Pesquisar neste blogue

domingo, 27 de outubro de 2013

27ª edição 20 Km de Almeirim - 27 de Outubro de 2013







Falta 1 semana para a Maratona do Porto. Dizem os livros que correr 20 km 8 dias antes pode não ser o mais indicado, mas meus amigos, de toda a preparação que tive, raros foram os dias em que  posso dizer que tenha feito "o mais indicado". É assim. Na Corrida como na Vida. Nós saber até sabemos, mas quantas vezes as coisas não são, por este e aquele e outros milhares de motivos, "o mais indicado"? Pois pagamos, eu sei que pagamos! E de que maneira! Mas ainda assim estou convencida que vou cortar a meta da 10ª Maratona do Porto, no próximo domingo. (não sabemos é a que horas nem em que condições, mas isso na verdade, ninguém o pode saber, correcto? Nem mesmo aqueles que acham que sabem. Não sabem!)

Hoje seria um dia em que a forma estava mal (pior que o costume!) Uma valente constipação que não sendo grave nos ataca o corpo, nos faz chorar baba e ranho,  nos ataca a cabeça com dores assim como ao corpo. Ponderei não ir. Mas, decidindo bem ou mal, fui! 

Sem grande aquecimento pois o tempo também não era muito lá comecei a prova. E se o pé esquerdo, o calcanhar e também um tendão na parte de trás dessa perna, indo da nádega até meio do gêmeo já me anda a chatear praticamente desde que comecei a "preparação", hoje a coisa assustou-me! Habituada à dor, hoje ainda antes do 1º km, houve ali umas duas guinadas que julguei que ia ficar por ali. Hoje e no próximo domingo. Uma dor... poder-se-á aguentar. Se for contínua, de nível.... suportável, o que evidentemente varia de pessoa para pessoa. Mas uma guinada, pode fazer-nos ceder, atrofiar, parar, sem hipótese! Assim, reduzi (ainda mais o ritmo) e fui muito atenta a cada passada. Ia colocando a perna e o pé de forma que julgava  evitar a guinada e assim, devagarinho, de facto, a guinada não voltou durante 20 km. Por alguns metros até esqueci a dor e fui "bem" até à meta, pois a parte respiratória e cardíaca iam bem descontraídas.

Nesta Corrida encontrei bastantes rostos conhecidos e alguns amigos. Foi bom rever tanta gente.

Se chego satisfeita a esta semana que falta para a Maratona? Nem por isso. Confiante? Quanto baste! Se acredito? Acredito!!!

O trabalho (e a falta dele) para a Maratona está feito! Agora é continuar a trabalhar a parte mental, que essa terá alturas em que quererá falar mais alto e pode lixar tudo! Mas por outro lado, pode também levar-me um bocadinho para além do que este corpo à partida poderá alcançar.


12 comentários:

Jorge Branco disse...

Eu acredito que a determinação da "Pikena" tudo vai superar tudo e concluir a maratona do Porto.
Eu até acho que 20 Km são o ideal para se fazerem 8 dias antes da maratona desde que a nossa forma permita recuperar dos mesmos na perfeição nos 8 dias que faltam para a maratona.
Beijinho

Carlos Cardoso disse...

Eu tb acredito!!!
Domingo lá estaremos firmes e hirtos (ao inicio) e menos firmes e hirtos mas imensamente felizes no fim.
Beijinhos e boa semana

Anónimo disse...

Olá Ana,

A tua prova até que nem foi má dado o problema que tiveste na perna. Não forces muito o treino esta semana, deixa a lesão desaparecer pois por vezes, ao querermos proteger a perna lesionada acabamos por provocar outras lesões na perna contrária.
Quanto a fazeres um treino/prova de 2h, e conhecendo-te, não julgo que tenha sido errado.
Eu no Sábado também fiz um treino de 25kms e no Domingo uma prova de 10kms. Também me interroguei se deveria ter feito ou não este treino...mas já está feito.
"Ela já ai está à porta"...a grande Maratona do Porto 2013!!!

Bjs e as tuas melhoras,

Fernando Sousa

Henriqueta Solipa disse...

Oh Ana que pena não te poder acompanhar....
é sempre assim ....

faria contigo a Maratona do Porto e de certeza que e davas um "bigode" mordia-te os calcanhares e lá fugias tu de mim directamente para a meta!!

Não receies, melhor do que eu... sabes bem o que é por isso deixa-te levar ....

Beijinhos e boa sore para o Porto

Corre como uma menina disse...

Vai correr bem, vais cortar aquela meta! Em que condições, como dizes, só no próprio dia se pode saber, mas cortas a Meta! Força!
Beijinhos

RUN BABY RUN disse...

Achei graça, e não posso estar mais de acordo, quando dizes qualquer coisa do género: quantas vezes sabemos o que é certo, mas nem sempre o fazemos... A minha vida pauta-se tantas vezes por esse "princípio" tão feminino. Somos talvez mais emotivas e menos racionais, mas tantas vezes o coração nos leva mais longe que as pernas...
Força!

Corre Piolha Corre disse...

Eu acredito!!! Vais cortar aquela meta no Domingo!!! Disso ninguém tem dúvidas... Daqui a uma semana vou ler aqui algo do género "cortei a meta com um tempo de......" :)

Força! Beijinhos

JoaoLima disse...

Força Ana, estou contigo! venha essa meta! :)))

Beijinhos e tudo de bom

Jorge disse...

Ana,
você está preparada,já fez o dever de casa,agora é a hora da diversão.
Boa prova no domingo!!

Isa disse...

Ana, gostei de te ver. Espero que essa dor passe rápido.
Tu acreditas, eu acredito, todos acreditamnos! :)

BritoRunner disse...

Coragem Ana

No dia tudo fica mais fácil, o período de preparação é o mais difícil e esse melhor ou pior já está feito, agora e carregar baterias.

Beijo

Unknown disse...

Ana,

A classificação desta prova não interessa nada, pois o mais importante é estares em condições para este fim de semana.

Como muito outros aqui o disseram acredito que o irás conseguir, mas mais do que isso TENHO A CERTEZA que o IRÁS CONSEGUIR no próximo domingo

FORÇA !!! Estamos TODOS contigo.

Fernando Varela