Pesquisar neste blogue

sábado, 24 de maio de 2008

Sopa de Feijão

Apetecia-me uma costeleta de vitela ou uma posta de salmão grelhada no carvão. Ou corvina cozida com bróculos, e azeite com fartura para temperar. Ou ainda bacalhau do bom, do que se desfaz em suculentas lascas onde o azeite escorre de forma divinal… Apetecia-me…
O feijão é um alimento relativamente barato e se tivermos em conta o seu valor nutritivo e o seu custo, depressa concluímos que o feijão é daqueles alimentos que com pouco dinheiro conseguimos alimentarmo-nos bem, quer nutricionalmente falando, quer em termos de saciedade. O feijão é uma boa fonte de proteínas, hidratos de carbono, fibras e micronutrientes.

Por isso, uma panela de feijão cozido passado, cebola, couve lombarda e um fio de azeite tem sido o meu cardápio repetido nos últimos dias. Enche, alimenta e sacia de forma eficaz.

O seu consumo de forma regular está mesmo associado a uma diminuição no desenvolvimento de doenças como o diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.
Não me chateio mesmo nada comer sempre o mesmo durante um período. Os únicos inconvenientes mesmo são… as flatulências causadas pelo dito… e o terror de que o mito do homem que comia abundantemente feijão e que vivia num quarto pequeno e pouco arejado morreu intoxicado pela sua própria flatulência, seja verdade…

Sem comentários: