Pesquisar neste blogue

terça-feira, 16 de outubro de 2012

2ª Corrida do Sporting - Palavras


Palavras da Ana e da Maria, porque às vezes elas não se desassociam
 


A 2ª edição da Corrida do Sporting - 14 de Outubro de 2012

"São grandes"

A 2ª edição da Corrida do Sporting esteve em alta, como se previa. 4181 foi o número de atletas chegados à linha da meta depois de 10 Km percorridos.

Se acrescentarmos a este número a quantidade de crianças que participaram animadamente na Corrida Jubas, divididas por idades, a 2ª edição da Corrida do Sporting deve ter posto a correr perto de 5000 pares de pernas.

E por cada inscrição, incluindo as crianças, recebeu a organização qualquer coisa entre 10 e 15 euros.


Entrega de dorsais apenas nos dias antecedentes à prova, oferta de t-shirt, fita-porta-chaves e uma revista.

O dia da prova

Horários cumpridos, quer nas Corrida "Jubinhas" quer na prova principal. Partidas dadas pelos simpáticos e admiráveis atletas Francis Obikwelu e Naíde Gomes.
Na Corrida principal, alinhamento e partida dos atletas por blocos de tempos, ficando os mais lentos como eu na cauda do pelotão, com apenas "meia dúzia" de  atletas atrás, para além de um grupo de participantes em cadeiras de rodas acompanhados.
Adivinhem lá onde está a Benfiquista?
A prova apresentou-se bem organizada. Após a partida, depressa os milhares de corredores fluem pelas avenidas da capital, sem trânsito, bem sinalizado, com 2 abastecimentos de água, controle por chip, quilómetros marcados, algum apoio popular, destacando-se uma sensacional claque leonina e suas imponentes bandeiras ondulantes no ar.
A Benfiquista entre eles, aqui a recuperar e a tentar não perder o seu amigo António


A Corrida desce quase até à Rotunda do Marquês e retorna.

Estamos sempre acompanhados. Atletas, membros da organização, agentes de autoridade, e eu entre amigos quase sempre.

Depressa a entrada no Estádio José Alvalade. O momento esperado, ansiado e prometido. Expectativa defraudada no entanto. A Meta é logo ali sim, e podemos desligar o cronómetro. Mas não temos fotógrafos a registar o momento. Foram corridos dali para fora logo depois de ter chegado a 3ª classificada feminina. E sim, havia por ali fotógrafos, particulares e também profissionais, mas de que a organização disponibilize fotos da chegada dos verdadeiros atletas de pelotão à Meta, não consta nesta história.

E mal o cronómetro é parado, param também abruptamente as pernas e todos os músculos e todos os órgãos, num arfar ofegante da boca de cada atleta e num funil estreito e cheio de atletas obrigados a caminhar contra as costas dos que seguem à sua frente igualmente lentos, pois o escoamento não se fazia como devia. Sem espaço para caminhar, sem espaço para alongar, sem espaço para respirar, sem espaço para retirar o chip e sem água. Este é o Estádio José Alvalade a que fomos obrigados a dar uma volta a passo de caracol sem água. Este é o afamado Estádio José Alvalade e a chegada da 2ª edição da Corrida do Sporting. Pelo lento caminho é-nos dada a medalha. Bonita e de bom gosto, como a da edição anterior. No entanto mantêm-se o erro do ano passado: as medalhas são dadas aleatoriamente, um ponto aqui, ali e acolá. Com a maior das facilidades um atleta sai de lá sem medalha, porque vai no meio, porque não se apercebe, etc., como de forma similar, pode receber 2 ou mais medalhas, se for esse seu intento, com as previsíveis consequências (faltarem medalhas).

Por fim, já na saída do estádio, é-nos dado um saco com água, bebida isotónica e uma maçã. Mas já tínhamos parado há demasiado tempo.

As classificações foram disponibilizadas rapidamente, assim como um diploma para cada atleta.

Estava tudo muito bem, mas pelos EUR 15,00 que paguei merecia muito mais na chegada desta 2ª Corrida do Sporting. Chegada esta que sem qualquer dúvida, é ponto negativo assinalável nesta grande Corrida que tem tudo para ser de facto um sucesso, mas sucesso não é só ser grande, é fundamentalmente focar-se nos atletas e privilegiar o seu bem estar. Desprezar e dispensar os fotógrafos após a chegada da 3ª atleta feminina, impedindo-os de fotografar dentro do Estádio o pelotão, fotógrafos esses que apesar de amadores são eles que na maior parte das provas levam ao atleta de pelotão a sua foto de participação, a sua chegada à meta, o seu momento de glória, foi no mínimo falta de pedigree.
O Melro
O que se sente aqui?  

Classificações no site da prova

Fotos da 2ª Corrida do Sporting, aqui, no site da AMMA - Atletismo Magazine Modalidades Amadoras

10 comentários:

horticasa disse...

Bom texto como sempre...
Pois é lamentável, ter que ficar parada depois de correr 10km, fica tudo preso, também me custa muito quando isso acontece...
Quanto ao teu Melro ter que ficar cá fora do seu estádio, também não lhe deve ter dado muita satisfação...
beijinho pa vocês

Anónimo disse...

Mulher de coragem!
Parabéns!!!

Henriqueta Solipa disse...

Ainda bem que correu bem e gosto muito de te ver com esse sorriso feliz!!!

Beijinho

Unknown disse...

Ana;

Já foram duas vezes que o Sporting organizou esta prova, e poderá ser que há 3a a organização tenha em consideração e melhore os aspectos organizativos que aqui muito bem colocas.

Mas pelo que dizes valeu a pena estarem cerca de 5000 pessoas a correr!!....e tu estiveste lá e estás de parabéns....foi pela levares a camisola do benfica....haaaaa!!

Um beijinho dos Xavieres

Anónimo disse...

Olá Maria
antes de mais a essa tinhas que ir, o Melro merece, quanto ao custo nada a comentar, cada um saberá como e deve gastar o dinheiro mas como disse, tu tinhas que lá estar.
Não é de todo a minha praia mas nada conta essas corridas, quantas mais melhor...
Beijo do teu amigo corredor.

E disse...

parabéns, Ana!

que pena que a organização errou feio na chegada... deve ter tirado boa parte do gostinho bom de chegar...

Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

Ainda bem que correu bem, apesar dos percalços :) Gostei muito de ver a última foto :)

Beijinhos :D

Anónimo disse...

Olá Ana:
Então uma benfiquista, a destoar no pelotão verde e branco, esperava mais?!...
Força sempre! E parabéns por ser uma autêntica embaixadora da modalidade.
Seu fã, Abílio Nunes

S* disse...

ahahah És a minha heroína, sempre vermelha!!

Jorge Branco disse...

Mais um corridas mais uma viagem! (comentário parvo mas também tenho direito!).
Beijinho