Pesquisar neste blogue

domingo, 21 de outubro de 2007

4ª MARATONA DO PORTO

Há apenas três anos um homem que gosta de correr trouxe à luz do dia um sonho. Sonhou ser pai de uma grande e magnífica Maratona, uma que ele gostasse de correr.

E em 2004 fez nascer a Maratona do Porto, que em três anos apenas já marcou o seu espaço e lugar e apesar de ser ainda uma bebé, com voltas e reviravoltas, acertos de percurso e outros, chega a 2007 para realizar a sua 4ª edição com um aumento significativo de participantes (ultrapassou as quatro centenas de chegados), sendo uma maratona que se distingue nítida e superiormente das demais realizadas até hoje em Portugal.

Com site próprio onde se pode obter variadas informações , incluindo a possibilidade de efectuar a inscrição on-line.

Este ano, a par da última edição, foi disponibilizado transporte gratuito de ida e volta para maratonistas
e/ou atletas atletas da Meia, da Mini ou simplesmente acompanhantes a um custo simbólico, desde uma cidade que fica apenas a 300 Km de distância (Lisboa).

A deslocação entre a feira, o local de partida e chegada, e o hotel patrocinador da prova – Vila Galé Porto – é também assegurado.

Este ano, uma feira num espaço acolhedor foi oferecida aos atletas, onde os dorsais são levantados de forma rápida e eficaz. Um gabinete de apoio psicológico ao corredor oferece de facto aos maratonistas um verdadeiro apoio inédito em Portugal, de que já alguns atletas não prescindem.

Uma “Festa da Massa” de muito boa qualidade, desde os produtos disponíveis à simpatia e empenho de toda esta equipa organizativa.

Tudo isto é oferecido ao atleta. Também os prémios de presença constituídos por: medalhão ou medalha especialmente concebida para cada prova: maratona, meia ou mini, a habitual t-shirt de algodão, uma camisola de tecido e feitio especial para a prática de atletismo, o livro de José Mann “Companheiros da minha estrada”, e uma garrafa de Vinho do Porto com o logotipo da prova.

E depois tem ainda o atleta uma Maratona para correr num percurso com uma paisagem fabulosa, quase mágica, bem sinalizado, seguro, com vários postos da Cruz Vermelha e com alguma animação. Transporte e guarda da roupa dos atletas para o local de chegada. Uma boa e grande reportagem fotográfica prestada pela equipa da AMMA – Atletismo Magazine Modalidades Amadoras.

Este ano a partida da Meia fazia-se de forma que estes atletas se juntassem aos maratonistas na 2ª metada da sua prova. Uma ideia que ao invés do que se pretendia, resultou desastrosa não só pelo aglomerado de gente a entupir a estrada a ritmos lentos quando havia atletas da frente da maratona a correr no mesmo local, como pelo quase desaparecimento dos abastecimentos, principalmente no que às bebidas isotónicas dizia respeito. Definitivamente uma experiência a não repetir.

A redução de massagistas no final da prova, em relação ao ano passado e o facto de neste ponto – final da prova - os atletas da Meia usufruirem das mesmas condições dos Maratonistas, não foi de todo uma boa ideia também.

Para além do que foi já dito e destes descuidos próprios de uma Maratona menina ainda a dar os primeiros passos numa vida promissora, com pequenos tropeços e soluços mas já determinada em ficar, crescer e continuar a oferecer uma Maratona de qualidade em Portugal, que mais se poderá dizer?

Que os atletas são muito bem tratados? Que é a já a melhor Maratona de Portugal, e que promete assim continuar?

Sem dúvida que sim!



nota: Voltarei em breve para contar "a minha maratona"

2 comentários:

Anónimo disse...

Sim, espera-se com impaciência, o resumo “da tua maratona”.
dominique

Anónimo disse...

Olá Ana,

Apenas para agradecer a tua disponibilidade para organizar a viagem de camioneta dos atletas, (ida e volta) ao Porto. Estiveste impecável. Quanto à Maratona, não a fizeste mas paciência, outras virão. Agora é olhar para a frente.

Beijinhos
Fernando