Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Amor


Faz já muito tempo que não se encontrava com ela. Desde os Trilhos de Mogadouro, no dia 29 de Março precisamente.

E hoje voltaram a encontrar-se. Sentaram-se frente a frente proporcionando intencionalmente um contacto visual, só evitado com um propositado virar de pescoço que não aconteceu. Olharam-se. Tanto para dizer e o silêncio não se quebrava.

Por fim, ela acusou:

- Porque me excluíste da tua vida? Já não me queres? Já não me amas?

- Olha, não vejas as coisas assim. Eu continuo a gostar de ti.

- Gostar!? Gostar não é amar! Perguntei-te se ainda me amavas? Ainda me amas? Desejas estar comigo? Dentro de mim? Queres-me contigo para partilhar comigo tantas emoções, alegrias e até dores?

- Olha, eu gosto de ti, mas amar, amar… receio que o amor findou, querida.

Os olhos dela primeiro encheram-se de lágrimas para logo de seguida, rolaram pelo rosto abaixo em grossos fios de água. Sem se dar por vencida, replicou:

- Mas eu já te fiz feliz! Sabes que te poderei ainda dar muita felicidade. Deixa-me ficar contigo! Deixa-me amar-te! Eu posso amar-te e tenho tanto para te dar. Por favor, não me excluas da tua vida. Eu sou a tua vida. Eu era a tua vida, recordas-te? Dos momentos felizes que vivemos em conjunto? Ao sol, à chuva, uma partilha e cumplicidade que dificilmente outro alguém te poderá dar. Uma entrega total e única! Não me abandones! Não me tires da tua vida… por favor – suplicou ela entre soluços e mais lágrimas.

Passou-lhe a mão pelo rosto, limpando-lhe as lágrimas. Custava-lhe ter de dizer o que se seguiu:

- Querida… Parte-se-me o coração dizer-te o que sinto, mas sinto, sabes? E eu vivo com base no que sinto. E hoje, admito que já não és o meu amor, já não te amo, já não és a minha vida, não me preenches nem completas, percebes? Há mais estímulos, outros amores que me chamam, que me dão também alegrias, maiores alegrias e com quem partilho pedaços da minha vida. É errado dedicarmo-nos a um único amor… Tens de compreender.

Ela baixou os olhos, tremeu o queixo e gemeu baixinho, deixando cair mais lágrimas a fio.

Oh dor!

- Pára com isso. Eu não te abandono, mas as coisas já não são como antes. As alegrias que vivemos em conjunto, as dores suportadas, as metas atingidas, já não me trazem o extâse de antes, compreendes ? Os orgasmos atingidos já não são o que eram, nem para mim nem para ti. São vulgares, vazios, não sentes isso? Há um vazio, como se já não me chegasses nem me satisfizesses. Já não te proporciono o que antes te proporcionei também…

- Mas eu amo-te! Pelo menos fica comigo, assim, nem que seja só de vez em quando. Deixa-me fazer parte da tua vida. – os olhos dela tinham já parado de brotar lágrimas mas mostravam uma tristeza sem fim, quase desesperada. – Eu já fui a tua vida, lembras-te? A tua amiga, única, íntima, a única em quem podias confiar… Para quem te despias e tinhas a coragem de ser tu? Que fiz eu?

- Não, não fizeste nada – as palavras estavam a custar a sair-lhe mas teriam de ser ditas. Nada pior que uma mentira, uma mentira doce. É sempre preferível uma verdade que doa que uma doce mentira que engana. – Olha, tu hoje já não és a minha vida! O amor acabou, percebes? Continuo a gostar de ti, mas já não há amor… Olha o título deste blog aí em cima, mudou! Tudo muda!

