Pesquisar neste blogue

domingo, 19 de dezembro de 2010

Arruda com vida - 8ª S.Silvestre Arruda dos Vinhos


8ª S.Silvestre Arruda dos Vinhos

Ao fim da tarde do dia 18 de Dezembro de 2010, já no centro da Arruda se viam sinais do que se ia passar, fruto de toda uma engrenagem posta a laborar invisivelmente há algum tempo atrás: a 8ª S.Silvestre de Arruda dos Vinhos. Arruda convidou e 389 atletas, incluindo escalões jovens e que tiveram as suas provas a partir das 18:30hrs, correram e chegaram à meta, sendo 240 o seu número na Prova Aberta.

Com um secretariado simples mas eficiente, instalado bem junto à Partida e Chegada, assinaladas por um pórtico insuflável, a prova foi organizada pela Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos e CRD Arrudense, e contou com vários apoios de onde se destacam a Arruda TV, a Remax Advantage (Arruda) e o Good Grill (Arruda). Teve inscrições gratuitas para as provas dos mais jovens, e valor acessível para a Prova Aberta (EUR 3,00).

Ofereceu um percurso urbano, de 3 voltas na Prova Aberta, o que não é especialmente apreciado quer pelos atletas que lutam pelas primeiras posições e se vêm obrigados a dar uma volta de avanço aos últimos, muitas vezes tendo de pedir licença para passar, quer para estes últimos que são passados pelos primeiros e se vêem a estorvar sem culpa ou necessidade nenhuma. Uma volta maior e evitar-se-ia esta situação. O percurso estava muito bem assinalado, com trânsito cortado, mesmo numa das partes quando apenas foi deixada uma faixa para os atletas e outra para o trânsito, a segurança manteve-se inalterável.

Abastecimentos suficientes quer no decorrer da prova quer no final.

Pecou a prova por anunciar uma distância de 8 Km, quando no terreno não terá muito mais de 7 Km. Pecou também pelo deficiente escoamento no funil da meta, o que impediu uma boa parte dos atletas de acabar a prova bastante antes da linha da Meta. Impedidos de cortar a meta a correr, formou-se uma fila a lembrar os velhos métodos de registo dos atletas chegados à meta. E pecou ainda pelo facto dos prémios de presença não serem iguais para todos. Houve sacos com água, maçã, t-shirt, garrafa de vinho da região e baralho de cartas em miniatura. Houve sacos sem o vinho e sem a t-shirt e com um par de meias. Pequenos pormenores que bem poderiam ter sido evitados.

Provavelmente a justificar isto temos o facto de ser possível efectuar com toda a facilidade inscrições de última hora, ao mesmo custo, minutos antes da prova, o que aparentemente se mostra muito agradável e positivo, desde que não tivesse consequências.

Havia ainda caldo verde quente para todos, e esse foi mesmo para todos, o que foi muito apreciado tendo em conta que é uma prova à noite, corrida à hora de jantar, e em que estará sempre frio.

Houve ainda prémios por classificação, troféus e medalhas, quer individualmente e por escalão quer por equipas.

Balneários disponibilizados com banho quente e um acolhimento geral muito simpático por todos os envolvidos.

Desta forma, a prova, se tem reparos a corrigir numa próxima edição, não deixa de ser uma prova muito agradável, numa terra muito bonita, e o reparos são dos que se resolvem e em nada comprometem a segurança e a saúde do atleta, que esses sim, poderão ter consequências irreparáveis. Saliento as provas jovens, onde mais de 100 miúdos praticaram a Corrida, numa noite mais favorável a estar em casa a ver televisão. Só por esse facto, de ter posto na rua a correr precisamente 149 miúdos, fruto de um trabalho diário, já seria de louvar o trabalho efectuado e o resultado conseguido pela organização. Para além disso proporcionou ainda a 240 adultos o prazer de correr uma S.Silvestre, que se poderia ter sido melhor, já foi muito boa.
Os meus parabéns a toda a organização e a continuação do bom trabalho que já fizeram.

Em termos competitivos, e no sector masculino tivemos:

1º Miguel Santos, do CRD Arrudense, com 22m23s
2º Joel Martins, do CUA Benavntense com 22m31s
3º Artur Santiago, do CDR Arrudense com 22m45s

Em Femininos, foram as seguintes as vencedoras:

1º Celina Rodrigues, do CRD Arrudense, com 29m17s
2º Catarina Carola, do CRD Arrudense, com 30m24s
3º Marta Fonseca, Individual, com 31m26s

Ana Pereira
Dezembro de 2010

Aqui as Classificações da 8ª S.Silvestre de Arruda dos Vinhos

fotos da 8ª S.Silvestre Arruda na galeria de fotos da AMMA - Atletismo Magazine Modalidades Amadoras, na sua habitual e magnífica Reportagem Fotográfica, por José Gaspar e Carlos Viana Rodrigues

4 comentários:

horticasa disse...

Pois é, tudo certo e perdoadas as falhas.
Mas aqui em Lisboa, a pagar 10euros para correr, vou continuar a correr, mas não desculo... São falhas desnesseçarias, não têm logica.
Feliz Natal mais uma vez.
bjs eugenia

Henriqueta Solipa disse...

Ana,

Parece que ultimamente as falhas repetem-se infelizmente. Deveria haver a preocupação de melhorar e não de desleixar...

Beijinho

Flávia disse...

Olá querida
vamos que vamos ao nosso desafio...
estarei postando mais detalhes do desafio na quinta-feira OK!
bjs

Unknown disse...

Olá Ana

Uma organização que faz por amor... muitas outras por ai que fazem apenas por dinheiro e os erros são maiores.. Desejo-te um bom natal