Pesquisar neste blogue

domingo, 15 de setembro de 2013

Meia Maratona Sport Zone, Aviso e Respeitinho e Resumo da Semana

Resumo da semana 8 (de 15)

2ª f - 9/09/2013: Descanso
3ª f -10/09/2013: Descanso

4ª f - 1109/2013: 16 Km - 1:35:37 (primeiros 10 + Lentos, últimos 6 + rápidos

5ª f - 12/09/2013: 10 Km - 1:00:00 - Corrida Contínua
6ª f - 13/09/2013: 12 Km - 1:12:00 - Corrida Contínua
sáb. 14/09/2013: Descanso
domingo 15/09/2013: Meia Maratona Sport Zone: 21,290 Km - 2:00:92

Totais: 4 x Corrida, 5h47m39s, 59,490 Km


Com as 2 provas do último fim de semana (Meia das Lampas no sábado à tarde e Avante no domingo de manhã) a terem-lhe corrido muitíssimo bem,  o astral estava em alta mas o corpo andou cansado a semana toda. Cansado nos dias que não corria e cansado nos treinos.

A juntar a isso, noites pouco dormidas, viagens e tudo a aconselhar prudência, moderação e objectivos modestos e  contidos, mas aqui a rapariga chega à Meia Maratona Sport Zone no Porto, cheia de optimismo: como a prova é fácil (se compararmos com a Lampas) queria "evidentemente" fazer um melhor tempo.

E se começou bem...o gaz durou-lhe apenas até meio da prova. A partir daí foi a penar até à Meta. E em pleno esforço, sob o Sol quente, o corpo aliou-se à cabeça e só lhe vêm à memória más recordações daquelas ruas: a desistência da última Maratona tentada e não acabada (2007)! O empedrado do chão não ajuda e parece que cada pedra dá voz ao calcanhar que lhe doi há semanas. Ao sentir-se invadir por um derrotismo desesperante, a rapariga lutou. Lutou com todas as suas forças sem que ninguém percebesse e não deixou que o Sol se apagasse. No último abastecimento bebeu para além de água, bebida isotónica e aí, nesse último km parece recuperar as forças e termina esse km ao mesmo ritmo médio dos primeiros 10 km: 5:25/km. Tempo final: 2h00m02s para 21,290 Km, média de 5:38/Km. Ficou classificada em 2540ª posição entre 4528 atletas chegados à Meta

Durante o percurso chegou mesmo a questionar-se porque corria, porque quer ir fazer a que será a sua 5ª Maratona no dia 3 de Novembro e se tudo isto valia o esforço, o esforço dos treinos, do tempo dispendido, das ausências em casa, etc, etc.

Quando terminou, as respostas estavam todas claramente formadas, mas também foi claramente recordada do respeitinho que deve manter. Foi como um aviso. E "Elas não matam mas moem" faz todo o sentido. E "treinar" há 8 semanas é muito pouco, e fazer 2 provas "a abrir" em 2 dias seguidos requer a devida recuperação e dormir é necessário, mesmo que às vezes acredite que não. E por tudo isto e mais alguma coisa, a rapariga deve reconsiderar os objectivos, talvez esquecer a Maratona abaixo das 4 horas, talvez mesmo esquecer os tempos de vez...mas isso é-lhe muito complicado. Constante aprendizagem e exercício de resistência e persistência é o que isto é.

Mas o importante aqui é como isto tudo a faz feliz! Essa é que é essa! Por isso...é continuar!




com o Melro:
 A aquecer:



Partida dada:
 E já para a Meta! Pelo meio..um mundo de histórias...

Faltam agora 7 semanas para a 10ª Maratona do Porto


Resultados da Meia Maratona Sport Zone, no site da Runporto, aqui

fotos da Meia Maratona Sport Zone na AMMA-Atletismo Magazine Modalidades Amadoras, aqui

E também em vários albuns do Corredor de Montanha, que podem ser encontrados aqui

E ainda no facebook da Runporto, aqui

11 comentários:

JoaoLima disse...

Olá Ana!

Como sabes bem, essa torrente de emoções contraditórias e as dúvidas, fazem parte do quotidiano da preparação para uma Maratona.

Tens que ver o copo meio cheio, e após uma dose dupla bem dura a semana passada, chegaste à SportZone e fizeste um bom tempo em que só não baixaste das 2 horas por 3 segundos.
Por isso, estás no bom caminho rumo ao objectivo.

Força!

Beijinhos

Sílvio Horta disse...

Maria o que não nos mata torna-nos mais fortes! Vai ver que a Maratona vai correr bem ;)

Anónimo disse...

