Pesquisar neste blogue

domingo, 29 de junho de 2014

35ª Corrida das Fogueiras


Peniche, 28 de Junho de 2014


Corrida está a 35ª Corrida das Fogueiras:

1h30m30s - 15,170 Km - Média de 5:58 / Km - Estupendo!!!- principalmente pela forma como geri a Corrida e como me senti!

A minha Corrida das Fogueiras:

Com a cabeça cheia de rock 'n' roll, a alma repleta com um turbilhão de emoções a fervilhar e o coração a transbordar de alegria, assim me apresentei em Peniche. 

Talvez o facto de fazer já algum tempo sem participar em provas tenha também contribuído para este estado: queria correr, uma vontade louca de sair por ali disparada a correr na noite de Peniche invadia-me a alma, percorria o meu corpo e despertava-me um prazer há algum tempo adormecido.

Houve alguns treinos para a distância e características da prova. Treinos suficientes para fazer a prova, entenda-se. Não muitos nem muito bons, mas acreditava que seriam suficientes. No entanto sabia que teria de ir com cautela. Afinal há muito que não corria a ditância e estava bem consciente que o facto de nas últimas 48 horas ter dormido apenas 2 com muita agitação e quilómetros de estrada à mistura, não prometiam grandes prestações nem me colocavam na melhor das formas físicas desejáveis para fazer a prova com prazer e acabá-la bem, que é sempre o meu objectivo.

Surpreendentemente verifico que me foi (aleatoriamente, como aconteceu com outros atletas também, o que é no mínimo caricato) um dorsal VIP. VIP eu? Pois sim... cá em casa talvez. Mas aproveitamos sempre para brincar com estas coisas. Verdadeiramente Importante Pessoa, traduzo livremente e admito que é verdade sim senhora, o dorsal foi-me muitíssimo bem atribuído!

O dorsal VIP permite-nos algumas regalias e se algumas dão muito jeito, o podermos partir na 1ª linha, é para mim, é uma completa loucura e se por momentos me vi tentada perante a insistência de uma colega de corrida que também lhe tinha calhado em sorte um dorsal VIP, e queria partir da frente, quando lá chego e vejo aquele mar de gente frenético, compacto entre as grades, a segurar os cronómetors, nervoso a dar à perninha, à espera do tiro para se soltar, voltei de imediato à realidade e decidi partir de trás. Partir dali seria uma completa patetice. Prejudicaria os que lá estavam por mérito e prejudicar-me-ia a mim também. Só iria estorvar, e corria sério risco de ser abalroada. Uma completa loucura e estupidez, na minha opinião, claro. Ela ficou, eu voltei lá para trás para partir numa zona com nível e andamento mais adequado à minha condição física.
E lá estou eu, excelentemente posicionada para a minha Partida - quem me encontra?
Fotos de Mafalda Lima - Espectacular cenário da Partida, este

Tiro dado e só passo a linha de Partida já tinham decorrido 3 minutos de prova. Precisamente só aí nos é possível começar a correr. Bastante congestionamento, abrandamentos porque há imensa gente e a rua é estreita (metada da rua, separada por grades).

Por isso o 1º km é corrido de forma tão lenta. Depois disso ia-se relativamente bem. Andamento bom (para mim) e lá fui somando quilómetros entre muita gente. 

Depressa estamos de novo na zona da meta, onde temos 6 Km percorridos e onde ficam os participantes nessa distância (Corrida das Fogueirinhas), para então a Corrida das Fogueiras começar verdadeiramente. Já há menos gente aglomerada e corre-se sem qualquer dificuldade. 

Muito público pelas ruas de Peniche. A aplaudir, a incentivar, a animar. Só por isso já valeria a pena.

E já ao lado do mar, onde os candeeiros se apagam começam elas a surgir. Aqui e ali, a crepitar brilhantes e a soltar fagulhas a esvoaçar com o vento. A iluminar o caminho, a dar às silhuetas dos atletas formas esguias e fantasmagóricas. Fantasmas à solta pelo asfalto, ao lado o mar com o inconfundivel odor salgado, misturado agora com o delas. As fogueiras.

Todos estes quilómetros junto ao mar, são a essência da Corrida das Fogueiras. Assim o sinto, assim o vivo. A estrada sobe e desce mas eu gosto. Muito! Vento na cara, nas pernas no peito. Encho-o com aquele mar e elevo-me. Sinto-me bem. O Paraíso está aqui e eu estou dentro dele.

Sinto-me tão bem que mesmo com os desníveis acelero o passo. Com naturalidade. Com facilidade. Cavalo à solta feliz é como me sinto. Aquela vontade louca de sair por ali disparada a correr na noite de Peniche preenche-me a alma, percorre-me o meu corpo e sai em cada poro em forma de suor, em cada passada, em cada inspiração. 

Tantas crianças pelo caminho de mão esticada para lhe tocarmos. Ganho energia em cada uma que toco. Que toco propositadamente mesmo fazendo curtos desvios à minha direcção que supostamente deveria de ser em linha recta, o mais curta possível para chegar à meta. Mas não, a vida não é uma linha recta. E ganho energia e alegria e amor em cada mão pequenina tocada. 

Acredito que os pais daquelas crianças não se vão esquecer de lhes mandar lavar as mãos com água abundante e espuma de sabão azul e branco ou de outra cor qualquer. É que as nossas mãos estão suadas, têm vestígios de fluido nasal porque já o limpamos várias vezes para o libertar do nariz, facilmente produzido pelo vento e pelo exercício. Sorrio com esta ideia. Mas não me preocupo e não dispenso uma mãzinha também ela consporcada, por tantas que já lhe bateram, e toco-lhes e eles sorriem de olhos brilhantes a reflectir a chama das fogueiras. E eu sigo mais rica, mais forte e mais feliz.

E assim, depressa demais chego ao km 14. Depressa demais porque queria e podia mais. Não queria que acabasse já... Mas a prova é de 15 km. Acelero mais. Estou tão, mas tão bem! Pernas, coração, cabeça. Estou completa. só me falta chegar à meta e reencontrar o meu pai. 

De novo, um corredor de gente a gritar-nos, incentivando-nos. Não vejo o meu pai. Corto a meta. 

Aguma confusão para sair dali. Muitos atletas chegados e há demasiada aglomeração. Muita confusão e águas ali, medalhas acolá passadas de mão em mão. Não gostei.  Saio dali o mais depressa que pude e procuro o meu pai no nosso ponto de encontro. Lá está ele. Está tudo bem portanto. Mais uma Corrida corrida e bem vivida. 

Saio de Peniche muito feliz. Porque corri, perguntarão? Não, por um milhão de boas sensações e emoções vividas, isso sim!

Ana Pereira

A Corrida quilómetro a quilómetro:

 1º Km: 6:43
 2º Km: 5:55
 3º Km: 6:16
 4º Km: 6:09
 5º Km: 6:02
 6º Km: 6:11
 7º Km: 6:04
 8º Km: 6:06
 9º Km: 6:14
10º Km: 5:55
11º Km: 6:11
12º Km: 5:49
13º Km: 5:46
14º Km: 5:14
15º Km: 5:03

O meu Melro, colaborador da AMMA - Atletismo Magazine Modalidades Amadoras, com o seu colete novo, a postos para mais uma reportagem das suas, mas infelizmente por questões técnicas (ou falta delas) não  se conseguiu obter quaisquer imagens dos atletas em prova. Por isso estamos tristes, mas paciência. Venha a próxima:


E isto também é Peniche:
 
 




Fotos pela Mafalda Lima, podem ser vistas aqui 

Fotos pelo Pedro Mestre, da AMMA - Atletismo Magazine Modalidades Amadoras, podem ser vistas aqui

7 comentários:

JoaoLima disse...

Correste bem e feliz e isso é a melhor recompensa.

Pelos tempos confirma-se que fizeste uma prova muito certinha.

Parabéns e venha a próxima, de preferência com esse prazer.

Beijinhos :)

ps - demorou um bocadinho mas consegui descobrir-te na fotografia! :)

Jorge Branco disse...

"Cá ganda andamento "piquena"!
Julgo que na Corrida das Fogueiras é impossível não se ser, muito, feliz!

Pérola disse...

Quanta emoção.

Nada como o desporto para manter a saúde.

Uma reportagem muito agradável de se ler e ver.

beijinhos

Alvaro disse...

Não,
A vida não é uma linha recta.
Pelo caminho há que tocar muita mão
Até chegar à meta
Com o coração...

Filipe Torres disse...

Muito bom, adorei o relato :) Realmente esta prova é especial, pra mim foi só a 2ª participação, mas ainda gostei mais que a primeira! Tem piada que tive a mesma sensação quando saímos do pé do mar! Fiquei com um bocadinho de pena de termos que voltar à realidade da cidade eheh Para o ano há mais! Beijinhos e parabéns!

Corre como uma menina disse...

Esta parece, de facto, uma prova com sabor especial. Parabéns pelas emoções vividas e transmitidas!
Bjs

Unknown disse...

Parabéns pela excelente prova.

Também saí da parte de trás do pelotão mas não te encontrei ate depois do primeiro retorno.

Quando passei deu para perceber que ias bem e que irias fazer uma boa prova, o que se confirmou quando voltaste a passar por mim quase no fim (até parecia que eu estava parado).

P.S: Curisodade: Se tivéssemos saído juntos, teríamos também terminado juntos, pois acabámos por fazer o mesmo tempo de prova:1h32''.

Força com esses treinos pois a forma, e a motivação, parece estar de volta.

Fernando Varela