Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Seria uma pena...

Seria e será uma pena (uma ou mais!) se a rapariga continuar nessa descida progressiva no que à forma já atingida diz respeito (com tão pouco trabalho mas algum, e pouca é a forma também, mas já é alguma coisa em comparação com a sua situação há uns meses atrás por exemplo).

Mas a comportar-se assim: treinos só aos domingos e natação às vezes sim às vezes não, não se vislumbra um futuro muito promissor. Bem pelo contrário: adivinha-se com conhecimento de causa e toda a razão do mundo, uma perda gradual da forma e daqui a nada estará de novo a ver-se à rasca e a sofrer que nem um cavalo de corrida picado e dopado para correr uns míseros 4 ou 5 km. Exagero? Não, não é. É a realidade que eu bem conheço o caso.

Apesar de ainda atingir uns resultados "razoáveis" nas provas e toda a gente pensar que ela está em progressão de forma, ela sabe que assim não é. E sentiu isso na pele na última corrida: sofreu bem a partir do 7º km. É que uma marca nem sempre revela a nossa forma na sua plenitude. Mais revelador da nossa forma, creio ser como nos sentimos para fazer determinada marca. Ou seja, posso fazer o mesmo tempo numa determinada distância em épocas diferentes, e estar numa condição física bem diferente, e nesse caso a forma como me senti para correr determinada distância em determinado tempo, acaba por ser mais reveladora e fiel à verdadeira forma em que estou.

Ora, só temos duas hipóteses: deixar cair ou agarrar o cavalo com firmeza e reconduzi-lo, tentando recuperar o que já conseguiu e se possível continuar a melhorar. Ela diz que só treina para se sentir bem, mas diz também que quer continuar a correr Meias Maratonas com algum conforto e facilidade. Ora então parece que a única hipótese é a segunda: agarrar o cavalo!

E esta semana foi assim:

2ª feira: NADA

3ª feira: Natação 45 min - chateia-me contar as piscinas, perco-me sempre (não na piscina mas na contagem), distraio-me em pensamentos e sensações, mas tenho curiosidade em saber que distância nado... Aceitam-se dicas para contagem sem ser "ir e vir, bater na parede e contar, e depois multiplicar por 50" - mas provavelmente não há outra forma... hum... a não ser "ir...bater na parede e contar, vir, bater na parede e contar, e depois multiplicar por 25", mas isso é de doidos digo eu, mas que tenho curiosidade em saber o que nado, lá isso tenho

4ª feira: Corrida 10 minutos + 30 minutos com escadas - porquê? Porque saí para a rua e já era noite escura. Lembro-me de repente que não tinha posto os "Morangos"(*) a gravar, como me fora expressamente pedido pela filhota, e eis que volto para casa a correr. Paragem aos 10 minutos de treino, para entrar em casa e pôr os ditos a gravar. Saio de novo para a rua e corro mais 30 minutos num pequeno percurso urbano ajardinado e com escadas. Ora sobe ora desce, voltinha e mais voltinha mas sempre é melhor que correr no meio dos carros e eles não são poucos por aqui a esta hora em que já é noite,  e onde a iluminação das ruas ou é escassa ou inexistente. É o drama do Inverno que promete chegar com os seus dias pequenos.


5ª feira, hoje: Natação 1 hora


E amanhã é 6ª feira!


Boa 6ª feira para todos e animem-se porque o fim de semana está aí! A mim, estas coisas animam-me!



(*) Morangos com açucar - popular telenovela juvenil

7 comentários:

Alison G. Altmayer disse...

Maria,

eu fazia treinos em um clube e me perdia no número de voltas. Para facilitar, eu corria segurando folhinhas de árvore (salso chorão) com a quantidade de voltas que tinha que dar. Quando passava pela portaria, largava uma. Termina quando se fica sem folhinhas :-) Não se como faria numa piscina....

Depois me diz se deu certo.

Bjs

Lilith disse...

tu sabes o caminho certo e não vais deixar-te cair do cavalo, força :)

beijos :)

Leilany disse...

Essa semana foi assim também para mim. Naõ corri no sábado nem no domingoporque queria descansar. Na segunda não corri porque minha filha estava dodói, com dor na barriga (muitos bombons).Na terça não corri pois meu filho completava 18 anos (data memorável). Quarta não corri porque fui retocar a tintura nos cabelos. Ontem corri 11km e quase morri após os 5 km... Em parte pelo horrível horário de verão que o governo nos impõe (para economizar, enquanto seria mais fácil economizar parando de roubar), pois no relógio marcava 17h, mas na verdade eram 16h, sol muito forte aqui na minha cidade; e em parte sofri porque em dois ou tres dias parada a forma não é mais a mesma... Mas hoje vou correr de novo! Não podemos desanimar! Beijos da terra brasilis!

horticasa disse...

Não fica tiste, vais ver que recuperas, só treinar ao fim de semana e nadar de vez em quando já é muito bom...
força aí, bj eugénia

Jorge Branco disse...

Esse treino com escadas até que não foi mal se aparecer (como espero) no Monge!
Quanto ao cavalo a equitação nunca foi o meu forte mas tenho a certeza que o vai agarrar com muita força!
Beijinho

Anónimo disse...

Boa noite Ana.
Essa das piscinas não é fácil. Eu entre os 600 e os 800m é quando costumo ficar baralhado. E pior nos últimos tempos onde tem sido difícil dividir a pista com um "lento" sem vontade de facilitar das ultrapassagens e mais uns dois que andam ali só a boiar. Mas memso assim, no final, a diferença será de +-50m em caso de erro na contagem para os 1000m. Eu não sei o teu ritmo, mas se for igual ao meu, digo-te que 40m a nadar será coisa para uns 1800 a 1900m.
Eu vario muito, mas a verdade é que os dias de corrida por semana têm sido só dois. Espero que sejam o suficiente para chegar ao fim das X Milhas sempre a correr. E agora vem o Inverno, a 'maldita' chuva, o cansativo vento forte e o massacrante frio. Dos 3, o pior é a chuva, pois será uma lotaria nos dias que eu possa ter previsto para treinar.
Votos de bons treinos por esse lado

E disse...

Ana, Ana... agarra de vez este cavalo, força você tem, viu;)
uma dica é não dar a você mesma a opção de fazer o que você quer... pensa que é algo que você deve fazer, e pronto (como se fosse fácil, hein rsrsrs)

sai pra fazer qualquer tanto de corrida na rua... às vezes o que me dá preguiça ou desânimo é achar que tenho que correr muito... mas então digo pra mim mesma que vou só fazer um treininho bem básico de manutenção e pronto... quase sempre acabo por fazer mais;)

gostei muito de uma das frases:
"Mais revelador da nossa forma, creio ser como nos sentimos para fazer determinada marca."
também penso assim...

e quanto aos treinos na piscina... eu contaria o tempo que gasto pra fazer uns dois bate-e-volta... dava pra ter uma ideia no final... isso se for um ritmo constante rsss

tô aqui na torcida por você!!!

bjs