Nada de desânimos. Este resultado, face ao fim-de-semana passado, é muito natural. O contrário é que era de estranhar…

Fica a felicidade, as boas e más sensações. Há que aprender com elas…

Não tenho dúvida que há plena capacidade para concluir a maratona. Quanto ao tempo e as sub 4 horas, porque não? Todavia, defendo que a Ana não deve concentrar-se nesse acessório, mas sim no essencial e aquele acessório aparece naturalmente…

Boa recuperação e continuação de bons treinos!

Beijinhos.

Orlando Duarte

Anónimo disse...

Nada de desânimos. Este resultado, face ao fim-de-semana passado, é muito natural. O contrário é que era de estranhar…

Fica a felicidade, as boas e más sensações. Há que aprender com elas…

Não tenho dúvida que há plena capacidade para concluir a maratona. Quanto ao tempo e as sub 4 horas, porque não? Todavia, defendo que a Ana não deve concentrar-se nesse acessório, mas sim no essencial e aquele acessório aparece naturalmente…

Boa recuperação e continuação de bons treinos!

Beijinhos.

Orlando Duarte

Carlos Cardoso disse...

Ó Ana...não sabia que vinhas à Meia do Porto, mas bem me parecia que tinha visto o "melro" (reconheci-o das fotos) de máquina fotográfica em punho lá pelo meio. Foi pena não te ter conhecido pessoalmente, fica para a próxima (talvez na Maratona).
A prova ontem foi bem dura e aconteceu-me o mesmo...a meio foi-se o gás e depois foi sofrer até ao fim. Mas o que conta é mais uma corrida, mais um bom treino em direcção à meta no dia 3/11...
Beijinhos e continua com essa força

Joaquim Costa disse...

ó Ana , não desanime(eu sei que não)aquilo ontem correu mal a toda a gente(excepto aos do custume)eu não fui mas já corri lá 4 meias , o tempo de espera e o calor não ajudam e depois aquilo convida a andar no inicio ....a Ana é experiente e em novembro nem se vai lembrar de 2007..um beijinho e muita força.

Jorge Branco disse...

Na maratona, como em tudo na vida, temos que ser realista! A "Pikena" só tem de pegar nos tempos que está a fazer na meia maratona e ver se dão para baixar das 4 horas na maratona!
Na minha opinião parece-me algo arriscado essa tentativa de baixar das 4 horas tendo em conta os seus tempos na meia na actualidade...
Cada qual é como é, se calhar para si não é fácil desligar dos tempos e andamentos.
Não tenho a menor dúvida que está em perfeitas condições de correr a maratona só tenho medo dessa sua "mania" de baixar das 4 horas.
Uma coisa é fazer a maratona para acabar outra completamente diferente é fazer uma maratona "prego a fundo" a dar tudo o que temos!
Só espero estar engano e que baixe mesmo das 4 horas. Mas para ser honesto tinha de deixar aqui a minha opinião. Beijinhos.

Bons Km disse...

Ana Ana Ana, isso de correr provas tão perto me parece bem coisa de principiante coisa que você certamente não é. Tua cabeça venceu teu corpo e terminou bem essa meia, tenha mais cuidado e mais repouso e fará sem dúvida essa maratona do porto sub 4 horas. Mas escute teu corpo o descanso é parte fundamental da planilha. Beijos
Ju

Anónimo disse...

Olá Ana,

Parabéns Ana, pois terminaste a prova e éo que interessa. O acumular de um aumento da kilometragem semanal e de provas longas em duas semanas seguidas em ritmo de competição, "fazem estragos". Tudo é natural. Também o que se faz nos dois dias anteriores são muito importantes e influenciam...acredito em ti e sei que és uma pessoa muito certinha e com uma grande força de vontade...continua. Julgo que a tua marca na Maratona rondará as 3h55' menos 5´ mais 5´, acredito que vais conseguir...
Força Ana, bons treinos e até...

Fernando Sousa

Lilith disse...

sabes o que te digo? és fantástica :)
beijinhos

Unknown disse...

Muitos parabéns pelo resultado.

Quando somos muito exigentes connosco o corpo ressente-se, pelo que agora há que recuperar como deve ser.

Também eu estou a pensar fazer a Maratona do Porto, mas apenas em 2014. Não conheço nada do percurso, excepto que existem zonas com empedrado.

Será que me conseguia dar algumas dicas por forma a poder ir adaptando os meus treinos?

Força para a Maratona.

Tenho a certeza que vai ser um bom resultado.

Fernando Varela