Pesquisar neste blogue

domingo, 20 de outubro de 2013

Objectivo na Maratona

Do meu amigo Jorge Branco, do Último Quilómetro, esta magnífica composição: Eu, a Maratona, Paris (a minha primeira), o Porto onde quero correr a que será a minha 5ª Maratona, o Sonho e o Amor...elementos fundamentais para a nossa felicidade.
Está magnífico Jorge Branco. Muito obrigada! Adorei!


Mas como não é só de sonhos que se vive... há que trabalhar para os realizar.

E se ontem corri 10 Km, hoje foram 22 Km em 2h17m. Bem lento como podem verificar. Os primeiros 15 foram com "Os Perigosos", equipa também a treinar para a Maratona do Porto e que me levaram com eles e não foi tão lento assim. Os restantes 7 foram comigo mesma e cheguei aos 22.

Como me sinto a 2 semanas da Maratona?

Bem e mal. Certa e incerta. Segura e insegura. Com coragem e com medo.

Sei que fisicamente não estou bem preparada, ainda assim acredito que vai ser possível (chegar à Meta da Maratona). Mas estou melhor preparada para a distância (embora mais lenta) do que naquele ano em que disisti (2007). Estou, fisicamente bastante longe do ideal, mas acredito ainda assim que fisiscamente falando é possível.

Tenho também consciência que com esta preparação precária, ali a oscilar entre o suficiente e o insuficiente, a parte mental vai ser de extrema importância. Vai pesar mais do que a parte física (essa...acredito na maior parte do tempo, que vai aguentar).

Mas assim, reveste-se ainda mais de toda a importância o factor mental. E desse tenho mais medo ainda. Busco motivos, razões para me agarrar e querer continuar a prova para alcançar a Meta, naquelas alturas em que o insconsciente me vai gritar em surdina: "pára! não vale a pena! desiste! para que te meteste nisso?" (sim, porque eu sei que ele me vai fazer isso)

E eu, com as forças que terei, hei-de-lhe responder com convicção, as vezes que forem precisas:

"Eu quero contribuir para o número de chegados à Meta! Quero fazer parte desse número que tudo leva a crer vir a ser o novo record de chegados à Meta da Maratona em Portugal! Quero ser um entre eles! Os que vão fazer o novo record!"

E se o tempo já me deixou de preocupar (seria ridículo se me precocupasse tendo em conta a minha forma) o objectivo único é esse: Cortar a Meta! Rever o meu pai e a minha filha depois de 42.195 metros corridos.

Acho que é um bom objectivo, como o são todos os objetivos que se criam e que nos fazem lutar para serem alcançados.


Até amanhã querido diário

13 comentários:

horticasa disse...

Contagem decrescente, agora é relaxar e treinos cada dia mais curtos....
VAIS CONSEGUIR!!!

Unknown disse...

Nesses momentos, a correr ou a caminhar, serra os dentes, levanta a cabeça e anda para a frente.
Devagar ou depressa, vais chegar!
Vais conseguir e vais perceber que valeu a pena!

Já sentiste isso uma vez, chegar ao fim, recorda o quanto soube bem e... que estás melhor do que em 2007, tenho a certeza!

A propósito, um Beijo ao Porto por mim!

Jorge Branco disse...

Motivação psicológica "Pikena"? Olhe pense em si, corra por si, pela alegria que vai ter ao terminar mais uma maratona!
Depois pense que vai desempatar o número de maratonas feitas comigo que também tenho 4!
Força rapariga!

Carlos Cardoso disse...

Força Ana..muita força!!!

S* disse...

Sempre a dar-lhe, sempre em grande!

JoaoLima disse...

Força Ana! Venha essa meta! :)

Pedro Carvalho disse...

Já cheira... :)

Beijos!!!

MCD8 disse...

Muita força Ana , não tenho duvidas que vamos conseguir fazer parte desse "recorde"!!

...eu tambem só quero cortar a meta de saúde e feliz por ter conseguida correr a minha primeira Maratona (quem sabe ultima também)...

Força essa maratona é "nossa" de todos :)

bons treinos...

Bons Km disse...

Estou na torcida Ana, vai dar tudo certo. Curta cada km.
Beijos
Bons treinos
Ju

Anónimo disse...

Olá Ana,

Fico feliz por te vêr com força de vontade...e que tenhas regressado aos treinos. A "t-shirt de treino" para a Maratona do Porto dá realmente motivação para treinarmos mais.
O que tu sentes, julgo que quem treina para uma maratona também o sente. Eu também estou farto de me interrogar do porquê e do para quê e com que finalidade. Também o meu andamento de treino caíu muito, cerca de 10 segundos ao km e o objectivo de conseguir fazer a Maratona com o mesmo tempo do ano passado já está longe. Agora aponto para um tempo final entre as 3h15' e as 3h20' e até nem excluo a hipótese de desistir de correr (tentarei acabar a prova nem que seja a andar). A maratona é uma prova imprevisível, depende de muitos factores desde as condições climatéricas, físicas, psicológicas, a alimentação da véspera, etc.
Ana, continua com os treinos treinos mas não te excederes agora na kilometragem diária e semanal. Quanto ao teu tempo final, julgo que poderás fazer a Maratona entre as 4h10' e as 4h30' mas tu és uma rapariga "fora de vulgar" por isso ainda estou a pensar se não conseguirás mesmo fazer a corrida em 4h.

Bons treinos e bjs
Fernando Sousa

.JOSÉ LOPES disse...

Ana
Tens de repetir aquele processo de a cada km da Maratona pensares em alguém, na família, nos animais, nos amigos, .................
És uma lutadora e sei que vais conseguir, mas prepara-te para sofrer um pouco.
bjs
j.lopes

Isa disse...

Tudo a correr bem Ana é o que desejo.
O importante é sempre terminar, os tempos são sempre coisas secundárias. Se fizermos uma corrida feliz e acabarmos satisfeitas o que melhor pode haver? =)
Vais ver que vai correr tudo bem.
Muita força!
Beijinhos

A Loira disse...

Costumo dizer que não sei correr, é o único desporto em que não me sinto confortável, não consigo controlar a respiração e sinto-me fora do meu terreno natural, mas esta semana decidi mudar isso, um dia destes falo-te disto.