Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

8ª Légua de Vialonga – 15 de Agosto de 2009




Foi aqui que comecei, há mais de 30 anos, num clube que abandonou a modalidade de Atletismo, o Grupo Desportivo de Vialonga.

Hoje, “Os Patuscos de Vialonga” organizam a Légua, que se realizou pela 8ª vez, com o apoio da Junta de Freguesia de Vialonga. Integrada no programa das Festas Populares em honra de Nossa Senhora da Assunção, a Légua teve inscrições gratuitas e juntou várias dezenas de atletas, para além de outros tantos de escalões mais jovens, provas essas que decorreram após a Légua, opção inteligente e sensata, tendo em conta o calor próprio da época, e fazer partir a prova principal mais cedo que as restantes é certamente uma nota positiva.

Prémios monetários para os primeiros e taças, medalhões e medalhas para os restantes, até ao 10ºclassificado de todos os escalões, pode fazer parecer à primeira vista factor motivador de participação, mas se considerarmos que os restantes atletas “ganhavam” apenas uma garrafa de água, em minha opinião, a motivação do dinheiro, não é de todo a mais correcta nem apelativa, opinião que reforço vivamente quando esses prémios se referem aos escalões jovens, como por exemplo benjamins.

Por outro lado, é oferecido a todos sem excepção e extensivo a acompanhantes, um almoço constituído de sardinhas, carne, salada, pão, fruta e bebidas, num belíssimo pinhal, servido de forma muito bem organizada, em ambiente de agradável convívio e onde se procedeu à entrega dos prémios.

A prova em si decorreu de forma encantadoramente amadora, por entre ruas de prédios em ruínas e por bairros problemáticos. Trânsito deficientemente cortado nalguns troços, o que sempre põe em causa toda e qualquer organização por mais esforçada, empenhada e dinâmica que seja, como é o caso desta.

Não faltou água no final da prova, quer fosse para beber, quer fosse para o banho de quem o solicitou.

As inscrições foram feitas de forma simples, houve sempre boa disponibilidade para esclarecimentos, o levantamento de dorsais não levantou problemas, e as partidas e chegadas, assim como classificações não transpareceram problemas de maior.

Resumindo: a Légua de Vialonga é uma prova de Verão, relativamente bem organizada para o número de atletas que respondem à chamada, e que recomendo, mais que não seja, como experiência.

Ana Pereira
Agosto de 2009

Sem comentários: