Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 19 de junho de 2006


Voltando um pouquinho atrás…..

15 de Junho de 2006 – XX Escalada do Mendro – Vidigueira

Pela vigésima vez, realizou-se a Escalada do Mendro. Sou ainda do tempo de outros percursos e do injusto mas ainda teimosamente praticado por demasiadas organizações “Escalão Único” para a classificação das mulheres.

Hoje as coisas estão diferentes. A Escalada do Mendro integra-se no Desafio e no Circuito de Montanha. Tem uma Caminhada em simultâneo, provas para os mais jovens e dividiu o escalão feminino.

Organizada pela Câmara Municipal da Vidigueira com o apoio de Terras de Aventura, a XX edição foi uma prova muito bonita, bem cuidada e muito bem sucedida.

De inscrição gratuita, a prova bateu o record de participantes, que ultrapassou as 3 centenas na prova principal, e juntando ainda depois os caminheiros e os escalões jovens, foram sem dúvida mobilizadas para a prática do exercício físico umas centenas de pessoas.

Controlo à partida, três abastecimentos para uma prova dura de menos de 12 km foram mais que suficientes, apesar de no primeiro a água ter acabado antes de passar o último atleta, mas tendo em conta que esse abastecimento seria até dispensável, a falta não é grave, embora um pouco de água naquela altura e com aquele calor tivesse sabido bem. Restantes abastecimentos impecáveis, com pessoal bem organizado e solícito.

Percurso agradável bem sinalizado e policiado, segurança suficiente em relação ao trânsito nas partes de alcatrão onde o trânsito não foi completamente cortado. Uma boa parte do percurso em terra batida, com a novidade em relação à última edição, da descida ser também em terra batida, o que agradou a todos com quem falei e não foram poucos.

A chegada é feita sem problemas, a recepção é boa, e temos de novo água, e agora sumo, t-shirt e boné.

Balneários e piscina à disposição dos atletas.

É oferecido a todos um bom almoço: carne grelhada, pão, salada, vários tipos de fruta, e bebidas à escolha. O espaço é amplo e agradável debaixo de uns pinheiros.

A entrega de prémios é feita após o almoço no mesmo local. Atletas chamados ao pódio com o despacho suficiente e necessário, e são também sorteadas muitas garrafas de vinho da região entre todos os participantes. Um genuíno e salutar momento de convívio que foi proporcionado a todos os presentes que de certeza não deram por mal empregue a viagem até àquela terra alentejana.

É facultada de imediato a classificação a quem a solicitasse. Pessoal afável, simpático, modesto e acolhedor. Não estivéssemos nós no Alentejo!

XX Escalada do Mendro, uma prova que mostrou o que vale e que este ano atingiu um nível organizativo bastante elevado, que fazemos votos se mantenha por muitos e bons anos. A todos os envolvidos que de alguma forma contribuíram para a realização da prova, os meus Parabéns e até para o ano!

Sem comentários: