovens anti-fascistas, Romeu Correia funda a Biblioteca Popular da Academia Almadense e reorganiza a da Incrível Almadense.

Em várias colectividades promove recitais e conferências.

Em 1947, edita o seu primeiro livro “Sábado sem Sol”, revertendo os lucros para as tesourarias da Academia e da Incrível Almadense.

A PIDE alertada então para as características das suas obras: Generosidade, preocupação com o próximo, intervenção social e luta contra a exploração e a tirania, tenta apreender a edição de 1500 exemplares, mas pouco mais de 50 conseguiu apreender.

Duas figuras absolutamente admiráveis: Romeu Correia e Almerinda Correia! Conheci-os hoje, apesar de já não estarem entre nós. Mas o que eles foram e fizeram continua entre nós. De forma inequívoca!

A Liberdade que temos, as opções que são nossas, a livre expressão de opinião, de sentimento, de ideias, pela palavra, pelo corpo, pela atitude!

Sinto que tenho ainda muito para aprender, para ver, para sentir, para dar!!! Sinto que o tempo que me resta não é nada! A Vida tem tanto para nos dar e nós tanto para darmos! E nós por vezes (a maior parte das vezes) esquecemos e desperdiçamos. Estúpidos que somos...

Uma vontade louca de Viver invadiu-me. Por instantes senti que é bom estar Vivo! Que o Sol brilha, que há uma Vida para mim!


Hoje estive no Fórum a assistir ao espectáculo de dança da Companhia de Dança de Almada. Uma demonstração das várias classes e dos vários estilos. Gostei muito. E não tendo mais palavras, uso as de outro, com todo o merecido respeito:

“A arte não é o adorno da boa sociedade, mas sim a expressão freemente da vida.”

Fernando Lopes Graça

Cá fora o futebol: Portugal - Irão: Cristiano Ronaldo faz o 2-0!!! A massa agita-se, explode num frenesim de alegria e extâse.

Lá dentro, outro e o mesmo mundo:


E eu, como já disse, nem só de Corrida vive a Mulher, e troquei rapidamente o fim de semana no Porto (Corrida das Festas Cidade do Porto) tão só...e apenas ...por isto...

Amei!

Sem comentários: