Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 28 de março de 2011

V Grande Prémio de Atletismo de Fernão Ferro



Realizou-se no dia 27 de Março de 2011 o V Grande Prémio de Fernão Ferro, na localidade com o mesmo nome.

Foi organizado pela União Recreativa Juventude de Fernão Ferro, Zatopeques de Fernão Ferro, com apoio da Câmara Municipal do Seixal, Junta de Freguesia de Fernão Ferro, Comércio e empresas locais e Movimento Associativo do Concelho.

Prova a contar para o XXIV Troféu de Atletismo da C.M. do Seixal e integrada nos Jogos do Seixal 2011.

Levou à participação nesta manhã, centenas de indivíduos, divididos em provas para escalões jovens, nos quais destaco especialmente a participação de imensas crianças e jovens, uma Caminhada para todos sem fins competitivos, e a prova principal.

Circuito fechado, totalmente cortado ao trânsito, em total segurança, sendo a prova grande constituída por 3 voltas grandes, numa distância de cerca de 6800 metros.

Inscrições gratuitas, uma t-shirt como prémio de presença para todos, taças e troféus por classificação por escalão e também classificação por equipas.

Tudo o acima exposto não vai muito além de uma transcrição fiel de boa parte do Regulamento, que se veio a cumprir, por sinal. Copiar e transcrever, pouco diz, ou a frieza das palavras torna-as pouco significativas.

Eu estive lá. Fui uma das centenas acima referidas. Todos os meus sentidos absorveram a Corrida. O Seixal trabalha bem, parece-me. A Corrida tinha um pórtico insuflável a fazer de Partida e de Meta em simultâneo. As provas começaram a horas. O "speaker" animava o ambiente. As crianças transbordavam alegria. Aqueciam e corriam, com alegria mas muita seriedade e empenho. Valores que lhes vão sendo injectados, em treinos regulares nos seus clubes.

Não é uma "grande" corrida, ouviu-se. Não, não é porque não move milhares uma vez por ano. É uma Corrida que como tantas no seu género, as que vão resistindo, move dezenas de crianças a correrem com regularidade e proporcionando-lhes a competição saudável aos domingos.

É uma corrida com inscrição gratuita para todos, com vários abastecimentos de água apesar da curta distância. Com percurso bem marcado. Com pódio. Com Troféus e Taças de brilho refectido nos olhos das crianças que as seguram, prémio colectivo dos seus esforços conjuntos, fruto de um trabalho de equipa.

É uma corrida simples, diria eu. Simples e talvez por isso mesmo, não falha no essencial. É certo que a divulgação não é muita, nem as classificações se tornaram públicas até esta hora, mas lá, no dia, tudo foi suficiente, e a manhã foi de Desporto, Convívio e Festa para todos, desde o Benjamim ao Veterano mais velho.

O empenho e o esforço:
As taças e os prémios.



Os Escuteiros, sempre presentes a ajudar a organização em diversos pontos:
A minha prova:

E eu? Eu por lá andei, levando comigo o meu pai, e por lá andei a conviver, conversar, suar, correr e fotografar, como costume e como gosto, sorvendo emoções para depois as escrever. Viver afinal. É esta também uma fatia de um forma de vida. E às vezes cansa, tal qual a vida, cansa. Mas a par da vida, vale a pena sim. Sempre. Vale sempre a pena.Com o meu amigo António Pereira, que mais uma vez, me acompanhou do princípio ao fim; e ainda faltava uma volta:
Corri 6840 metros em 39m34s, média de 5:47 / km


Cerca de 450 fotos do Grande Prémio Fernão Ferro, tiradas por mim e por meu pai António Melro, no site da AMMA - Atletismo Magazine Modalidades Amadoras

4 comentários:

horticasa disse...

Boa! mais uma vez, a dar o teu melhor...
E a Joaquina sempre em forma.
bjs eugénia

Anónimo disse...

Olá Ana,

Parece que o corte de cabelo está a dar resultados. Foi uma boa média a que fizeste na prova. Parabéns e olha que o cabelo curto te fica bem...mas mesmo bem e que gostava muito de te ver era quando punhas totós como usava a pipi das meias altas. Mas o certo é que tudo fica bem a quem é bonita.
Continua a treinar e tem cuidado contigo.
Bjs.

Fernando Sousa

luis mota disse...

Muito bem Ana.
Uma participação agradável em boa companhia.
Felicito igualmente a organização. É sempre de louvar quem organiza provas para todos.
Boa semana,
Luís Mota

Dylan disse...

É só saúde! Continue...