Pesquisar neste blogue

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

"Nada de especial, parece…" ou "O treino de hoje"

Nada de especial, parece…

O equipamento é quase todo preparado de véspera. Desorganizadamente mas as peças  estão todas lá, espalhadas entre os pés da cama, a cómoda e até o móvel de entrada onde fica o elástico para prender as chaves para não irem a chocalhar o caminho todo, o que é, como todos sabemos, muito irritante. E ela não quer de forma nenhuma irritar os companheiros de treino. Gosta deles e sem eles até podia treinar na mesma, apesar de ser pouco provável, mas seria sempre completamente diferente. Nem precisam conversar. Estranhamente, em passo de Corrida a companhia sente-se pela presença do espírito e do corpo do outro, quente, a suar ao nosso lado, mesmo calado que vá. Hoje, ela estava especialmente calada. Vai deliciada com a musicalidade do timbre da pronúncia transmontana. Adora ouvir os planos, a organização e o planeamento dos treinos deste rapaz com vista a altos voos. A provas que ela nem sonha alcançar, mas sonha, sonha baixinho, ainda, com algumas mais modestas. Como se ainda houvesse esperança e há! Ouve-o falar e viaja, alma dentro, busca aquela rapariga que em tempos foi capaz de sonhar alto, de se organizar, de planear, estruturar e trabalhar com vista a um determinado objectivo. Hoje não há qualquer motivação, qualquer objectivo para além da busca incessante de si mesma, de conforto e algum bem-estar físico e mental. É por isso que corre e continua a correr. Gostaria de ter ouvido a aventura no meio dos Abutres do outro rapaz, mas nem sente energia para puxar por ele, nem mesmo quando ele sugere o regresso para o ano e a estreia dela lá, ela confortavelmente fica calada, na sua concha e ouve apenas. Não há energia para mais. Nem para falar nem para programar o que quer que seja. Hoje não. Apenas corre. Nada de especial, parece…

Hoje foram pelos Caminhos de Fátima, terra batida e algumas poças de água e alguma lama. Não chegaram ao Rio Trancão. O tempo disponível não lhes permitiu. Ela tem pena de não ter chegado ao Rio, mas corresse mais depressa, ora essa, temos pena! 

Correram 13 Km e demoraram 1h21m. Um bom treino. Uma excelente alternativa a pensamentos que lhe assomam da alma nos últimos tempos. Mais leve e mais liberta agora, ela toma o seu duche e sai para o trabalho. Melhor, muito melhor. Foi assim o treino de hoje, nada de especial, parece… 

2 comentários:

Jorge Branco disse...

Pois eu acho que foi muito especial, é sempre muito especial quando vamos correr! Engraçado que eu já não faço, praticamente, provas e mesmo não fazendo uma programação de treino em papel, ou Excel (!) vou sempre tentando meter mais km e tendo alguns objectivos, metas pessoais que me fazem ir avançando. Ao correr sonho sempre com algo por mais pessoal e simples que isso seja mesmo já não correndo com dorsal.
E também não consigo ser desorganizado no treino, tenho sempre uma ideia do que quero fazer no próximo, treino, na próxima semana no próximo mês.
Mas corro, ou pedalo, sempre sozinho e se não tivesse esses pequenos sonhos e objectivos pessoais e uma certa estruturação no que ando a fazer se calhar já estava parado. É que eu não tenho nem a motivação de estar a treinar para esta ou aquela prova nem o incentivo, e o prazer de correr em grupo. Mas no fundo nem me importo pois para mim correr é estar sozinho comigo mesmo, algo de muito individualista solitário e pessoal! Um beijinho "piquene"!

Mário disse...

Muto bem menina. Para alem de uma grande corredora está também a tornar-se uma grande escritora. Gostei. Bjs.