Pesquisar neste blogue

domingo, 17 de outubro de 2010

Corrida de S. João / ACCL - Lisboa

Integrada nas comemorações do Centenário da República, realizou-se hoje, em Lisboa, com partida e chegada na Praça Paiva Couceiro, a Corrida de S. João / ACCL.

Prova organizada pela Junta de Fregusia S. João e ACCL -Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa, com apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Federação das Colectividades da Cultura Recreio e Desporto do Distrito de Lisboa, Bombeiros Voluntários Beato e Olivais, Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, Vitalis e Metropolitanos de Lisboa.

3 provas distintas, com distâncias de 800 m, 2800 m e 7000 m (percurso de 2 voltas), consoante os escalões, sendo ainda possível ao atleta optar entre as 2 distâncias maiores, havendo classificação em ambas.

Inscrições gratuitas

Entrega de dorsais na semana antecedente à prova e no próprio dia, de forma regular e apta a responder muito bem e melhor boa vontade, às várias questões que sempre surgem ligadas às inscrições, como trocas, enganos e inscrições de última hora.


Abastecimento de água, em quantidade suficiente e regular, a meio do percurso.

No final, água, uma t-hirt, uma medalha e um saco.

Prémios por classificação, taças e troféus, e ainda para os atletas mais idosos (masculino e feminino) assim como para os mais jovens.

Uma boa cobertura por parte da PSP e Bombeiros, que garantiram um suficiente condicionamento do trânsito, permitindo aos atletas correr em segurança, e dispondo de meios de auxílio médico caso necessário, uma constante presença no decorrer das provas.

Uma prova a lembrar o papel das colectividades na vida dos cidadãos, em plena capital de Portugal, e que pôs de forma muito positiva, um número a rondar as 3 centenas de atletas, entre as 3 provas, a correr e a passar uma manhã muito agradável a praticar exercício físico como parte integrante de uma vida que se quer com qualidade, e a lembrar os tempos da corrida para todos.

Listas de vencedores, não tenho, mas tenho a certeza que vencedores foram os homens e as mulheres que puseram este evento de pé, assim como todos os participantes que deram cor às ruas, e promoveram a corrida, de facto, para todos. Vencidos, não constam desta manhã de corrida!

Um bem haja a todos, e muitos Parabéns à Organização.



Fotos de António Melro, no site da AMMA - Atletismo Magazine Modalidades Amadoras


A minha Prova

Ai... a minha Prova... eu gosto de correr pá! Gosto mesmo. E se o meu ritmo estonteante equivale a um bem estar físico e mental, e a uma força que me fazer sentir capaz de quase tudo, oh pá, eu quero correr e jamais parar!

Cheguei cedo à capital, à tal cidade das 7 Colinas, amada e odiada por tantos. Eu gosto dela. Nasci nela, trabalhei nela mais de 20 anos, e ela me encanta. Não conhecia o local em pormenor. A Praça Paiva Couceiro. Gostei de a conhecer. Tranquilamente, tomei café, revi amigos (muitos), aqueci e vi partir as provas mais curtas, e depois, corro eu! Oh... e como corro!

Ofereceram-me um percurso de 7 Km, em 2 voltas. Descer, subir, passar pela meta/partida, e de novo descer e subir para então cortar a meta.

Tive força nas pernas. Desci. Subi. A força continua. Está cá. Dentro de mim.

Passo os sem-abrigo e o Cemitério do Alto de S.João. Por duas vezes. E por muitas mais vezes valorizei estar ali, no asfalto, sem trânsito, a correr entre amigos, a suar, a matutar e a sorrir também.

Termino a prova com 40m02s para 7 Km, o que daria uma média de 5:41 o que é totalmente falso (o Km mais rápido foi a 4:53 e o mais lento a 6:43, não fruto de uma quebra que tão bem conheço de um passado recente, mas sim e apenas fruto do desnível do terreno)

Só digo que adorei pá! E adorei tanto que acabei de dar instruções ao meu clube para me inscrever já para uma Meia Maratona! A mais antiga de Portugal, a 36ª Meia Maratona da Nazaré claro!

Até lá... caminhemos e corramos


Uma boa semana para todos, e deixo algumas imagens de hoje:

Antes da Prova...

Com o meu amigo, grande Chefe Videira, com quem já muito corri lado a lado - por breves momentos, note-se! - mas hoje, ele cumpria o dever (e bem) de assegurar uma corrida segura, livre de trânsito:A aquecer descontraidamente:
A Partida da prova grande:
Durante a prova, sempre com os meus amigos António e Alexandre:
Já quase na Meta, o trio manteve-se intacto:
No fim da prova...

Com António Melro, que me acompanha desde que eu nasci e de quem eu gosto muito de me fazer acompanhar:
E eu até nem gosto de gatos, mas estes estavam ali no jardim da Praça Paiva Couceiro, mesmo a pedirem um carinho, apesar de parecerem de coração de pedra:

Prémios de presença: T-shirt, saco e medalha:
Querem mais fotos? já sabem, no site da AMMA

9 comentários:

CANELAFINA disse...

Sorrisos contagiantes na prova, rodeada de amigos, gatos para fazer carinho, um tempo bom , sem lesão, tudo alegria. Que mais Maria poderia querer?. Um grande abraço
Eduardo

Vitor disse...

Muito bem,
Gostei de ler, "... eu gosto de correr pá! Gosto mesmo..."
Parabéns Ana.
Bjs
Vítor e meninas

horticasa disse...

Ó pá como gosto de correr assim dentro de Lisboa! Que inveja!.. No bom sentido claro.
Meu grande! Grande chefe com quem vou tantas vezes ás corridas...
Ó grande Maria hoje deste-me uma grande alegria e digo-te desde já, estás convidada, tu e os teus, para a meia da Nazaré.
Ficar de sabado para o domingo, e etcs. não esqueças.
tena o meu nº de tlm
bjs eugenia

Unknown disse...

Ora viva!
Que espontaneadade... pá!
Por momentos parecia que tinha feito essa prova!
Um abraço!

João Correia disse...

É lá, já consegues correr abaixo dos 5'/km. Isso quer dizer alguma coisa. E depois, o prazer sentido, hem? Bom, bom. Gostei, pá.
Beijocas, pá.

Sergio disse...

Muito legal. Essas provas são "tudo de bom". Realmente não há vencidos.
bjs
Sergio
corredorfeliz.blogspot.com

Unknown disse...

Que corrida mais simpática!!! Parabéns!

Tenho um grande vontade de correr por Portugal!!! Quem sabe no próximo ano...

Beijinhos do Brasil!

ana paula pinto disse...

É pá:-)) (Pra continuar na mesma linha)

Gostei sobretudo foi dessa de "dares instruções ao clube"!:-))

Até:-))

Luciana disse...

Maria que corrida boa!!!! E estas ladeiras??? Duas vz na mesma não deve ser facil...mas como vc disse, se fosse facil não teria graça.

Bjs

Lu