Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Futuro e Presente

- Não temos futuro - disse-lhe ela num tom dramático e irremediável, enquanto retirava as suas mãos frias de entre as dele que quentes, tentavam aquecer as dela. Disse-lhe aquilo como se lesse uma sentença. A sentença deles, que lhes estava destinada, calhada em sorte e de todo incontornável.

- Futuro? - interroga ele, à espera de palavras que lhe ocorressem por magia capazes de contrapor o dramatismo e fatalidade das dela.

Passaram minutos e ele não as encontrou. Ficou calado. E ela, mesmo sabendo que o futuro não passa de uma bolha de sabão soprada de dentro de nós, carregada de sonhos e esperança, tão ilusório e frágil quanto isso, mesmo assim sabendo, acabou com ele, tão fácil e previsivelmente, como é o futuro das bolhas de sabão.
E no presente, porque nesse é que se vive, ela calçou os ténis era noite escura e o dia ainda demoraria a nascer, e saiu para a rua para correr. Este era o futuro de ontem, pensava enquanto corria. Este era o futuro feito presente hoje, e ela correu:

6,2 Km em 37m25s numa média 6:02/Km

E porque é presente hoje ainda, nem ela acabou com ele, nem as bolhas de sabão rebentaram ou desapareceram no ar. É o presente. Presente de cada dia.

Até amanhã querido diário e um bom fim de semana para todos que aqui chegaram

6 comentários:

Fernando Andrade. disse...

Ora aí está: A Ana e os seus "enigmas".
Mas, afinal, quem é que tem futuro?
Quem é que pode ter o que ainda não existe?
Seja qual for o "futuro" e seja quem for que o não tenha, gostei muito de ler.
Beijinho,Ana.

FA

Sergio disse...

Bom treino! Eu também, no futuro do ontem que foi hoje de manhã, também corri algo próximo à sua distância, mas variando bastante a velocidade! No futuro que será daqui a 2 dias tenho uma divertida prova de 10k para correr.
bjs,
Sergio
corredorfeliz.blogspot.com

horticasa disse...

Muito lindo como sempre!
Adoro estes teus textos, curtos, sentidos, arrebatadores, só teus,
mil beijinhos... fico tão comovida desculpa
eugenia

CANELAFINA disse...

O futuro e incerto. Não temos tempo de prever o futuro por isso. É preciso amar todas as pessoas como se não houvesse amanhã...
Lindo texto
Tenho um desafio para inicio do ano
SUPERMARATONA DE RIO GRANDE 50 KM.
Um futuro se vier, com a força do presente, tenho treinado duro para este dia, se ele vier...

Anónimo disse...

Olá Ana;

Gostei muito do que li, és uma excelente escritora, continua... amanhã lá estaremos para mais uns Kms.
JB

Anónimo disse...

Boa evolução no teu peso eu pensarei nisso só depois das festas hoje o meu treino foi hidroginástica e amanhã tenho pela frente os 42195 metros da Maratona de Lisboa...

JORGE SILVA