Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Decisão a tomar

Faltam apenas 10 dias para a Maratona do Porto. Nesta altura, melhor ou pior, todos os atletas terão já o trabalho feito para o grande dia.

A mim, as coisas não me têm corrido como previsto e como seria desejável, e já há umas semanas que pondero mesmo não fazer a maratona.

Irei eu alinhar à partida? Constarei da lista dos chegados? Com quanto tempo e com quanto prazer e com quanto sofrimento? Tudo na balança, para que lado penderá a decisão: Fazer a Maratona ou Não fazer a Maratona?

Chovem vozes dentro e fora de mim, incentivando, avisando, aconselhando, prevenindo, amedrontando, etc., sabendo eu no entanto que a responsabilidade da decisão só a mim cabe. Já o mesmo não posso dizer das consequências, porque os nossos actos nunca só a nós afectam. Há sempre alguém que acaba por levar por tabela. Porque directa ou directamente têm a ver connosco ou simplesmente porque gostam de nós, e por esses, pelo respeito que me merecem, devo eu também considerá-los na minha decisão.

Deverei encarar a maratona (esta maratona, pelas minhas condições físicas nesta fase da minha vida) numa perspectiva diferente da que normalmente encaro, contrariando o espírito do português típico que diz que para concluir a maratona em 5 horas, nem vale a pena lá ir?

Conseguirei eu estipular um ritmo suficientemente confortável para o manter durante 42.195 metros?

Que faço? Que faço?

6 comentários:

António Bento disse...

olá Ana,
tem razão, a decisão só a si pertence.
Ouça-se! Ouça o som do que lhe vem de dentro.
Quer ou não quer? A partir daí defina o caminho.
Porque se realmente quiser arranjará forma de retirar prazer, no ritmo que o seu corpo definir.
Abraço.
Sei que tomará uma boa decisão, que seja qual for, será sem dúvida a melhor: será a sua decisão!
AB

André Gomes disse...

Ana,
tenho a certeza que a decisão está tomada ir!!!
Não faz sentido após tanto pensar e repensar e pôr os seus pensamentos neste fantástico blog!!!
Vai Ana, vai e não olhes para trás. Olha só para a frente pois esse é o caminho para a tua conquista!!!
Força!!!

Anónimo disse...

Olá Ana,

Quanto a mim, acho que devias fazer a maratona. Sabes porquê? Porque se não a fizeres vais ficar arrependida de não a ter feito e depois já não podes voltar atrás. Se tu fosses daquelas pessoas que só tinham feito provas de 10kms ou mesmo de 15kms recentemente, aconselhava-te a não correr mas não, tu tens feito provas de 21kms e muito perto umas das outras. Por isso Ana, faz a maratona na desportiva apenas, vendo a bonita paisagem que a rodeia. Estou-me a lembrar de mim o ano passado em que estive doente uma semana antes da prova. A virose que tive e me desidratou, atirou-me abaixo, estragando-me todos os três meses de treino. Também pensei muito... corro, não corro, faço só metade? Resolvi correr até onde desse e assim o fiz. Com 17 kms de prova parecia que ía com 35 e após os 31 comecei a andar (10kms em 1h30'). Só no final voltei a correr. Apreciei a paisagem e cheguei ao fim sem qualquer dor nas pernas ou cansado e até gostei (do tempo final não gostei pois fiz mais 50´ do que habitualmente fazia...mas a saúde estava primeiro e noutra prova vingava-me). Mas bem ou mal fiz a Maratona do Porto com o meu pior tempo de sempre.
Por isso Ana, faz a prova. Não a fazes em 4h, fazes em 5h ou em 5h30´ e quando te sentires cansada descansa ou anda um pouco. Vais vêr que não é a mesma coisa correr sempre a fazer intervalos andando. Passas aos 21kms por volta das 2h, continuas a correr mais um pouco até perto dos 30 kms ou das 3h. seguidamente andas uns kms (5,8 ou 10) até teres 4h30' e depois inicias nova "cavalgada" final. Tempo previsto de perto das 5h! Estás a vêr como vai ser fácil? Vai ser um belo passeio junto ao Rio Douro.
Espero que com esta minha intervenção te tenha convencido...mas a "última palavra" é tua.

Beijinhos
Fernando Sousa

Anónimo disse...

Concordo com o Fernando. Acho que deves fazer a Maratona, mesmo que o objectivo seja o disfrutar do "passeio" junto ao rio e da companhia dos muitos companheiros que gostam de ti e que gostariam de te ver chegar ao fim independentemente do tempo a realizar.
Faz a prova com outra prespectiva e aproveita o tempo que esta demorar libertando a mente, dando asas à reflexão e alheando-a do esforço fisico.
Acredito no que o Fernando diz. Vai-te custar menos a fazer a Maratona do que custaria o arrependimento no final por não a teres feito ao ouvires o relato da "aventura" de todos aqueles que a concluirem.
Pelo menos tenta. Apoio e incentivo certamente não te faltará. E pelo que tens contado das tuas ultimas provas, mesmo podendo não estar tão bem preparada como gostarias, pelo menos estás o suficiente para chegar ao fim.
Coragem!!!
Carlos Pires

TOTO disse...

Olà Ana,
entâo que se passa;
nâo tem coragem.
eu la estarei na meia marathona.
domingo faço os 20km de Paris,
esta semana so fiz 3 saidas.
na terça f,1h
quinta f, 1h25
sesta f, 1h5
vai ser duro mesmo assin.
até la bons treinos
curagen
antoine

Zen disse...

Essa dúvida ( da participação) dissipar-se-á quanto te encontrares na linha de partida e sentires as "boas vibrações" do momento. Depois, corre, anda convesa, sorri, chora (se for caso disso)ou seja (como tu uma vez disseste)"degusta a corrida".

4:33 PM