Pesquisar neste blogue

domingo, 31 de outubro de 2010

XXVIII Grande Prémio Cruz Pau



Foi hoje, dia 31 de Outubro de 2010, na margem Sul do Tejo, mais concretamente com Partida e Chegada na Cruz de Pau, ali mesmo em frente à sede do Clube Recreativo da Cruz de Pau, que se realizou o XXVIII Grande Prémio da Cruz de Pau, prova integrada nos Jogos Seixal/ Troféu de Atletismo, e organizada por este clube com o apoio da Câmara Municipal do Seixal.Com parca divulgação e informação disponibilizada na promoção da prova, conseguiu a organização numa manhã ventosa, fria e de chuva, juntar dezenas de atletas para realizar o 28º Grande Prémio da Cruz de Pau.

A anteceder a prova principal houve provas para os escalões mais jovens.

Na prova principal, depois de um aquecimento vencendo o vento frio, tiveram os atletas de esperar mais do que o previsto devido a um breve atraso na partida, no entanto suficiente para arrefecer sob o mesmo vento frio e as grossas gotas de água que voltavam.

Partida dada e temos um percurso urbano sem trânsito que nos encaminha para a Fonte da Telha, levando-nos a correr em estrada ladeada de pinhais e onde lamentavelmente o condicionamento do trânsito não é suficiente para se correr em segurança. Retorno sensivelmente aos 6,6 Km e os odores a pinheiro e a terra molhada seriam magníficos se não estivessem misturados com os escapes dos veículos que já vão fazendo tangentes e ziguezagues entre atletas para avançarem.

Abastecimento de água e pulseira de controlo. Regresso à zona urbana onde o vento contrário nos molesta com firmeza e de novo o perfeito controlo sobre o trânsito se faz sentir permitindo-nos correr seguros até à meta, onde nos recebem a todos com água e uma t-shirt.

Classificações por escalões e por equipas, com taças e medalhas.

Parabéns a todos que puseram de pé o evento e que venha a XXIX edição em 2011!

Ana Pereira




Imagens e Legendas

Promessas de futuro na prova dos escalões jovens? Não sabemos, mas a correr hoje cheios de garra, sem dúvida alguma:
A Partida da Prova principal:


Eu, depois de ter corrido 13,270 Km no tempo de 1h13m14s, numa média de 5m31s / Km:
Com amigos:Mais de uma centena de fotos da autoria de António Melro, meu pai, na Galeria de Fotos no site da AMMA - Atletismo Magazine Modalidades Amadoras

A Minha "Prova"

Acordo a meio da noite. Chove copiosamente e o vento forte atira a água que cai do céu contra a minha janela de forma ameaçadora e violenta. Instintivamente agarro a roupa da cama e aconchego-me chegando os joelhos ao peito abraçando-os. Volto a dormir. Dali a poucas horas, toca o despertador. A violência da noite tinha amainado mas um céu carregado de nuvens cinzentas varridas a vento frio não prometia um dia de bom tempo.

Incertezas assaltam-me. Opções surgem, tentações do diabo sob a forma de caminhos. Não ir, ficar a dormir, desculpar-me, não precisar de me desculpar, assumir que com aquele tempo apetecia-me quase tudo menos ir fazer 80 km de carro e correr 13, sob um temporal violento.

Enfio umas calças e um blusão e levo a cadela à rua. Não está tão mau assim o tempo, constato e penso. Mas agora que a hipótese de não ir já me tinha assaltado, a preguiça e a inércia espreitam, querem uma oportunidade de vencer. Posso não ir... Pois posso... Mas... VOU!

Corri com o António e o Alexandre, outra vez, e dei-me muito bem! 13,270 Km no tempo de 1h13m14s. A doer o fígado, o baço, a bexiga, o esófago, o diafragma e o ...sei-lá. Dores de burro era o que era. Aguentei-me sem grandes quebras de ritmo. Uma boa prestação portanto.

Ainda me valeu um 3º lugar no escalão (não sabemos quantas seriam ...se 3, se 2 e mais eu), e a equipa saiu premiada com um honroso 5º lugar: Clube do Sargento da Armada, do meu coração, estômago ou eu sei-lá... que isto de pôr clubes nos órgãos foi sempre coisa que não entendi. É que os clubes são "só" pessoas, e a essas sim, tenho-as espalhadas pelas minhas entranhas.

Segue-se a preparação para a Meia Maratona da Nazaré, com passagem pela prova de 14 Km da MARATONA DO PORTO, já no próximo fim de semana.


Bom Feriado e boa semana para todos

15 comentários:

CANELAFINA disse...

Vento forte ai e , aqui tambem neste domingo . Mas encaramos isto como uma delicia a lambusar nossa cara. O é companheiro do corredor, as vezes fraco ou forte como hoje. Um abraço. Eduardo . Brasil

Bons Km disse...

Encarar uma prova com essas condições de clima não é fácil...
Parabéns pela prova...
As fotos ficaram lindas...
Boa semana
JU

Luciana disse...

Bela prova Ana!

Aqui tb ficou com o clima agradavel, nublado, vento e a chuva só despencou depois do meu longão!!!!

Bjs
Lu
www.lucorredora.blogspot.com

Milton disse...

Prova simpática sem dúvida!
Pena a questão dos carros. E o final da prova ficar numa descida, o que não deixa de ser estranho e perigoso!
Acho que corremos pelo mesmo clube! Fico contente por saber do resultado!
Abraço e bons treinos,
Milton
http://runningroutes.blogspot.com/

Vitor disse...

