Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Actividade - Perder peso

Carregue na imagem.

Treinar, correr, nadar, correr, fazer bicicleta, correr, fazer ginástica, caminhar, mexer-me! Vale tudo! (ou quase). A intenção é também perder peso, pois quaisquer gramas perdidas equivalem a uma maior facilidade em correr, e logo, a uma melhoria nas marcas obtidas.

Sobre este assunto alguém estudou e assim ditou:

Peso ..............Tempo ganho numa prova de:
Perdido..... 5 km .......10 km ........Meia-Maratona....... Maratona

1 kg .............15"............ 28".................... 55"....................... 1'55"
2,5 kg.......... 35 "........ 1'05"................. 2'15"....................... 4'25"
5 kg........... 1'05"........ 2'10"................. 4'30"....................... 8'55"
10 kg......... 2'10"........ 4'20"................. 8'55"..................... 17'40"


Claro que isto é bastante subjectivo e só se aplica a quem tem peso extra e desnecessário. Um indivíduo magro, ao perder mais peso ainda, ao invés de melhorar, irá certamente piorar.

Estima-se que o Índice de Massa Corporal não deverá ser inferior a 18,5. Pode verificar o seu IMC em vários sítios. Deixo aqui um: http://br.bemestar.yahoo.com/imc.php


Faltam pouco mais de 10 semanas para a Maratona de Sevilha, e o tempo corre, rápido como todos sabemos. Assim tão rápido corresse eu.

8 comentários:

Anónimo disse...

Olá querida amiga Ana

Que forma! És uma boneca fantástica e com muita elasticidade...como consegues?
Julgo que não será necessário perderes mais do que uns 7 kilitos para te começares a sentir bem e a melhorar os teus tempos nas provas.
Continua com as diversas actividades a que te tens dedicado e vais vêr que consegues alcançar os teus objectivos a curto prazo.

Beijinhos quentinhos que hoje está frio

Até...
O sempre teu amigo
Fernando Sousa

Anónimo disse...

Olá Corredora!

Tão perto de ti e ao mesmo tempo tão longe. Na Maratona do Porto não te dei um empurrãozito porque vi que já ías em dificuldade. Fica para a próxima. Andei perto de ti durante uns bons 22 kms mas depois acelerei. Ainda te incentivei, não sei se ouviste mas como tu ías julgo que nem sentias já nada.
Se vieres à S. Silvestre do Porto, atenção ao toque que vai ser bem súbtil mas também queria beber um café contigo, aliás já são dois mas até faz bem aos atletas uma dose dupla "deste bom pretinho".

Beijo

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Ao Tó: se no Porto me tivessem dado um empurrãozinho, acho que ainda a esta hora lá devia de estar para me tentar levantar... tão mal que ia.

S. Silvestre do Porto: faço contas de lá estar e é bom que acertemos contas "de café" senão daqui a pouco nem um Red Bull(que dizem ter em cafeína o equivalente a 20 "bicas") nos vai chegar...

Até lá, talvez, né? O que é certo nesta vida?

Beijinhos e abraços
Ana

Anónimo disse...

Olá Ana

Hum! Que bom que vai ser. Mas será que queres mesmo um Red Bull? Não pode ser um Black Bull? Sinceramente julgo é que vão chover "cães e gatos" e muito mais outras coisas que por aí andam se alguma vez viermos a acertar contas um com o outro. Sinto uma certa "furia saudável" nas tuas palavras e até estou com receio do que possa vir a acontecer. Nem um Red Bull nos vai chegar? Hum, que bom que vai ser mas olha que até estou já com receio do que possa resultar do nosso meeting!

Um beijo

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Olá amiga Ana legal esse seu relato de perder peso. Desejo a vc que vc consiga perder o que vc deseja.
Atualizei o meu depois passa lá.
www.jmaratona.blogspot.com
Bom final de semana
JORGE

Unknown disse...

Perdi 500 gramas.... afff

Anónimo disse...

Maria, o link que forneces (posso usar o 'tu'?)está mal, penso eu. A coisa não difere por género?
Bj,
Moriae

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Olá Moriae. Bem vinda a este espaço.

Sim, podes usar o "tu" :)

Bem, em relação ao link... pois de facto é um bocado básico, mas isto é como quase tudo: serve apenas para se ter uma ideia geral.

Até porque sabemos bem que a estrutura óssea pode variar imenso entre 2 pessoas com a mesma altura, logo o significado do peso é bem diferente para uma e para outra. 2 pessoas com a mesma altura, do mesmo sexo e com o mesmo peso, uma pode até estar obesa, e a outra dentro do seu peso "normal". A percentagem de gordura ditará qualquer coisa diferente do que possa parecer à primeira vista.

Com rigor, só um estudo personalizado, com quem saiba e usando aparelhos próprios.

Este link... servirá para se ter uma ideia. Claro que a margem de tolerância será demasiado grande, pelo que o resultado não poderá ser levado muito a sério. Não encontrei melhor, mas se por acaso encontrares, já agora, divulga.