Pesquisar neste blogue

domingo, 7 de março de 2010

Dar Sopa!

Sim sim, era para ter ido correr numa prova qualquer. Pois era. E a prova, como todas, não era uma prova qualquer, era aquela a que eu ia. Onde estava o meu clube, colegas e amigos. E eu.

Era o Grande Prémio de Atletismo da Charneca da Caparica. Não fui. Desculpas, razões, argumentos, como aqueles que se ouvem nas partidas das provas para antecipadamente se auto justificar um mau resultado adivinhado, como lesões, falta de tempo, falta de treinos, falta de descanso, etc. etc. etc. e um sem rol de razões que interessam a cada um e a mais nenhum, mas ainda assim os atletas insistem em fazer desfilar dores e tormentos na hora da partida, eu, neste caso, nem cheguei à partida e não vou "desculpar-me". Não fui, porque simplesmente assim decidi. Razões? Guardo-as para mim, pois hoje não me apetece apelar ao vulgar e pseudo apoio nestes e noutros casos.

Simplesmente, à semelhança do que tenho feito nos últimos meses (anos??), nesta semana que passou, dei sopa nos treinos, dei sopa nos cuidados alimentares, e para não destoar dei sopa na prova.

Sopa, dei também ao corpo, que se a cabeça não se põe a pau, depressa deixará de ser corpo para passar a ser bola.

E como descobri há pouco o prazer de cozinhar, apetece-me hoje partilhar a Sopa que me dei:

Água
Sal
Nabo
Batata
Cebola
Cenoura
Abóbora
Coentros
Couve
Azeite

1) Lave e prepare/corte a batata, o nabo, a abóbora, a cebola e os coentros; coza tudo em água e sal:
2) Depois de cozidos, triture tudo:
3) Adicione já cortados, nabo, abóbora e couve:
4) Adicione um fio de azeite:
5) Leve a cozer e ... está pronta:

Se ficou boa? Ficou. Ficou pois! Até a minha filha gostou, o que é difícil... por isso...

Até amanhã ou depois querido diário

5 comentários:

horticasa disse...

Bom dia Maria!
Pois eu tenho feito o mesmo.
Só que eu não dou sopa, dou coisas bem piores, bolos, empadas, empadões, etc...
Aínda bem que disses-te alguma coisa, porque eu acabei por perder o teu linke e não podia fazer nada.
Bem sei que não é desculpa mas na altura que me falas-te do teu blogue eu não sabia a minima para colaborar contigo mas agora?
Vais ter de me aturar porque vou seguir-te de perto.
beijos meus e do josef

Anónimo disse...

Olá Ana,

Obrigado pela receita...não a de começar a faltar a provas mas a da tua bela sopa. Talvez não ponha a couve...
Quanto a faltar à prova...deixa lá, de certo tiveste as tuas razões e provas existem todos os fins de semana por este País fora.


Beijinhos

FS

José Xavier disse...

Olá Maria;

A sopa é um elemento importante, para quem corre. Era coisa que eu durante anos não dei muita importancia....dizia eu Sopanão!!

O dar sopa nos treinos e nas competicões, é que não é muito aconselhável. Nas próximas semanas diminua a sopa desportiva e aumente a dose de sopa cozinhada e verá que vai sentir-se melhor.

Um abraco
José Xavier

Anónimo disse...

Olá Ana,

Dar sopa ao corpinho ou dar corda aos sapatos e fazer mexer a bunda...o que será melhor se não se vêem resultados, não se perde peso?
Para obter esta e muitas outras resposta deverias assistir ao Seminário "Desporto, Saúde e Cidadania" dia 19 de Março, no Padrão dos Descobrimentos. A entrada é gratuita mas limitada a 100 "bolinhas". Decorre durante todo o dia e o seu início está marcado para as 9h30.
Uma das questões a debater vai ser "Afinal o exercício não reduz o peso?" Pessoalmente, acho que deve de ser um seminário interessante. É composto por três simpósios, "Treino Desportivo", Exercício e Saúde" e "Desenvolvimento Desportivo e Cidadania". Quem quiser obter mais informações pode ir ao site do Ginásio Clube Português, www.gcp.pt

O sol chegou! Aproveita e faz um treininho com umas acelerações curtas "queima um pouco o corpinho".

Bjs.
O cágado (cadê a tartaruga?)

Dani disse...

Sopa no inverno é ótimo pra esquentar o corpo.
Bjos,
Dani