Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

As férias e a Corrida

Estórias de encantar, mas sem encanto


Da saga “Férias 2019”

Capítulo III

As férias e a Corrida

Agosto de 2019...lá para dia 8 ou 9

Como se fosse possível, depois da tua partida inesperada, tentámos manter alguma normalidade e aproveitar as férias, o espaço e as pessoas. Tal como tu gostarias que fizéssemos e como me recomendaste com amor, repetida e insistentemente, alternando com pedidos de desculpa, ainda deitada na maca naquele escuro corredor de Hospital, a tremer descontroladamente, sem qualquer conforto ou fármaco para te aliviar as dores.

Assim, a par das viagens de 500 km para te visitar, com a preocupação acrescida da eventual falta de gasóleo nos postos de abastecimento, com que a comunicação social fazia questão de nos bombardear até à ridícula histeria colectiva, continuámos a usufruir das férias. Da piscina, da Sol quente, do descanso deitados na relva à sombra das árvores, da boa comida, da companhia dos que restavam connosco, enfim…da Vida, e claro que a Corrida não podia ser excepção. Lugares novos, com caminhos para explorar, como eu adoro. No entanto, confesso que a vontade era pouca e o cansaço do corpo não convidava. 

Mas contrariando as "desculpas", numa manhã, depois de escassas horas dormidas, depois dos pequenos almoços tratados, compras feitas e almoço adiantado, lá me empurrei, equipei-me e saí para a rua a correr!

E surpreendentemente (ou não), apesar dos caminhos secos e poeirentos, do Sol abrasador, do asfalto a queimar os ténis e a devolver o calor à atmosfera em ondas turvas à vista, corri com o original e genuíno prazer que a Corrida sempre dá. A liberdade e o prazer de estar só comigo mesma, necessidade que se impunha há muito, foi maravilhosa. Como banho de renascimento. Como baptismo repetido e ainda assim reinventado, cada vez que corro. Apenas os montes em meu redor, um ou outro cão ao longe, a guardar o seu monte, os olivais por onde me aventurei, a proporcionarem algumas sombras, a sinfonia das cigarras que claramente cantam com outro timbre no Alentejo, os rebanhos deitados à sombra dos sobreiros, a paz, a plenitude, e eu e a Corrida. Naqueles minutos, nada mais existe e de nada mais preciso. Momentos divinos estes os oferecidos pela Corrida, de forma singela e a encerrar neles tanta beleza. Assim, a passo de caracol, na imensidão do calor e paz deste nosso Alentejo, usufruí. Da Corrida e da Vida.

Poucos quilómetros corridos, mas regresso à casa como nova. O corpo, mais bronzeado, a luzir de suor sob o Sol escaldante, mais torneado e firme, sob a ilusão que a Corrida nos dá, mais forte, cheio de energia, invencível até, tal é a sensação ilusória que a Corrida nos dá. Mas claramente, sem qualquer ilusão, mais feliz, mais segura e cheia de ânimo! 

Uma alegria espontânea, quase infantil, apodera-se de mim. Recebem-me com alegria na casa, especialmente a cadela que não pára de abanar a cauda e de me lamber o rosto e as pernas, não como manifestação de afecto como gostaríamos de pensar, mas porque a transpiração lhe deve ser algo bastante apetecível ao paladar, enquanto alongo. Rio. Faz-me rir a cadela. Faz-me rir a Corrida. Fazem-me rir os meus que me esperavam à beira da piscina, onde e com quem, depois de um duche rápido, partilho mergulhos e brincadeiras com alegria e uma energia que não sentia há muitos dias, no que se hão-de transformar mais tarde, em boas recordações destas férias.

E num mergulho, de corpo totalmente imerso a deslizar nas águas azuis refrescantes, relembro-me que a Meia Maratona de S.João das Lampas está aí à porta e que eu estou inscrita!  




2 comentários:

Joaquim Costa disse...

"Momentos divinos estes os oferecidos pela Corrida, de forma singela e a encerrar neles tanta beleza.
Tudo nesta frase!!!!
Continuas a correr e a encantar quem te segue , e eu que agora preciso de tanto animo para recomeçar "recorro" a estas guerreiras para continuar , apesar de ter a sorte de ter uma em casa.Continuação. bjs

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Obrigada Joaquim. Beijinho e continuação de tudo a Correr bem por aí! A correr, mesmo! ;) Que com a Corrida a vida tem outro sabor!