Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 22 de julho de 2013

É Oficial - Inauguração de "Um dia, Um Treino" - sim, porque nos dias que não corro, também estou a "treinar"



É oficial.

Por estas bandas começaram os treinos para a 10ª Maratona do Porto.

Faltam 15 semanas para correr 42.195 metros na belíssima cidade do Porto e de Vila Nova de Gaia.

Planos de treino não faltam por aí. Leio e analiso este, aquele, o outro e mais outro e outro ainda. Ouço os amigos e conhecidos. Concordo com alguns, duvido e discordo de outros. Junto o que sei, por experiência própria e vou fazer eu o meu plano de treinos.

Portugal está cheio de "treinadores". Principalmente de bancada. Eu serei mais um, só que só me treino a mim mesma. Considerando o objectivo que será "simplesmente" correr com prazer e adquirir resistência para os 42.195 metros no dia 3 de Novembro de 2013, creio que não preciso de planos muito elaborados nem nada específicos ou "técnicos".

Se sonho correr a mítica distância abaixo das 4 horas, lá isso sonho, mas sei que não será propriamente fácil tendo em conta o ponto em que me encontro. À medida que o treino avance e analisando a minha própria evolução e adaptação ao longo das semanas, irei também adequando o objectivo e o próprio "plano".

2ª feira, 22 de Julho de 2013: 12 Km, 1h12m, média de 6:00/Km

Observo a 1ª foto e constato que em cada passada aterro de calcanhar. Nada que já não soubesse, mas hoje ficou-me a doer um bocado o calcanhar esquerdo. Não gosto. Espero que passe.

18 comentários:

João Campos disse...

Aqui vai um comentário fofinho, bons treinos!

Egas Branco disse...

Força Campeã! Torcemos por ti.

Isa disse...

Ana, muita força!
Estou a torcer por ti.
Bons treinos e beijinhos.

Jorge Branco disse...

Força Ana!
Eu tive a "sorte" de nas minhas 4 maratonas ter tido a orientação de profissionais e não tivesse sido assim nunca teria obtido aqueles resultados.
Atacar o solo pelo calcanhar é normal nos fundistas, pelo menos sempre me ensinaram assim embora haja para ai umas teorias "malucas".
As 4 horas olhe não fique muito obcecada com isso! Beijinhos.

Carlos Cardoso disse...

Boa sorte para essa preparação. Vemo-nos no Porto dia 3 de Novembro.
Beijinhos

Pedro Carvalho disse...

Ia dizer-te umas quantas coisas giras e cheias de sentimentos maratonistas mas depois cheguei a uma conclusão, o que pode um gajo como eu (que acabou a sua única maratona como viste) dizer algo de novo a uma atleta como tu que já fez várias maratonas?
Só posso dizer ESPONJA (o tal comentário fofinho) e que estou (estamos) a torcer por ti.
Beijos e bons treinos!!!

JoaoLima disse...

VIVA! VIVA! VIVA! Tudo a correr pelo melhor! Força! Beijinhos Ana

Corre como uma menina disse...

Força na preparação e diverte-te nos treinos! Beijinhos

Fernando disse...

Fantástico
Já não me sinto sózinho. Também recomecei hoje a minha odisseia de treinos rumo à maratona do Porto.
Foram muitas semanas sem correr devido à lesão por isso começo devagarinho e um pouco a medo. Apenas 6km com média 06:05 mas sem dores o que foi um sucesso tendo em conta os 27º que se faziam sentir à hora do almoço. Sinto que posso continuar :)
Votos de continuação de bons treinos

RUN BABY RUN disse...

Acho que é bom alguma orientação técnica. Mas de quem perceba do assunto à séria. E de preferência apenas vinda de uma pessoa, alguém experiente e com provas dadas neste campo.
Uma maratona não é uma prova qualquer, como bem sabes e até melhor que eu que nunca fiz nenhuma, que requer uma preparação cuidada (que passa também por alimentação, exercícios de força e flexibilidade, etc e tal...)

Mas acho que estás a ir muito bem e a experiência passada também conta muito!

Por isso... Dá-lhe!

PelaEstradaFora disse...

Boa sorte para a maratona! Também irei lá "tentar a sorte".
Bons treinos!
Paulo Oliveira

joaquim adelino disse...

E podem crer que ela está bem, hoje ainda deu para correr a seu lado durante 2 kms, vai fazer uma boa Maratona no Porto.

Corre Piolha Corre disse...

Força para esses treinos. Beijinhos

S* disse...

Ufa, ufa, corre por ti e por mim. :D Força, querida Maria.

Zen disse...

Força Ana

Mais uma para a carreira :-)

Obrigado pela inspiração, boa expiração e muita transpiração ( sinal da exigência dos treinos)!

Beijinhos

Anónimo disse...

Olá Ana, ´vá, vamos a treinar para a Maratona. Mas Ana, vou ser sincero. Não te estou a vêr conseguir baixar das 4h na Maratona. Talvez 4h10'. Mas tudo é possível principalmente se te portares bem...a treinar, a comer, a beber e a ter umas noites mais prolongadas...tenta dormir pelo menos 7h. Também no final das provas tens muitas reservas energéticas sempre e isso pode ajudar-te.
Os futuros treinos tudo te dirão e na véspera da prova, cuidado com o que estás a pensar fazer. Muito cuidado na alimentação e descanso.
Agora continua com os treinos mas não exageres no início. Não te esqueças de treinar uns dias lentos, mesmo muito lentos e outros mais rápidos em 1 minuto. Também não te esqueças de fazer nalguns dias umas acelerações ou séries granditas (1,2,3,4 e mesmo 5kms)...talvez a uma média de 5'/km. As série mais curtas também são importantes (100 a 200m) mas tens de imprimir mais velocidade e podes acabar por te lesionar. Muito boa gente deixou de fazer estas séries devido à violência que exerce no nosso corpo.
Desejo-te bons e lucrativos treinos.

Tigre disse...

Correr uma maratona é como andar de bicicleta: nunca se esquece !
Força !!!

Tigre disse...

Correr uma maratona é uma como andar de bicicleta: nuca se esquece !
Bom regresso e força nos treinos !!!