Pesquisar neste blogue

sábado, 16 de maio de 2009

Sport Zone - Corrida da Mulher - Porto



Quando ainda o ano de 2006 aguardava despontar e eu em acesas discussões em cerrada defesa de uma utópica corrida para todos e não de corridas para mulheres, como se tal coisa tivesse algum sentido existir, considerando até esses eventos um acto de discriminação e autêntico e nítido retrocesso num processo que se pretende evolutivo e que será um dia a igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres, na prática, o que se distingue abismalmente da teoria, estava eu longe de imaginar que à sua 4ª edição, seria uma sua fiel defensora sustentada em não menos sólidos argumentos e factos, como por exemplo o que significa trazer para a rua, para correr ou caminhar 15.000 mulheres, pelo custo simbólico para cada uma delas, de apenas EUR 2,00, revertendo metade desse valor para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, na luta contra o Cancro da mama, o que a Runporto faz com um profissionalismo invejável, não esquecendo a vertente humana no tratamento de toda a logística.

E se em 2006 até chorei em defesa do meu ideal, onde o assunto não mereceria uma lágrima sequer, mas têm destas coisas as lágrimas, surpreendem-nos caprichosamente em situações alheias às que efectivamente as mereceriam, soltando-se assim, num pranto e liberdade há muito desejados, hoje avanço veloz pela estrada , para pela primeira vez fazer a prova a correr.

Na 1ª e 2ª edição, fi-la acompanhada da minha filha, caminhando apenas. No ano passado (3ª edição) não me foi permitido unir os 300 km que me separam do Porto e não estive presente.

E hoje... cá estou eu, ainda certa que a Corrida da Mulher em pouco ou nada contribui para um aumento da participação feminina na Corrida, sendo a meu ver o problema fruto de uma mentalidade de uma inteira sociedade (homens e mulheres) que no seu dia a dia, fim-de-semana a fim-de-semana, pouco ou nada fazem para motivar, incentivar e criar condições para que seja possível à Mulher ter uma participação tão activa quanto os homens nessa coisa maravilhosa que é a Corrida para todos.

No entanto, a Corrida da Mulher aí está, e pelo menos amanhã, terá a cidade do Porto 15.000 mulheres a encher-lhe as artérias e a pulsar nas suas veias, numa corrida sem dúvida de carácter e caracterísiticas muito particulares, mas que ainda assim com um inegável valor quer no âmbito social quer no desportivo. Pela solidariedade, pela ideia e consequente alerta e consciencialização para uma doença mortal que se diagnosticada a tempo poderá ter outro desfecho, pelo incentivo à prática do exercício físico, quer caminhada quer corrida, pelo convívio e pela união demonstrada na resposta das massas ao apelo feito, e só por fim pela Corrida em si.

Por tudo isto e muito mais, pela 3ª vez eu cá estou, e pela 1ª irei correr no meio da mancha rosa...

Sem comentários: