Pesquisar neste blogue

domingo, 13 de outubro de 2024

Corrida do Sporting, 13 de Outubro de 2024

 

Foto de Luís Duarte Clara

"- Filho, olha uma senhora do nosso Benfica!"

A criança, uns três ou quatro anitos se tanto, a repousar no passeio sobre o triciclo parado, enquanto via os milhares de participantes a Correr na estrada, pousa os seus olhos de um azul claro celestial, nos meus, sorri e bate palmas, o que aliás, já vinha a fazer a todos que passavam. Aos que envergavam a camisola da entidade organizadora da prova (Fundação Sporting), e a todos os outros, de todas as equipas, raças, cores, tamanhos, ritmos, formas e credos.

É isto a Corrida! Liberdade. Igualdade. Direito conquistado, (mesmo a pagar) e a felicidade estampada no rosto de cada um, por cada singela conquista, por cada passo dado, por cada batalha ganha dentro de cada um que só cada um conhece! 

Tempos houve em que eu não parava um fim-de-semana. Provas e mais provas. Ia a todas, parecia. Depois, por motivos vários, fui obrigada a acalmar e por vezes até me sabe bem melhor um treino solitário ou com alguns amigos, do que propriamente a participação nas provas.

Mas a minha amiga Sónia Castro, Sportinguista de gema, que está a dar os primeiros passos na Corrida e a adorar, desafiou-me para a Corrida do Sporting e eu...podia lá recusar...Vamos pois! 

Os treinos por aqui continuaram e hoje lá nos apresentamos na partida. Bloco +60. Previa fazer entre 1h05 e 1h10m e já seria um bom resultado. E corremos no meio da multidão. Ao princípio juntas, mas depois deixei-a para trás. Ela ia "bem" mas nestas coisas, cada um ao seu ritmo, cada um faz a sua prova, salvo combinações prévias, mas não foi o caso. Cada uma iria fazer o que melhor conseguisse. Se desse para irmos juntas, iríamos, se não desse, amigas à mesma. E lá segui, tentando a partir daí, fazer o meu melhor. Saiu-me 1h03m30s, que me valeu a posição 3239 entre 5074 chegados à meta. Dado o meu hsitorial recente e porque nós somos nós e as nossas circunstâncias, estou bastante satisfeita com o resultado. Ainda acabei com força (mas já ia um bocadinho à rasca, confesso) e páro o cronómetro mesmo debaixo do portal da meta, onde aliás já se encontrava uma fila bem maior que o desejável para sair dali. Algumas fotos (a fila estava parada mesmo) e uma garrafita de água pela qual ansiava apesar do abastecimento a meio da prova, que demorou "eternidades" a chegar à minha mão... Uma medalha de madeira...vale o simbolismo da coisa, uma pulseira e uma maçã que me passou ao lado.

Inscrições a partir de EUR 16,00 para não-sócios, levantamento de dorsais só permitido até à véspera da prova, o que é perfeitamente compreensível, um saco com o emblema do clube e uma t-shirt. Um percurso na capital de Portugal, devidamente cortado ao trânsito. Resultados muito rápidos e boas reportagens fotográficas e de video. O evento teve também uma caminhada de 4 Km e a Corrida Jubas a decorrer no sábado, para os mais jovens.

Fotos:

Por Luís Duarte Clara -  Album 1 Album 2

Por HMS Sports

Por FOTOP









1 comentário:

Carlos Cardoso disse...

Olha olha quem voltou ;) ... bons olhos te leiam. Muito bom. Parabéns e venha a próxima, em prova, a solo ou com amigos. Beijinhos