Pesquisar neste blogue

terça-feira, 6 de julho de 2010

Aplica-se, aplica-se sim!

"Não importa o quanto devagar tu vais, desde que não pares."

Confúcio ( 551 a.C. - 479 a.C), de seu nome chinês, Kung-Fu-Tse, mestre, filósofo e teórico político, que com a sua doutrina, denominada de Confucionismo, teve grande influência não só na China como em toda a Ásia.

Digo eu: "Não importa o quão devagar tu vais, desde que VÁS." E eu hoje FUI.


Vialonga, 6 de Julho de 2010
Não sei se por influência do Confúcio ou não, mas hoje, 6 de Julho de 2010, nesta terra bem distante daquela da sua origem, esta máxima teve influência também hoje e aqui. Sob ela (a influência do Confucionismo e a de muitos mais), eu corri

6,100 Km em 40m15m, média de 6:35 / Km, média que pouco ou nada diz, como todos os números não passam de números e este chama-se Média, pois subi a Serra e desci a Serra, sob um Sol já impiedoso das 9 da manhã, e os ritmos variaram de 6:02 / Km a 7:06 / Km, consequência directa do desnível.


"Não importa o quanto devagar tu vais, desde que não pares."

- Não era isso que o Mestre queria dizer! A frase é muito mais abrangente que a uma simples e estúpida corrida!!
- E daí?! Aplica-se também!
- Não!
- Sim! Aplica-se sim! Pois a Corrida, a que tu chamas simples e estúpida corrida, é muito mais abrangente que a própria corrida em si!! Não percebes?! O não parar de correr, o não parar de avançar, por mais vagarosos que vamos... o importante é IRMOS! Não percebes?! A Corrida é o caminho, é o percurso das nossas vidas.

Encolheu os ombros, abanou a cabeça e virou-lhe costas, deixando-a sem resposta.

- Estúpido! - gritou-lhe ela numa voz muda, que ela suspeita não lhe ter atravessado os lábios sequer.

9 comentários:

Unknown disse...

Olá Ana;

Desde que não pares e tenhas prazer na corrida, qualquer velocidade é importante. Existem momentos de maior velocidade e outros de menor, que são importantes ao resultado final.
Nos treinos, onde as diferentes velocidades e em certos momentos, são o factor importante para o objectivo a alcançar.

Continuação de bons treinos..e boas férias. As nossas serão em Portugal a partir da próxima semana...com uma prova em Óbidos!

Abraço
Xavier's

Unknown disse...

Muito bom Ana!!!

Você esqueçeu que "Quem corre por gosto não se cansa"... Mesmo que devagar, né!

Bons treinos!

Beijinhos do Brasil!

marli disse...

Parabén, o importante e não parar!!!
hj já corri as 6:20 da manhã 6km200metros...
bons treinos
simbora correr
www.marleemove.blogspot.com

horticasa disse...

Estavas a falar com quem? Já sei contigo mesma. OK! eu também falo comogo sempre.
Boa, a treinar todos os dias, pelo menos nas férias e a praia?
beijos nossos até sabado

Anónimo disse...

Ana,

Olá alegria! Podes perguntar ao teu amigo "Confuso" aliás Confúcio se ele não pararia com uma forte dôr de barriga. Julgo pois que podias acrescentar à frase "...mas podes parar desde que seja por uma boa causa...ir à casa de banho, uma dôr de burro, ajudar uma menina bonita que precise de auxílio, etc. Depois sim, podes continuar devagar ou não, sempre com prazer...isto já me está a baralhar o meu intelecto, está-me a parecer outra coisa...Desculpa-me.
Boas férias e bons treinos, quer sejam rápidos ou lentos, longos ou curtos, de manhã ou à noite.

Bjos.
Fernando Sousa

CANELAFINA disse...

Bela reflexão, para iniciar a manha aqui no sul do Brasil.
Corremos com esta ideia, não parar, avançar sempre, e não é que conseguimos Um abraço, eduardo

Filipe Fidalgo disse...

Olá, Ana.
O confúcio andava meio baralhado, porque diz o povo "parar é morrer",por isso um passinho de cada vez, de cabeça levantada á procura da tão ansiada chegada.

Bons treinos.

E disse...

oi, ana!

acabei de conhecer seu blog... e foi amor à primeira vista;)já me inscrevi como fiel seguidora, para acompanhar suas narrativas!

aqui dizemos: devagar e sempre! talvez por alguma influência de confúcio, ou mesmo por sabedoria popular! o importante é a verdade dessas palavras: ter persistência, avançar, ainda que aos tropeços, para estar cada vez mais próximos de onde queremos chegar!

amanhã viajo de férias pra fortaleza, uma cidade linda, com um mar de água morna, e uma areia bem clarinha e fofa.... boa pra correr!!!!!!

bons treinos!
p.s.: vi no topo de seu blog que uma de suas metas é emagrecer.... também estou nessa batalha, mais uma que só se vence à custa de muita persistência!aff!
bjs

C Humberto disse...

Olá Ana!
o que importa é a gente se mexer, eu já fiz muita corrida mas não de competição, corria por gosto, mesmo debaixo de chuva sempre , mas cai do telhado de minha casa e fiquei com um tendão do pé com problemas.Chegei a fazer 3 horas a correr fazia isso 4 vezes por semana. Como a bike não me afecta o tendão , lá ando eu, não ligo para médias faço por desporto adoro chegar ao bico dum cerro, ou fazer 200km, faço competição comigo.
O importante é a gente nunca parar, um abraço e boas corridas. Tenho de esperimentar a correr a ver se o tendão já não incomoda.