Pesquisar neste blogue

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Boas notícias?

Precisamente quando faz 3 meses que corri pela última vez e depois de um mês de fisioterapia com ultra-sons, laser, corrente eléctrica e massagem, acompanhados de uma consciência constante para todos os movimentos do pé, evitando esticar o dito e movimentos bruscos, é-me dito que o meu Tendão de Aquiles recuperou lindamente, que não preciso mais de fisioterapia e que passamos para a fase seguinte: fortalecimento do tendão, o que deve ser feito com exercícios específicos, caminhada intercalada de breves minutos de Corrida, sempre tudo com muita moderação e a um ritmo calmamente progressivo, redobrando a atenção para o resultado de cada investida, ou seja, vou fazendo e vou vendo como o dito se sente. O nódulo palpável está significativamente menor que há 3 meses atrás e caso volte a aumentar é abrandar na "carga" e retomar. 

Estima-se que este período de fortalecimento do tendão dure cerca de 2 meses, Fevereiro e Março e que portanto em Abril, óptima altura para um recomeço com a Primavera e mais horas de sol,  possa então nessa altura começar qualquer coisa semelhante a "Treinar" no que à Corrida diz respeito. 

"Sim, correr faz bem. Mas corre, como? Quanto?"

"Bem, posso dizer que no ano passado corri a Maratona"

"A Maratona...mas quê, a Maratona de.... 10 Km, por aí?"

Caiu-me tudo e tive de me segurar. Afinal é suposto o senhor perceber de tendões de aquiles, de micro roturas e afins e seus tratamentos. O homem não tem de saber nada de Corrida! Nada! Ana, controla-te! E a Ana controlou-se.

"42 Km...coisa para 4 ou 5 horas a correr, treinos de 2 horas, 3 horas...por aí, a ver?!"

Ele não devia de estar a ver nada, nem ela disse "tá a ver?!" pois supôs que isso iria sugerir uma certa ironia e consequente descrédito em tudo o que ouvira dele e lhe parecera tão sensato desde o início.

Bem, vamos então começar a fortalecer o bicho. Devagarinho e com muita cautela. 

15 comentários:

Pedro Carvalho disse...

Está a ir, é o importante. ;)
Continuação de boa recuperação.

Beijos! :)

Algures no Oeste disse...

Não sabia de nada...
Espero que recuperes bem e de forma tranquila. E não tarda nada estás aí a treinar e ainda mais forte nas corridas... ;-)
Um beijinho.

Carlos Cardoso disse...

Boas noticias....continuação de uma boa recuperação.
Beijinhos

JoaoLima disse...

Que tudo corra agora pelo melhor, Ana. Força!

Quanto ao termo maratona do médico, ri-me pois ainda ontem um colega perguntou-me (trabalho em Mem Martins):
- Ouvi que havia aqui uma maratona no domingo. Vens cá?
- Sim, venho cá mas não é maratona. Maratona tem 42 km, esta tem 10
- Mas é a correr?
- Sim, é uma corrida de 10 km
- Então se é corrida é maratona. Ou só chamas maratonas às que fazes lá fora e por ser aqui não é importante?

O que se diz nesta altura? Olha, nada... :)

Beijinhos e força, Ana!

Isa disse...

Continuação de uma boa recuperação.
Queremos ter a Ana de volta às corridas :)
FORÇA!
Beijinhos

Corre como uma menina disse...

Continuação de boa recuperação, Ana!
Beijinhos

Anónimo disse...

Ana, bem vinda às corridas ou melhor ao jogging por uns tempos.
Fico satisfeito por ti mas agora tem calma (diz o roto ao nú)...
Quanto ao médico, também já me aconteceu o mesmo...e também eu fiquei a pensar como é que uma pessoa, ou melhor um médico ortopedista que trata por vezes mazelas de desportistas, não sabe que uma maratona tem 42 kms e uns trocos. Para alguns correr a mini da ponte 25 de Abril é fazer uma maratona...mas paciência...
No meu caso quando me lesionei em Dezembro, fui ao ortopedista, queixei-me e estares lá tu ou o médico, era igual. Também podia ter pedido a alguém para se passar por mim para ir à consulta no meu lugar e se queixar do que eu tinha. O médico nem me observou,apenas me ouviu e me mandou "fazer um raio X" (como sempre) e tomar o medicamento Y (nem me perguntou se tinha alergias.)Portanto Ana, é assim o mundo em que vivemos... no entanto existe sempre a possibilidade de termos consultas em clínicas especializadas no desporto... o preço é que é outro.
Bem o que interessa é que estás a melhorar e atenção ao Porto em Novembro!
Bjs.
Fernando Sousa

RUN BABY RUN disse...

Ora que bela notícia, ó "vizinha"!!
Com calma, bom regresso!
Beijinhos

Sérgio Pontes disse...

As melhoras, recupera bem!

Abraço

Jorge Branco disse...

Vamos lá embora "Piquena" essa tendão vai ficar como novo!
Já vi que te estás a portar muito bem e a fazer tu certinho.
Beijinhos.

Zen disse...

Boas notícias!

A Primavera vem ai. Tudo em sintonia! :-)

Força!

Beijinhos

Horticasa disse...

Com jeito vai! beijo

Corre Piolha Corre disse...

Finalmente aquela noticia que todos estávamos á espera!!!
:))
Muito feliz... agora fortelece bem isso e volta depressa :D Mas com esse aquiles fortalecido!!! :P

Beijinhos e uma óptima recuperação!!!

P.s - Quanto ao comentário do médico... sem comentários ahha

Anónimo disse...

Oi Ana!

Pé-ante-pé a coisa vai ao lugar...
e a menina volta de novo...

Bjs.
Fernando Sousa

ana disse...

Estás a recuperar e isso é o mais importante. Boa recuperação, beijinhos e calma :-)