Olá Ana,
Também queria ter marcado presença mas a "obrigação" impediu-me, e da disponibilidade de alguém ajudar, que remédio tive eu de rumar ate ao aeroporto!
Parabéns estiveste muito bem, direito a tudo, chuva, vento, frio e as malditas dores....
Bjs e uma boa semana
A Invicta chama por nós!!!
Vítor e meninas

Filipe Fidalgo disse...

olá, Ana.
Foi um prazer conhece-la pessoalmente, finalmente. Para béns por mais uma prova e obrigado por marcar presença na prova da minha terra.

Bjs e até para a semana a caminho do Porto.
Um abraço ao Fotógrafo.

E disse...

oi, ana!

que bom que conseguiu vencer a preguiça e a inércia, deixando que vento empurrasse para bem longe esses maus pensamentos;)

os pensamentos preguiçosos, deixou-os sempre conversando sozinho, e saiu de mansinho pras minhas corridas, pra que nem dêem por mim já de saída rssssss

você está reconquistando seu ritmo de corredora! parabéns pela classificação na prova!

estou já ansiosa (sou ansiosa mesmo rssssss) para ler seu relato dos 14km da maratona do porto e a sua meia maratona!
na verdade, gosto mesmo é de ler os relatos da provas que se passam dentro de você! as suas provas;)

o ritmo da sua escrita faz-me lembrar sempre de virginia woolf, clarice lispector, katherine mansfield... adoro;)

bjs
http://elismc.blogspot.com

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Olá a todos e obrigada por lerem e deixarem as vossas palavras.

Eduardo: é isso mesmo, o Vento a lambuzar a minha cara mé me dá mais força para correr :)

Ju: é, a força de vontade tem de ser um bocadinho maior, mas lá está: só depende de nós, e quando queremos mesmo, nem que chova pedra! e também não estava assim tão mau... :)

Luciana: quando se gosta e QUER, as condições atmosféricas acabam sendo um pormenor

Milton! Corremos pela mesma equipa? Não faço ideia, mas já vou saber com o Chefe! E aquela descida perigosa? Hum, estou a ver que ou estás a brincar ou és novato nestas coisas... porque aquilo era uma inclinaçãozinha de nada! Espero ver-te em mais provas então, se até somos colegas de equipa (somos?) não será difícil. Talvez já na Nazaré não?

Vitor: nem sempre podemos fazer o que mais queremos, mas sim o que TEMOS de fazer prevalece e assim tem de ser! Especialmente para ti, uma boa semana - Pré-Maratona e até sábado

Filipe: foi um prazer conhecer-te e ainda bem que te dirigiste a mim, porque eu, que tenho uma dificuldade tremenda em fixar rostos, acho que nem te reconheceria... Para ti também que vais à Maratona, desejo especialmente uma boa semana


Elis! Menina! Virginia Woolf, Clarice Lispector, Katherine Mansfield... que exagero... mas agradeço o elogio e se gostas de ler as "minhas corridas" olha... fico contente claro!

Ritmo de atleta? Já estive pior, é verdade, e claro, se treino um bocadinho só, noto logo qualquer coisa, é verdade, com esforço, há logo melhorias, se não tanto nas marcas que fizemos, pelo menos note-se bem na forma como me sinto.




Beijinhos a todos e até breve por certo

Ana Pereira

Anónimo disse...

Olá Maria,
Como sói dizer-se “mais uma corrida mais uma viagem” gosto bastante das tuas descrições.
Vamos lá a preparar essa meia que se aproxima.... hoje está um belo dia para treinar e quero ler o teu relato na prova da meia da nazaré.
um bom resto de fim de semana e bons treinos.
bj lobi

Jorge Branco disse...

Estou a ver que a única prova onde não choveu no domingo foi no Monge!
O São Pedro teve clemência para com o “malucos” que se meteram serra abaixo serra acima!
Se na sua prova lhe doeu tudo na minha não me doeu nada tal foi a “anestesia” o pior é que agora já me passou o efeito da mesma!

luis mota disse...

Olá Ana!
Correr com bastante alegria e em boa companhia.
Uma boa semana para ti,
Luís Mota

Paulo Pires disse...

Olá Ana. Até tinha ido a esta mais pertinho de casa, se soubesse claro. Lá está a questão da divulgação....
Assim fui ao Jamor que também foi uma prova bem interessante. Parabéns pela pretação. Bons treinos para a Nazaré.

Jacke Gense disse...

Aninha... que sucesso.. mulher... nunca consegui correr tão rápido assim... olha.. eu me inspiro muito em você viu...
Um dia chego lá... acredito nisso!
Parabéns... vc arrasou!

Bjs
Jacke Gense
www.lightrun.org

Unknown disse...

olá Ana;

Boa participação ! mesmo com as "incertezas" em função do estado meteorológico, a decisão final foi boa.
Teremos de estar preparados sempre para todas as condições climatéricas, porque os atletas de estrada, são mesmo assim!!

Um abraço
dos xavier's

joaquim adelino disse...

Olá amiga Ana, obrigado pelo incentivo para o Porto, tenho pena que não arrisque a meu lado na Maratona, pela marca na Cruz de Pau por ventura aquilo ia ser "canja". Mas está bem, a tarefa de dirigir esta grande deslocação de Lisboa já deverá dar dores de cabeça suficiente para estar a pensar naqueles penosos 42kms.
Até lá um beijinho e boa sorte para a sua prova.