Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Coisa Má

Cochicham entre dentes que ela tem uma coisa má. Cancro ou mesmo Sida, é ao que eles se referem, mas evitam a palavra, sempre a palavra, como se a palavra, proferida por suas bocas, saída entre os lábios deles, em sussurro que fosse, os pudesse misteriosamente contaminar.

A conversa, ao invés de revelar preocupação, o que à primeira vista nos poderia sugerir, reveste-se antes de fonte viva de mexerico, de alienação da sua própria vida, substituída e preenchida com a do alheio, numa íntima e secreta satisfação

Ela enfrentou os olhares deles, acompanhados de sorrisos baços sem graça ou vivacidade ou naturalidade sequer, retribuiu como pôde e passou por entre eles, abrindo caminho em silêncio e sentindo de seguida os olhares deles a cravarem-se-lhe nas costas como punhais afiados de dentes em serrilha.Ninguém a abordou. Trocam olhares entre si e mal ela se afasta o suficiente para não os ouvir, a conversa retorna até ao momento de ser substituída por outra, de carácter idêntico ou não, mas sem dúvida com o mesmo intuito, sobre outro alguém que deixara o grupo entretanto.

Não imaginam sequer, nem verdadeiramente lhes interessa, quão má é a coisa que ela tem."O suicida fracassado, utiliza o insucesso da sua própria morte induzida e fracassada para fazer crescer o rol de incapacidades com que se auto define, e dessa forma infligir maior dor e angústia à sua existência até a tornar de novo numa tortura dolorosa até ao humanamente insustentável. O suicida bem sucedido... bem...esse não está cá para contar."

4 comentários:

Fernando Andrade. disse...

Olá Ana.
Em boa verdade, acho que o suicida bem sucedido, ao contrário do que acontece com tudo o resto, é o que fracassa! Acontece-lhe "coisa boa" quando ele tinha escolhido "coisa má"!à sua vontade "descontrolada" de se finar, sobrepõe-se algo que o faz continuar a viver. E se não souber viver, pelo menos continuará a existir.
Beijinho, Ana

FA

Anónimo disse...

olá Ana
qualquer coisa má, por muito má que seja, tem sempre um outro lado, BOM. Ameaça ... Oportunidade. Afinal aproveita ro momento seguinte para seguir em frente, "carregando" a coisa má, mas tornando-a parte de nós, afinal parte de alguém maior, com coisas BOAS.
e é a esse lado bom que nos agarramos.
e há sempre, mas mesmo sempre, quem possa partilhar connosco os momentos menos bons, as "coisas" más. e a partilha ajuda. não tenhamos receio de partilhar. o bom e o mau. há sempre alguém disposto a partilhar connosco.
um beijo GRANDE, até breve.
António
p.s. - ir passando por cá em silêncio é também uma forma de estar e de partilhar. não tenho dito muito, mas tenho passado por cá. SEMPRE.
Bj.

João Paulo Meixedo disse...

pôrra, pá, a vida já é tão curta e ainda há quem a queira encurtar mais ...

Joaquim Margarido disse...

Olé

Só para dizer que gosto muito, de quando em vez, de passar por aqui a lavar a alma. É assim a modos que um cantinho secreto, no alto da minha falésia, onde me sinto e ao mar, ora manso, ora tempestuosamente belo.

Beijoca

JM