Pesquisar neste blogue

domingo, 14 de abril de 2019

13 anos de Maria Sem Frio Nem Casa

A Maria Sem Frio Nem Casa nasceu há 13 anos, precisamente na noite de 14 de Abril de 2006 - ver aqui

13 anos...

Muitas palavras correram. Muito correu ela também. Entretanto, aprendeu que afinal não faz mal admitir que tem frio. Já não tem medo de o dizer em voz alta.

Já sobre a falta de casa, esta continua a estar em parte incerta, se quisermos encontrar um ponto geográfico no mapa, com coordenadas bem definidas e inequívocas. A Casa dela é o lugar onde se sente bem, onde está feliz e tranquila (não é assim com toda a gente?!). Por isso, longe dos tempos em que se assumia uma sem-abrigo, hoje ela sabe e assume sem medo que a sua casa é a melhor e a mais rica que ela poderia ter: encontra-a sempre dentro dela e por isso só será despejada se ela própria o permitir, que é como quase tudo nesta vida. 

Portanto, poderíamos querer resumir que esta Maria, pode passar a chamar-se Maria Sem Medo. Mas não...não é verdade. O que não lhe faltam são medos e fantasmas dentro dela. 

No entanto (mal seria se assim não fosse) há uma aprendizagem contínua para viver o melhor possível, e se nem sempre os consegue espantar, aprende a viver com eles.

E tem Corrido. E em breve aparecerá num novo desafio: 24 Horas a Correr. Calma! Que a rapariga não endoideceu de vez! Vai participar sim nas 24 horas a Correr, dia 27 e 28 de Abril, em Mem Martins, mas integrada numa equipa de 4 elementos, em que durante as 24 horas um elemento da equipa  terá sempre de estar em prova (que decorre num circuito fechado de 2,100 Km) e vão-se revezando. Ainda está por definir a "estratégia" mas a animação está em alta, e este desafio, proposto por um amigo, foi abraçado com alegria e gratidão. E vocês que fazem no último fim de semana de Abril? Ainda estão a tempo de se inscreverem: 24 horas a correr, 12 horas, 6 horas, 3 horas, Maratona nocturna ou 24 horas em equipa de 4, como eu vou fazer.


Informações e Inscrições, aqui


5 comentários:

Sandra disse...

E como foi bom encontrar te por aquo, Maria, ao longo destes anos! Em 2008 comecei eu a correr, a "treinar", a aventurar me nesta incessante busca de auto conhecimento e superação, descobrindo neste desporto tão elementar e simples, o meio e o fim para chegar mais além, ou ao âmago de mim própria. Cedo descobri esta Maria, e me encantei pelo seu Blog, onde encontrei tanta empatia e semelhanças comigo, que sabia bem vir ler as suas palavras, encontrando nelas motivação para as minhas aventuras. Obrigada, Ana, Maria, com ou sem casa, tem sido tão bom ter te por aqui, que desejo e espero que daqui a muitos aninhos, estejamos aqui a comemorar mais um aniversário! Beijinhos e boas correrias ( e pedaladas! 😉)

JoaoLima disse...

Muitos parabéns por este blogue de referência!!!!

Começaste a escrevê-lo 20 dias depois de eu me estrear em corrida :)

Beijinhos e longa vida a este blogue, da maneira que achares melhor

Carlos Cardoso disse...

Muitos parabéns ao teu "menino" que descobri mais tarde do que o seu nascimento porque tb eu nasci mais tarde para a corrida. No entanto, desde que o descobri que sou um seguidor fiel e gostava de continuar a ser, sinal que a dona do tasco continuava a ter histórias para contar … já agora, espero que tenhas belas histórias para via aqui contar dessa aventura de Mem Martins. Acho que vais gostar imenso … já fiz 3 x o 24h de Vale de Cambra, 1 vez a solo e 2 vezes como tu vais fazer, em equipas … o ambiente é do melhor :) … diverte-te.
Beijinhos

Anónimo disse...

Olá Ana,

Diverte-te! "24h a correr"? Ui! Sei que és uma mulher com garra força e determinação por isso acho que esta prova não te vai custar nada...ainda te estou a ver daqui a uns tempos ires fazer aquelas provas do deserto com uma semana de duração.

Bjs
Fernando Sousa

Anónimo disse...

E 13 anos depois é sempre muito bom visitar a "Maria sem frio e sem casa", espaço de referência da blogosfera corredora. Parabéns querida amiga.
Vemo-nos em Mem Martins, beijinhos da família.
Abraço,
António Almeida