Pesquisar neste blogue

sábado, 18 de outubro de 2008

Peso e reeducação alimentar

Uma semana passada. Correria, correria. Sem tempo sequer para correr. Ou para viver. Ou para morrer. Essa queria eu ver! Como logo o tempo parava e as tarefas obrigatórias se tornariam ridículas e absolutamente desnecessárias.

Dando uma volta pelos blogues cujo tema é o emagrecimento, reeducação alimentar, controlo de peso e assuntos afins, assustadoramente se verifica que quer o número de visitas quer o de comentários nesses blogues é bastante elevado, mesmo quando 95% deles se limitam exclusivamente a dissecar o problema existente entre comer uma ervilha ou duas ervilhas, ou se ingerir metade de um queque irá comprometer uma eficiente perda de peso. É de facto impressionante a necessidade e a procura que estes problemas (obesidade e distúrbios alimentares) suscita, demonstrada na proliferação e procura deste tipo de blogue.

Nesse tema também este blogue se foca de vez em quando, tema aparentemente frívolo para os mais desatentos e desinteressados. Eu tenho andado a emagrecer. Com cuidados alimentares fundamentalmente. Infelizmente o exercício físico tem sido quase nulo.

Hoje, o meu blogue vai também parecer frívolo e apenas dizer que depois de semanas e semanas a “comer bem” (leia-se saudavelmente) esta semana tive um deslize. Um deslize grande. Uma escorregadela. Um trambolhão. Ventas no chão!
Comi, comi, comi, comi, comi, comi, comi, comi, comi, comi, comi, comi… Sim, isso tudo e ainda mais! Não só a quantidade foi excessiva como a qualidade foi bera também.

E hoje é sábado, dia de pesagem! Treme a balança e tremo eu! Ainda assim, dispo-me corajosamente aqui e e na casa de banho, e subo para a balança.

Fica já a promessa, como se a vida se pudesse parar e recomeçar outro dia, como se se pudesse adiar e fazer promessas apenas para mais logo quando nem sabemos se iremos cá estar: nesta semana, que se inicia hoje), a disciplina vai voltar! Garanto-vos que vai! Afinal tropeços todos temos ou não? É preciso é não nos deixarmos ficar caídos. Levantar! Levantar! 2000 gramas (2 Kg soa demasiado duro) de aumento de peso numa semana? Não admira tendo em conta as porcarias que ingeri compulsivamente.
Até amanhã querido diário

7 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

Ana bom dia querida, já que vc falou sobre blogs de reeducação alimentar e perda de peso lhe recomendo dois ótimos que vc não pode deixar de acessar:

www.cuidandodocorpo.blogspot.com

www.saladaverde.com.br

Ainda bem que existe a corrida e que ela é nossa aliada quando nós damos esses delizes de comer muito.

Bom final de semana querida e se for correr eu lhe desejo boa sorte.

Bjss

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

Unknown disse...

Uns querem perder peso, eu como de tudo quero ganhar peso e nadinha... afff

José Carlos Jorge disse...

Há que continuar na guerra
Cabeçada aqui, cabeçada ali, mas continuamos sempre
Vêmo-nos na Nazaré, se não for antes.

Um abraço

José Carlos

MPaiva disse...

Eu não gosto nada de pensar antes de comer. Se me apetecer, gosto de comer! Apesar disso, os meus hábitos normais são razoavelmente saudáveis, pois não sou grande apreciador de doces e como um pouco de tudo.
Nos últimos tempos tenho conseguido reduzir bastante o meu peso por uma única razão: o treino intesificou-se bastante com a preparação para a Maratona. Por isso, cara Ana, o problema não será tanto a má alimentação, mas a falta de treino!
bjs
MPaiva

Anónimo disse...

Que tal esta... http://consultoriodenutricao.blogspot.com/
é de alguém que também tem ligação à corrida e decerto que pode ajudar.

joaquim adelino disse...

Olá Ana
Eu no seu caso eleminava a balança, coma bem e treine ainda mais. Acho que é a melhor solução
caso contrário chega à Maratona e vai ter dificuldades para a concluir. Continuação de bons treinos

Anónimo disse...

Olá Ana,

Pois é...pois é. Julgo que a culpa desse aumento de peso tem a vêr mais com os desejos e necessidades do corpo e também com pouco treino.
Com o regresso do frio temos tendência a ceder aos desejos do organismo e então, para o aquecer comemos mais...
Atenção, o Natal está à porta e é uma época difícil (chocolates, bolos, etc.)...por isso atenção...pessoalmente engordo nesta altura cerca de 3 a 4kg e depois só me consigo vêr livre deles lá para Fevereiro tendo de treinar bastante e com sessões de fartlek.

Nesta semana também já aumentei 2kg e estou a ficar preocupado com o meu rendimento na Maratona do Porto pois com este peso farei mais 5"/km. Será?

Portanto Ana, não és só tu que aumentas assim de repente pois eu também passei de 56kg para 58,5. Estamos com o mesmo peso né? Ainda não estamos gordos.

Beijinhos
fernando Sousa