Pesquisar neste blogue

domingo, 12 de abril de 2009

22º Grande Prémio de Páscoa... palavras...

“Escreve como costumas fazer: corres, vives, sentes e escreves.”

Parecia tarefa fácil e nada complicada para ela, pois ela fazia-o com agilidade, quase semanalmente, e de uma forma geral as palavras saíam-lhe com uma fluidez natural.

No entanto aquela corrida fora diferente de todas as demais, e dificilmente outra se igualará para ela na singularidade, significado e emoções sentidas.

“Margaret, hoje corro por ti” – era a inscrição que se lia nas costas da camisola que ela orgulhosamente envergava com muito brio. Margaret, uma menina que ela não conhecera e que só beijara já o seu corpo arrefecera e jazia inerte, ali mesmo na igreja de Constância.

O amor da mãe, Ana Paula Pinto, e a vontade de a manter “viva” com o que pudermos e se soubermos ter a capacidade de aprender dela, da sua curta mas rica história de vida, cheia de luta e de amor, muito mais fortes que a dor, levaram a esta homenagem na terra que é dela e onde hoje descansa.

A corrida decorreu de forma natural, sem lamechices ou mágoas. Apenas amor, disfarçado em frases banais e corriqueiras entre amigos que escoltavam dedicadamente a Ana Paula Pinto.

A alguns metros da meta a Paula deu-lhe a mão e disse qualquer coisa como “Fica assim, deixa estar assim…”. E então ela sentiu. E as pernas continuaram a mover-se automaticamente, e instintivamente deu a sua mão ao companheiro do outro lado, como se uma corrente forte se apoderasse dela, a elevasse e o momento se tornasse divinamente transcendente. Nesse instante se quedaram as palavras e por mais que as busque, ela não as encontra para sequer tentar transmitir o que sentiu, emoção pura. Há coisas que não se traduzem em palavras. Apenas… se sentem.

Cortaram a linha de chegada e já passava dos 56 minutos quando ela se lembrou de desligar o cronómetro.
Foto de Severino Cruz

A Prova

Com inscrições gratuitas, o Grande Prémio de Páscoa, de Constância, realizado dia 11 de Abril, ofereceu a quem nele participou, uma vila poética, embelezada pelo verde natural e pelo colorido das flores de papel que enfeitam as ruas num fim de semana de festa.

O 22º G.P. levou mais de seis centenas de atletas a cortar a meta depois de percorrerem 10 Km em asfalto, em estrada com o trânsito completamente cortado e paralela ao Zêzere que ali à frente se funde com o Tejo.

Com prémios de presença mais significativos (saco, t-shirt, água, 1 garrafa de vinho, troféu e biscoitos da região) apenas para os primeiros 500 atletas chegados, ainda assim a prova não desilude ninguém, mesmo os que recebem apenas 1 t-shirt e água, principalmente se tivermos em consideração as inscrições gratuitas.

Provas para escalões jovens antes e depois da partida da prova principal e ainda uma caminhada, tornam a manhã dos sábados de Páscoa em Constância, uma verdadeira festa do Atletismo.

Facilidade de inscrições, levantamento de dorsais, animação na partida e chegada, marcação de quilómetros, controlo por chip, percurso bem sinalizado e seguro, abastecimentos de água, e está Constância de Parabéns pela realização deste Grande Prémio pela 22ª vez.

10 comentários:

MPaiva disse...

Ana,

Parabéns pela prova que, como bem descreves, foi especial. Nestes casos, mais do que os minutos do cronómetro, contam os sentimentos vividos e a sensação de bem estar e bem fazer.

bjs
MPaiva

ana paula pinto disse...

Ana

É bom não estarmos sós, sobretudo em momentos difíceis.
Dei-te a mão, sim. A quem mais poderia dar ao chegar à meta? Em ti, dei a mão a todos aqueles a quem gostaria de ter dado.

Obrigada "homónima" (é que eu também assinava AP)

Beijos e até aos MOINHOS DE MARÉ, numa maré de amizade que já dura há alguns anos e que se irá manter...sempre em maré cheia, mesmo quando a maré estiver baixa:))

joaquim adelino disse...

Parabéns pelo bonito post dedicado à Ana Paula.
Ela foi muito corajosa neste dia, apresentando sempre uma grande ternura para com os amigos que com ela quizeram partilhar aquele momento de tão elevado significado.
Também não tenho palavras para descrever o quanto me sentia feliz por estar ali e percorrer aqueles 10 kms na companhia daqueles amigos e em especial da Ana Paula.
Partilhar esta angústia faz com que a nossa auto estima se fortaleça e eu sinto-me um previlegiado por ter podido fazer parte desta sentida homenagem.

Sobre a prova, considero que foi espectacular, embora no regresso eu tivesse que suar um pouco mais, mas não foi por causa das subidas (eu nem as vi)mas sim porque o ritmo aumentou e bem.
Vai ficar uma prova talismã para mim e voltarei sempre desde que tenha saúde.
Um beijinho.

Lénia disse...

Oi Ana,
Mais uma vez estás de parabéns! Pelas bonitas palavras e pela bela descrição. Parece ter sido um evento de sucesso, não só pela atmosfera de amizade e solidariedade pela querida Ana Paula, mas pela beleza das pessoas e do sítio. Vamos ver se um dia consigo ir aí acima correr convosco!
Beijinhos e continua assim.
Lénia

José Capela disse...

Ana,

Não são precisas mais palavras, para definir gestos de tamanha grandeza.

Beijinho

José Capela

Fernando Andrade. disse...

Olá Ana
Como sempre, um post excelente sobre uma prova mágica.
Pena foi que nos tivéssemos dispersado e não termos prolongado o convívio por mais algum tempo.
Mas foi muito bom na mesma.
Grande beijinho, Ana.
FA

Anónimo disse...

Ana
parabéns por Constância.
Permite-me que use aqui a tua "casa" para endereçar igualmente parabéns aos "sargentos" que vestiram a camisola em Constância.
Beijinhos,
António Almeida

Anónimo disse...

Olá Ana,

Parabéns pela prova e pela manifestação de carinho com alguém que nos deixou prematuramente.
Eu infelizmente como já sabes este ano não pude estar numa prova que para mim é quase imprescindível. Para o ano será ...
bjs
João

António Bento disse...

olá Ana
OBRIGADO !
bj
AB - Tartaruga

Anónimo disse...

Olá Ana,
Foi a prova mais bonita que fiz, foi com um enorme prazer que fiz esta corrida em Constância junto de um grupo, muito especial, para mim foi um privilegio ter feito parte deste grupo em homenagem á margaret.
Para todos os companheiros um grande abraço, um bem-haja a Ana Paula Pinto.
Beijinhos, Ana.
APinho