Pesquisar neste blogue

domingo, 31 de agosto de 2008

Um Treino, Uma Festa

Não sei quantos dias faltam para a Maratona do Porto. Já nem estou muito preocupada com isso, pois para mim, o tempo esgotou-se. Rendo-me. À minha realidade, às circunstâncias actuais da minha vida, à minha incapacidade para as contornar ou modificar, ou simplesmente por fim, assumo que, neste momento que se pode estender por mais de um ano, as implicações que a preparação de uma maratona exige não se coadunam minimamente com as circunstâncias da minha vida. Irei lá sim, à Maratona do Porto, mas participarei apenas na prova de 14 Km, fazendo parte da festa. Como principiante ou incapacitado. Como ser menor ou inferior, mas que ainda assim põe o pé na rua e não desiste.

Hoje, preocupo-me sim porque faltam apenas 14 dias para a Meia Maratona de S.João das Lampas. Isso sim, é uma preocupação real e uma meta ainda que difícil, atingível (digo eu…)

Durante os próximos 14 dias, chamar-se-á este caderno: “Como se prepara (mal) uma Meia Maratona em 14 dias”

O título inclui propositadamente a palavra “mal” porque preparar “bem” uma Meia Maratona em 14 dias é tarefa ilusória. Aliás, é um acto um tudo nada tresloucado, mas ainda assim possível e por isso vou lutar por ele.

Hoje, Um Treino, Uma Festa: 40 minutos, terreno ligeiramente desnivelado

O meu pai, a minha filha, a cachorra, o solo, o céu, o ar, e eu a correr e a pensar que S.João das Lampas não vai ser pêra doce.

Impreterivelmente… meus caros, até amanhã

3 comentários:

Fernando Andrade. disse...

Bravo, Ana.
Assim é que é falar !
É preciso sacudir a cabeça e olhar em frente, com confiança e alegria.
Bons treinos.
Beijinho.

MPaiva disse...

"Irei lá sim, à Maratona do Porto, mas participarei apenas na prova de 14 Km, fazendo parte da festa. Como principiante ou incapacitado. Como ser menor ou inferior, mas que ainda assim põe o pé na rua e não desiste."

Desculpa lá, mas não concordo nada com esta forma de ver as coisas. Então o facto de não teres condições pessoais de te preparar para a Maratona faz de ti uma "incapacitada" ou um "ser menor ou inferior"?
É claro que não. Tenho a certeza de que se não estás a conseguir fazer a preparação adequada para correr a Maratona isso se fica a dever a motivos de força maior e a circunstâncias que estarão fora do teu controlo. Ainda que a razão fosse um simples "não me apetece ir desta vez", nem por isso seria adequada a classificação que usaste.

Por isso mesmo, espero que consigas estar na melhor forma possível em S. João das Lampas e depois na Maratona do Porto.

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Bem Fernando... também não é assim tão "Bravo"... mas sou obrigada a aceitar a minha condição e em vez de chorar dela, faço com ela o que posso, e ainda posso fazer muita coisita. Obrigada

mpaiva...pois... não estive nada feliz na classificação. E eu nem penso assim, como escrevi. Às vezes as palavras saem-me directamente do coração, escapam ao filtro, e a cabeça não é chamada a depor sequer...

Claro que o Miguel tem razão! Não fazer a Maratona não nos inferioriza. Cada um tem as suas razões, as suas motivações, e tão "importante" é o que participa na Maratona, como o que apenas participa na prova de 14 km... E então nós, que corremos para sermos "importantes" ahaha

Obrigada pela visita e comentário e sabe o bom disto tudo? É que ao fazer apenas 14 km no Porto, vou poder estar na meta para o aplaudir quando se consagrar Maratonista!