Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Correr sem blogue


Saio para a rua, à hora de almoço para um volta rápida com a Molly. Fazer xixi, com sorte cócó e para o bicho mexer as pernas, arejar um bocado e ver outras coisas para além do céu.

Ao longe, avista-se um homem a segurar uma trela esticada e na extremidade um ponto vermelho minúsculo.

"Que é aquilo Molly?" - sim, eu falo para a minha cadela! "Um cão de casaquinho? Com esta temperatura?!"

O animal é minúsculo, deve pesar apenas algumas gramas, está preso e a Molly por norma costuma ignorar outros canídeos, por vezes com algum esforço da minha parte, fazendo-me testar a autoridade e segurança. Mas por norma, o mais que pode acontecer é ir cheirar o outro e deixar-se cheirar e brincar um pouco se o outro estiver na mesma onda e seguimos o nosso caminho. Se não surge empatia, ela simplesmente passa por eles e segue, muitas vezes até acelera o passo para se afastar deles, quando sente alguma agitação, antipatia ou agressividade.

Ora desta vez, a Molly, assim que a libertei da trela correu para o tal ponto vermelho, interesssadíssima. Mas ao aproximar-se da coisa, a coisa desata a ladrar e vira-se à Molly como se a quisesse morder. Ora a Molly que é muito boazinha, mas já deixou há tempos de ser tão boazinha que passava a ser mas era parva, trata de reagir da mesma forma, rosna e mostra-lhe os dentes.

Ora o cavalheiro, supostamente dono do animal vestido de vermelho não tem outra reacção que não fosse levantar a trela para cima, elevando o animal no ar, ficando este completamente suspenso e vai rodando sobre si próprio na tentativa de o retirar do alcance da Molly que mediante tal cena, achou que aquilo devia ser algum jogo e vai de se elevar nas duas patas traseiras e saltita para o bichinho que balançava no ar e ainda assim continuava a querer virar-se aos 34 quilos de cão que a Molly representa.

Alcanço a Molly e agarro-a pondo cobro ao espectáculo. Peço desculpa ao cavalheiro, afinal o seu bicho nervoso estava preso e a minha peluda estava solta e foi ter com o dele, ralho com aMolly e faço-a seguir o nosso caminho habitual.

Reflicto e não chego a conclusão nenhuma. Devemos respeitar os outros, eu sei.  Se o nosso cão incomoda os outros, não lhe devemos permitir andar solto...mas o animal tem de mexer as pernas e ter alguma liberdade para se movimentar livremente, e a Molly não agride nada nem ninguém, no entanto pode provocar danos por acidente (derrubar pessoas, irritar/provocar outros cães, etc.). Fico um bocado chateada com o episódio... mas passear um cão sempre à trela é demasiado castrador na minha opinião.







Ao fim do dia fomos andar para outra zona, mais frequentada e praticamente desconhecida para a Molly e aí só andamos de trela, por segurança. Nossa e dos outros.

A dona arranjou maneira de correr um bocado e isto dos treinos e da Maratona está um bocado complicado. Ou não, mas apetece-lhe à dona regressar às origens e regressar às origens neste momento é...correr sem blogue.

Até amanhã querido diário

7 comentários:

Carlos Cardoso disse...

Um espectáculo a tua Molly.
Beijinhos

Anónimo disse...

Querida amiga
Quanto mais conheço os ditos humanos mais me identifico com os ditos animais...
Beijinhos, boas corridas sempre.
António

Jorge Branco disse...

Que delicia de texto!
A Molly só queria investigar o que era "aquilo" mas "aquilo" é que não achou graça nenhuma.
Esses "micro cães" ou "cães de bolso" por norma ladram a tudo e todos que ate irrita. Parecem umas micro feras!
Já agora pode dizer a Molly que mesmo sem a conhecer estou cada vez mais apaixonados por esse "monte de pelos"!
Beijinho.

Corre Piolha Corre disse...

Certamente que a Molly achou a coisa tão pequenina que mal acreditou ser um canito :D
Sei bem o que isso é, pois tenho um são bernardo e apesar de não fazer mal a uma mosca (literalmente), as pessoas receiam-no derivado ao seu elevado porte. Mas lá está é grande mas "não é grande coisa" ahaahah :D

Beijinhos

JoaoLima disse...

Porque é que será que os cães "meia-lecas" têm a mania de provocar os grandalhões?!?

Mistério!

Beijinhos, Ana


S* disse...

A tua princesa não fez nada de mal, só queria socializar. Passear cães sempre à trela pode ser castrador, como bem dizes.

Edgar Barreira disse...

Ana, tenho uma prova ideal para ti e para a tua Molly já no próximo mês de setembro, numa cidade que bem conheces, o Porto...

https://lap2go.com/pt/Event/maratona-do-cao-2013