Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Lembrar Abril... 15º G.P.Atletismo S.Vicente de Fora





- Não deixes que te faltem as palavras, nem as cales por favor. Às vezes elas saem-te bonitas, riem e choram, levam-nos a bailar com elas, de mãos dadas ou aos encontrões, a lugares onde sonhamos ir, ou a solos que jamais quereríamos pisar, mas que existem embora preferíssemos não ouvir falar deles sequer e por isso nesses momentos não gostemos nem delas (das palavras) nem de ti, e às vezes ainda, elas dizem coisas importantes… às vezes. Falam-nos de lugares e de acontecimentos. De gente, de gentes, de vidas, de sonhos, de dores, de alegrias e às vezes de corridas, que é o que aqui mais se busca… Não te cales por favor – implorou ele rematando a conversa.

Ela, ouviu-o com atenção, olhando os seus olhos claros húmidos de emoção, como se o apelo fosse um grito a implorar pela própria vida, a dela, neste caso, e então sorriu, pegou na caneta e no papel e recomeçou a reunir palavras na esperança delas terem algum sentido e importância… nem que fosse unicamente para ela mesma.




15º Grande Prémio de Atletismo S.Vicente de Fora



Lisboa, 10 de Junho de 2009



Coração de Lisboa, ruelas que levam e trazem ao Panteão Nacional, e no dia 10 de Junho a freguesia de S.Vicente de Fora, ali mesmo, onde se assarão sardinhas e se viverá genuinamente o Santo António de Lisboa dois dias depois, a Junta de Freguesia de S.Vicente de Fora levou a cabo o 15º Grande Prémio de Atletismo.

A lembrar Abril, organizou uma corrida popular. Ofereceu as ruas para correr, a lembrar que Lisboa tem sete colinas, a lembrar que Abril existiu e a 10 de Junho tem-se vindo a correr à volta do Panteão Nacional, onde repousam eternamente figuras como Almeida Garret, João de Deus, Manuel de Arriaga, Teófilo Braga, Guerra Junqueiro, Óscar Carmona, Sidónio Pais, Aquilino Ribeiro, Humberto Delgado, e Amália Rodrigues.

Alheios a isto e a Abril, correm crianças, com roupas coloridas e mal calçadas, não sonhando sequer que houve um Abril que hoje lhes permite estar ali a correr, mesmo que com sapatilhas rotas, fome na barriga e sonhos no olhar.

Uma prova onde não faltou o voluntariado, a disponibilidade e boa vontade, a segurança garantida pelo policiamento em todo o percurso bem sinalizado, a assistência médica, a água, a t-shirt para todos, uma grelha de prémios de taças e medalhas, que só pecou pelo excesso, dado a quantidade de escalões em ambos os sexos, agravada pela fraca participação.

Uma prova curta, dura (extremamente desnivelada), com piso irregular (calçada, linhas dos eléctricos), dorsais frágeis de papel, mas muito apoio e boa vontade que neste caso tem vindo a ser suficiente, certamente com outros importantes apoios, para se fazer uma prova popular de sucesso. Creio que os objectivos tenham sido alcançados, mas que poderia/mereceria ser mais conhecida e participada, embora se tal viesse a acontecer, toda a estrutura teria se ser remodelada, e os meios teriam certamente de ser outros. Assim, como está, está óptimo o Grande Prémio de Atletismo de S.Vicente de Fora. Está óptimo e recomenda-se.

Uma prova marcadamente amadora, sem no entanto descurar pormenores importantes, e que alimenta a chama da Corrida, e que ano após ano, chama a si e põe a correr, algumas dezenas de indivíduos, invocando e divulgando a corrida como actividade desportiva, lúdica, e como meio de melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, abrindo portas, brechas abertas por onde crianças e jovens podem vislumbrar outros mundos, outras vidas.

É isto que a Junta de Freguesia de S.Vicente de Fora tem vindo a fazer ano após ano. Está pois de Parabéns.

Ana Pereira



3 comentários:

Fernando Andrade. disse...

Lindo relato, Ana ( e era de esperar outra coisa?!?).
Parabéns por mais uma corrida no coração de Lisboa, "lembrando Abril".
Grande beijinho.
FA

joaquim adelino disse...

Parabéns pela bonita crónica sobre Abril e a inspiração que lhe permitiu lá chegar, S. Vicente de Fora e a sua Corrida.
Confesso que se não fosse aqui a blogosfera eu desconheceria em absoluto esta prova, não sei onde ela foi divulgada. Talvez por isso a pouca participação.
Um beinho do Pára.

ana paula pinto disse...

Olá Ana

Obrigada por teres enviado as fotos. Desta vez, chegaram.
Que canseira aquela prova!! Continuo a desejar mil vezes uma grande que aquelas tão pequenas, mas tão duras. Mas, apesar de parecer me estar a lamentar, é mentira:))) adoro desafios...já sabes; e subidas?!!claro que também.
Beijinhos