Falta 1 semana para a Maratona do Porto. Dizem os livros que correr 20 km 8 dias antes pode não ser o mais indicado, mas meus amigos, de toda a preparação que tive, raros foram os dias em que posso dizer que tenha feito "o mais indicado". É assim. Na Corrida como na Vida. Nós saber até sabemos, mas quantas vezes as coisas não são, por este e aquele e outros milhares de motivos, "o mais indicado"? Pois pagamos, eu sei que pagamos! E de que maneira! Mas ainda assim estou convencida que vou cortar a meta da 10ª Maratona do Porto, no próximo domingo. (não sabemos é a que horas nem em que condições, mas isso na verdade, ninguém o pode saber, correcto? Nem mesmo aqueles que acham que sabem. Não sabem!)
Hoje seria um dia em que a forma estava mal (pior que o costume!) Uma valente constipação que não sendo grave nos ataca o corpo, nos faz chorar baba e ranho, nos ataca a cabeça com dores assim como ao corpo. Ponderei não ir. Mas, decidindo bem ou mal, fui!
Sem grande aquecimento pois o tempo também não era muito lá comecei a prova. E se o pé esquerdo, o calcanhar e também um tendão na parte de trás dessa perna, indo da nádega até meio do gêmeo já me anda a chatear praticamente desde que comecei a "preparação", hoje a coisa assustou-me! Habituada à dor, hoje ainda antes do 1º km, houve ali umas duas guinadas que julguei que ia ficar por ali. Hoje e no próximo domingo. Uma dor... poder-se-á aguentar. Se for contínua, de nível.... suportável, o que evidentemente varia de pessoa para pessoa. Mas uma guinada, pode fazer-nos ceder, atrofiar, parar, sem hipótese! Assim, reduzi (ainda mais o ritmo) e fui muito atenta a cada passada. Ia colocando a perna e o pé de forma que julgava evitar a guinada e assim, devagarinho, de facto, a guinada não voltou durante 20 km. Por alguns metros até esqueci a dor e fui "bem" até à meta, pois a parte respiratória e cardíaca iam bem descontraídas.
Nesta Corrida encontrei bastantes rostos conhecidos e alguns amigos. Foi bom rever tanta gente.
Se chego satisfeita a esta semana que falta para a Maratona? Nem por isso. Confiante? Quanto baste! Se acredito? Acredito!!!
O trabalho (e a falta dele) para a Maratona está feito! Agora é continuar a trabalhar a parte mental, que essa terá alturas em que quererá falar mais alto e pode lixar tudo! Mas por outro lado, pode também levar-me um bocadinho para além do que este corpo à partida poderá alcançar.
Corri 20,080 Km em 2h03m13s
Fui 971ª classificada de um total de 1034 atletas chegados à meta
Classificações, diplomas e outras informações da prova, aqui, no site oficial
Fotos dos 20 km Almeirim: pelo meu pai: António Melro, na AMMA - Atletismo Magazine Modalidades Amadoras, aqui
Pelo João Lima, aqui
Pelos Amantes da Corrida, aqui
Pelo GDRS Francisco da Serra, aqui
Pelos Run1stPlace, aqui
Pela Ana São Bento, aqui
Fui 971ª classificada de um total de 1034 atletas chegados à meta
Classificações, diplomas e outras informações da prova, aqui, no site oficial
Fotos dos 20 km Almeirim: pelo meu pai: António Melro, na AMMA - Atletismo Magazine Modalidades Amadoras, aqui
Pelo João Lima, aqui
Pelos Amantes da Corrida, aqui
Pelo GDRS Francisco da Serra, aqui
Pelos Run1stPlace, aqui
Pela Ana São Bento, aqui
12 comentários:
Eu acredito que a determinação da "Pikena" tudo vai superar tudo e concluir a maratona do Porto.
Eu até acho que 20 Km são o ideal para se fazerem 8 dias antes da maratona desde que a nossa forma permita recuperar dos mesmos na perfeição nos 8 dias que faltam para a maratona.
Beijinho
Eu tb acredito!!!
Domingo lá estaremos firmes e hirtos (ao inicio) e menos firmes e hirtos mas imensamente felizes no fim.
Beijinhos e boa semana
Olá Ana,
A tua prova até que nem foi má dado o problema que tiveste na perna. Não forces muito o treino esta semana, deixa a lesão desaparecer pois por vezes, ao querermos proteger a perna lesionada acabamos por provocar outras lesões na perna contrária.
Quanto a fazeres um treino/prova de 2h, e conhecendo-te, não julgo que tenha sido errado.
Eu no Sábado também fiz um treino de 25kms e no Domingo uma prova de 10kms. Também me interroguei se deveria ter feito ou não este treino...mas já está feito.
"Ela já ai está à porta"...a grande Maratona do Porto 2013!!!
Bjs e as tuas melhoras,
Fernando Sousa
Oh Ana que pena não te poder acompanhar....
é sempre assim ....
faria contigo a Maratona do Porto e de certeza que e davas um "bigode" mordia-te os calcanhares e lá fugias tu de mim directamente para a meta!!
Não receies, melhor do que eu... sabes bem o que é por isso deixa-te levar ....
Beijinhos e boa sore para o Porto
Vai correr bem, vais cortar aquela meta! Em que condições, como dizes, só no próprio dia se pode saber, mas cortas a Meta! Força!
Beijinhos
Achei graça, e não posso estar mais de acordo, quando dizes qualquer coisa do género: quantas vezes sabemos o que é certo, mas nem sempre o fazemos... A minha vida pauta-se tantas vezes por esse "princípio" tão feminino. Somos talvez mais emotivas e menos racionais, mas tantas vezes o coração nos leva mais longe que as pernas...
Força!
Eu acredito!!! Vais cortar aquela meta no Domingo!!! Disso ninguém tem dúvidas... Daqui a uma semana vou ler aqui algo do género "cortei a meta com um tempo de......" :)
Força! Beijinhos
Força Ana, estou contigo! venha essa meta! :)))
Beijinhos e tudo de bom
Ana,
você está preparada,já fez o dever de casa,agora é a hora da diversão.
Boa prova no domingo!!
Ana, gostei de te ver. Espero que essa dor passe rápido.
Tu acreditas, eu acredito, todos acreditamnos! :)
Coragem Ana
No dia tudo fica mais fácil, o período de preparação é o mais difícil e esse melhor ou pior já está feito, agora e carregar baterias.
Beijo
Ana,
A classificação desta prova não interessa nada, pois o mais importante é estares em condições para este fim de semana.
Como muito outros aqui o disseram acredito que o irás conseguir, mas mais do que isso TENHO A CERTEZA que o IRÁS CONSEGUIR no próximo domingo
FORÇA !!! Estamos TODOS contigo.
Fernando Varela
Enviar um comentário