Ela volta a chorar baixinho de olhos baixos fixando o tampo da mesa. E volta a suplicar desesperada:

- Deixa-me ser tua amante. Nada te exijo. Deixa-me só estar contigo nem que seja apenas uns momentos da tua vida. Prometo que nada te exijo, não te roubarei tempo junto dos que amas. Já não exijo ser a tua vida, mas não me excluas dela completamente. Eu sei e tu também sabes que ainda te posso fazer feliz, por momentos que seja, tu precisas de mim, eu amo-te, estou aqui para ti, sempre, aguardando-te … Por favor amor… - novos soluços.

Pegou-lhe no rosto molhado com ambas as mãos e levantou-o o suficiente para lhe fixar os olhos de novo:

- Escuta: Não te abandonarei por completo, mas já não sei se preciso de ti, sabes? O mundo é tão vasto, e eu tenho estado fechada no teu mundinho. E há um mundo para descobrir! Tu já não és a minha vida, estás apenas numa parcela dela, compreendes? Chega assim?

- Sim, obrigada! E vais ver que ainda te vou fazer voltar a amares-me, como dantes, lembras-te? Obrigada por mais esta oportunidade que me dás. – Os olhos dela voltam a sorrir, cheios de esperança.

Ainda com o rosto dela entre as mãos fortes, deu-lhe um intenso, longo e doce beijo na boca, e amou-a uma vez mais. Depois, já de pé, por trás dela, acariciou-lhe sem malícia, o ventre, os peitos e o rosto que rodou suavemente para lhe beijar mais uma vez os lábios carnudos. Depois, soltou-a devagar, sem certezas do que lhe tinha acabado de dizer. Amor… quem o sabe definir? Quem tem sempre certezas?

- Agora tenho de ir, querida. Ainda não é hoje que vou contigo…

Afastou-se e olhando para trás, viu-a triste, ansiosa, aguardando no entanto, à sua espera, e enquanto se ia afastanto, desaparecendo com o vento, fez a promessa para si mesma que não a ia abandonar por completo. Já tinha esboçado uns planos para fazerem em conjunto, como dantes. Seriam suficientes para fazer renascer o Amor ? O Amor, esse, que opera milagres todos os dias…

2 comentários:

Anónimo disse...

Claro que tudo vai ser como dantes…não há amor como o primeiro…com ou sem milagre ela vai voltar!

Um Abraço!

Orlando Duarte

Zen disse...

Epá...

O que acabei de ler é muito feminino. Como comentar... é sempre difícil, mas arrisco ( gosto da adrenalina)!
Bem antes de mais, acho que ambos os personagens estão confusos quanto aos sentimentos que nutrem pelo outro que certamente não são de "amor"( este é o meu ponto de vista). O Amor só existe se existir recprocidade, ou melhor, não há amor sem amor! Aqui ( no texto) existe uma relação de poder ( que se estabelece entre o mais vulnerável e outro que o manipula) uma idealização do amor ( como se este fosse apenas perfeito, feliz, físico, belo, esquecendo-se outras formas de amor. Em suma, esta idealização produz muita insatisfação nos dias que correm, pois a avidez de uma suposta felicidade plena e duradoura, do prazer e satisfação imediata, faz esquecer a real dimensão "humana" das relações a dois) e uma atroz auto-comiseração ( como me "doeu" o "arrastar" do personagem que diz amar e não ser amado). O nosso sentimento só cabe no sentimento do outro! Se assim não for é fantasia ( o que não é de todo mau em algumas situações e até estimula a criatividade).
Bem, resumindo ( estou aqui no trabalho e a concentração não é muita), esta história já teve um (ante)passado com momentos felizes, agora ( no presente) não! Vale a pena ter fantasias, mas não vale a pena naufragar nelas! Outros amores ( como disse um personagem desta história) estão por "descobrir". Fico-me por aqui que já estão a dizer-me " que merda é essa que estás ara aí a escrever?!". Já se viu que é gente que nem "idealizações" tem.

Força nas canetas ( BIC, MOLLIN, esfera fina ou grossa, tanto faz)!