Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 25 de julho de 2011

PAI!!!!


Sentia-me cansada hoje. Certamente do treino de ontem. De qualquer forma resolvi ir treinar ao fim da tarde. Peguei no meu pai e lá fomos nós para o Parque como é habitual. Ele iria caminhar e eu correr.

Agora, em casa, digo que fui correr e deixei o meu pai no Hospital. Está lá agora, neste preciso momento e passará lá a noite. Não o trouxe de volta comigo para casa. Voltei para casa sozinha.

Passo a explicar: o treino acabou abruptamente, tão abruptamente que nem desliguei o cronómetro. Ali, são muitos os que me conhecem. Um "olá Maria" já não me surpreende, e eu, péssima a fixar fisionomias, todos me parecem familiares mas de facto conheço ou reconheço muito poucos. E andava eu às voltas há cerca de 45 minutos ou pouco mais, quando junto aos balneários, um jovem me chama "Ana", e continua a falar e a gesticular apontando para a casa de banho. Não percebi o que dizia, estava muito vento e eu ainda um pouco afastada. Temi o pior. Corri mais depressa para ele e ouvi o que não queria "O seu pai caiu, está aí dentro".

Sangue, sangue, sangue. Um buraco no sobrolho que jorrava sangue pela camisola e pelas calças, a cara rasgada, nas maçãs do rosto, nos lábios já a inchar, as mãos e os braços de pele esfolada e a sangrar também. Mas o pior, o pior era o buraco sobre o olho, que ele, a tentar estancar o sangue, tapava com papel higiénico que se tingia de vermelho rapidamente. "Já chamei uma ambulância", "ele caiu redondo no chão", "estava desmaiado quando cheguei ao pé dele", "essa zona - o sobrolho - é uma zona sensível, é natural sangrar muito", "é melhor ir ao hospital, deve ter de levar pontos", "não deve ser nada mas é melhor ir ao hospital", "ele esteva inconsciente"- olhava-os completamente desorientada e aturdida à medida que cada um falava. Agradeci e certifiquei-me que a ambulância sabia onde nos encontrávamos. Agradeci a todos e voltei a agradecer e agradeço agora a todos estes desconhecidos de rostos conhecidos.

Fixei a imagem do Bombeiro, de costas para mim, a limpar-lhe a ferida. Alto, jovem, costas largas másculas e calças ligeiramente descaídas a revelar a roupa interior do rapaz, roxa e de seda lustrosa e brilhante. Sabia que não eram horas para devaneios, mas no momento foi onde fixei os olhos, sem saber se achava aquela imagem natural ou bizarra, mas sem dúvida preferível em alternativa à ferida aberta a sangrar que me causava ligeiras náuseas e da qual me afastei propositadamente. Tem destas coisas o nosso inconsciente.

As consequências da queda parece que não são graves e estarão tratadas. Mas ficou no Hospital para observação e para se tentar perceber o motivo do desmaio.

"PAI!!!!!!!!!!!" - tenho um sangue frio do caraças. Parece que não sinto nada. Reajo. Tratei do que devia. Fui a casa dele buscar-lhe os documentos. Folheio as páginas plastificadas da carteira dos documentos onde está a informação da sua situação clínica e da medicação que faz, e deparo-me com uma foto da neta mais nova, a minha filha. Aquele momento não é hora para lamechiches. É seguir e fazer chegar o papel ao Hospital, junto dele.

"PAI!!!!!" - toda a sua fragilidade foi por fim revelada. E dentro de mim, há só um grito mudo, que insiste em silêncio, como que a querer-se libertar: PAI!

Hoje não tenho mais nada a dizer, a não ser que corri cerca de 45 minutos, e cerca de 7 Km

Até amanhã querido diário, e... peço aos crentes que rezem pelo meu Pai, que ele ainda me faz muita falta

Obrigada

19 comentários:

Henriqueta Solipa disse...

Os meus desejos das rápidas melhoras do teu Pai.

Um beijinho

JoaoLima disse...

O meu desejo de rápidas melhoras para o teu pai.

Um beijinho

Fernando Andrade. disse...

Oh Ana
O "Pipas" é rijo e vai ficar bom depressa. Fico a torcer por isso.
Beijinho.

Ana G. disse...

Os melhores desejos!

Vitor disse...

Olá Ana,
Rápidas melhoras para teu pai.
Um abraço para teu pai!
Bjs

Lilith disse...

espero que o teu pai recupere rapidamente, tem calma que tudo vai correr pelo melhor :)

beijos :)

Anónimo disse...

As rápidas melhoras

JH disse...

Espero que o teu pai te siga fazendo companhia por muitos anos e em boa condiçao.
Bjs
Joao

Anónimo disse...

Ana
as rápidas melhoras do teu pai, o nosso amigo Melro que todos nós nos habituamos a ver quase como tua companhia inseparável nas corridas.
Beijinhos.
Teu amigo corredor.

Lénia disse...

Oh Ana, que susto, hã!
As melhoras rápidas para o teu pai!

Beijinhos,
Lénia

P.S.: Parece que os treinos ontem não correram lá muito bem. Eu inclusive. Dias...

Amável Luz disse...

Ana
Votos de rápidas melhoras para o teu pai.
Cumprimentos
Amável Luz

joaquim adelino disse...

Que tudo corra pelo melhor, ele ontem estava mais corajoso que nós, sinal de que é forte e não é de desistir tão depressa.
Força aí Melro.

E disse...

oi, ana!!!

que momentos de aflição!

melhoras pro seu pai!
que em breve ele possa estar com vocês, plenamente recuperado!

um abraço!

C.C.D. "O Alvitejo" disse...

As rápidas melhoras para o teu PAI.
Saudações Desportivas
João Fortunato (Alvitejo)

João Paulo disse...

Olá Ana
Você não me conhece, mas gosto muito de ler as suas crónicas. Desejo-lhe uma rápida recuperação do seu pai.

Anónimo disse...

Olá Ana
Espero que neste momento o seu pai já tenha saido do Hospital.
Desejo-lhe rápidas melhoras e que volte o mais rápido possivel.
Um grande Abaço ao "Pipas"
Um beijinho.
Apinho

Hugo Adelino disse...

Olá, Ana!
Eu sou o rapaz que a chamou quando se encontrava a treinar...acredito que tenha apanhado um susto,sim!
Mas, certamente não irá passar disso mesmo.
As melhoras para o seu pai!

José Duarte disse...

Bom dia, Ana. Só hoje soube do desmaio do teu pai. Espero, sinceramente, que ele já esteja bem melhor. é que ainda há muitas caminhadas para dar e muitasd fotos para tirar. Força. Beijinhos.

José Duarte disse...

Bom dia, Ana. Só hoje soube do desmaio do teu pai. Espero, sinceramente, que ele já esteja bem melhor. é que ainda há muitas caminhadas para dar e muitasd fotos para tirar. Força. Beijinhos.