Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 3 de abril de 2015

O Ensaio-Geral para o 3º Trilho das Lampas, 3 de Abril de 2015

Fui hoje ao Ensaio-Geral para o 3º Trilho das Lampas, Trilho que se irá realizar dia 9 de Maio, com início ao final da tarde de forma a que a maioria dos atletas cheguem à praia antes do Sol se pôr e percorram os restantes kms já noite escura, onde o foco dos nossos frontais indicará o caminho através de marcas reflectoras colocadas ao longo do caminho.

Fiz o  e o 2º Trilho das Lampas, muito a dever à insistência amiga do grande impulsionar da Corrida, responsável pela Meia Maratona de S.João das Lampas desde o seu início, que terá a sua 39ª edição em Setembro próximo, o mestre Fernando Andrade, que também organiza este Trilho e treinos de malta amiga que ultrapassam sempre a centena de participantes, nomeadamente a Meia Nocturna e os Ensaios do Trilho. Com uma postura singular e admirável a nível pessoal que se reflecte inevitavelmente nas suas organizações, tem assim com este senhor, São João das Lampas marcado presença no calendário de muitos atletas e amigos da Corrida. A forma de receber e o cuidado para com o atleta, os pormenores pensados, a humildade e uma forte componente humana, aliados a um profissionalismo crescente, fazem das provas (e treinos) de S.João das Lampas um ícone de referência para todos os que amam a Corrida e a Natureza e faz este Trilho fazer parte do Circuito Nacional de trail da Associação de Trail Running de Portugal.

Fui a este Ensaio-Geral pela 1ª vez e tive pela 1ª vez hipótese de ver o percurso todo com luz do Sol.

Um Sol que se deita sempre na Praia da Samarra aquando das minhas prestações nas edições anteriores do Trilho e este ano não será diferente.

Hoje o Ensaio estava marcado para as 8:30hrs da manhã e nessa altura juntavam-se à volta do coreto de S.João das Lampas, cerca de 150 indivíduos amigos do Trail. Habituais e novatos também nestas lides. Uma breve apresentação e agradecimentos e estavam todos prontos para partir. Prometia-lhes este Ensaio (a custo zero) o percurso da prova para usufruir, bem marcado, um abastecimento a meio e à chegada, instalações para banho, uma boa reportagem fotográfica e sempre um constante apoio. Era prometido a paisagem natural e emoções e experiências vividas dentro de cada um num cenário magnífico.

E o prometido foi sobejamente cumprido. Com o percurso bem marcado, cada um seguiu o seu ritmo e acabou mais ou menos cansado e partido, mas invariavelmente de sorriso no rosto e brilho no olhar. 

Muitos voltarão dia 9 de Maio para a prova. Eu incluída e uma vez mais agradecida ao Fernando Andrade. Muitos voltarão para simplesmente voltar a correr por ali. 

O dia começou com um Sol escondido, que nos poupou, e sem vento ou aragem e um Sol já descoberto para os últimos kms já o calor se fez sentir. O que não acontecerá na 3ª edição do Trilho, Nessa parte do percurso já estarei a correr na escuridão. E se perco paisagem e cenário que hoje vi e senti também com o olhar, no Trilho corrido à noite todos os outros sentidos estarão bem mais apurados e despertos. Os sons e os cheiros far-se-ão sentir de forma especial e intensa, quase pura, e a noite convida e ouço-me respirar assim como os meus passos e o mar, e as aves nocturnas, os batráquios e os grilos, e sinto-me intensamente viva nessas alturas, e se inicialmente estava um pouco renitente com o facto da prova ser feita boa parte às escuras, hoje já não sei se prescindia dessa parte. Talvez não precisasse de tantos kms feitos já de noite, mas isso só se deve ao facto de eu ser bastante lenta. Talvez se a prova começasse um pouco mais cedo. Talvez...

Este Ensaio foi adorável. Mágico. Especial. Transcendente. Tudo o que a Natureza nos dá. Tudo o que S.João das Lampas, Fernando Andrade e sua equipa nos dão. Voltarei sempre! Obrigada Fernando Andrade.

Fotos do Ensaio e outros comentários sobre o mesmo podem ser vistos na página de facebook do evento, aqui.

Algumas imagens (de vários amigos e participantes)












E um pequeno video por Joaquim Adelino - a passagem pela Praia da Samarra:


E para que fique registado: Corri e andei 19,240 Km e demorei para os fazer 2h46m39s.

5 comentários:

Luis Parro disse...

Ola Ana Pereira
As tuas palavras definem o que é LAMPAS.
LAMPAS BY FERNANDO ANDRADE E SEU TIME(TIMMING TO WIN) está pronto para ser um " case study".
Lampas deixa a anos luz outras provas "ditas mediaticas".

Horticasa disse...

Boas!
Já estava com saudades tuas, beijinho

Fernando Andrade. disse...

Lindo texto, Ana,mas que me deixa encavacado com tanta lisonja e sem palavras para retribuir a simpatia.
Volte sempre. Ana.
Grande beijinho.
FA

Jorge Branco disse...

Que inveja "Pequena"!
E não há outro organizador de provas como o Fernando Andrade em Portugal! Ele é único e especial para mim é um dos MESTRES!
Se não me reformar antes um dia também quero fazer esse ensaio geral e a prova em si.
Beijinhos.

Anónimo disse...

Ana, tens garra sim. Mas para mim não é novidade.
É uma prova interessante e com belas paisagens naturais e humanas mas perigosa para quem gosta de correr. Não tenho inveja...é demais para mim...talvez ainda um dia a faça mas apenas como turista e para perto de umas 3h também.

Bjs.
Fernando Sousa